"Para o fim a que se destina o estudo, não é aconselhável o uso de calculadora."
Respondi sem o uso de calculadora. Mas sem a calculadora a verdade é que não está a ser realista, a luta de um trader é entre o aspecto emocional e racional. Sem uma calculadora para me mostrar qual o aspecto racional sou vítima do aspecto emocional. Sem o risco de perda de dinheiro em causa é tb muito fácil de dar a resposta racional e "correcta".
Este tipo de questionário, com os quais sou familiar, tem ainda muito que evoluir e acho que o próximo passo serão mesmo experiências, custosas envolvendo mesmo o dinheiro etc. Do género reality show onde fazem estas perguntas e as pessoas ganham/perdem mesmo o dinheiro e como o comportamento dos "colegas" influenciam o comportamento do "concorrente" seguinte. A seguir a uma perda de um colega aposto que o próximo concorrente iria ser mais cauteloso e/ou a seguir a um ganho ele seria mais arriscado etc... (mostrando bem o que na bolsa são os tempos de euforia/bolhas como em 1999 e os tempos de espiral depressiva como o que vivemos neste últimos anos).
Sou mais a favor de experiências de laboratório, que neste caso não seriam difícieis de fazer e seria um grande pulo nas finanças comportamentais, do que questionários que já foram respondidos 20000 vezes!!
De qualquer forma respondi com muito gosto e boa sorte para a tese
