
rg7803 Escreveu:Só por curiosidade, alguem sabe quanto tempo durou o periodo entre a detecção da situação, e a decisão do tribunal?
Por acaso tenho mesmo vontade de saber.
Detido a 16 de Outubro de 2009.
Fórum dedicado à discussão sobre os Mercados Financeiros - Bolsas de Valores
http://teste.caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/
http://teste.caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=78241
rg7803 Escreveu:Só por curiosidade, alguem sabe quanto tempo durou o periodo entre a detecção da situação, e a decisão do tribunal?
Por acaso tenho mesmo vontade de saber.
artista Escreveu:Pois... em Portugal é que não há tipos a fazer coisas destas, se houvesse iam dentro também num instante!!
Rajaratnam condenado a 11 anos de prisão por utilização de informação privilegiada
13 Outubro 2011 | 16:53
Raj Rajaratnam, co-fundador do fundo de cobertura de risco Galleon Group, foi condenado a 11 anos de prisão pelas autoridades norte-americanas no âmbito de um processo de "insider trading".
Aquele a quem os procuradores norte-americanos apelidaram de “face moderna da prática ilegal de ‘insider trading’”, Raj Rajaratnam, foi hoje condenado a 11 anos de prisão pelo tribunal de Manhattan e ao pagamento de uma multa de 10 milhões de dólares por conspiração e fraude no mercado de capitais.
A acusação pedia entre 19 anos e sete meses e 24 anos e meio, justificando a exigência de uma pena pesada com as orientações federais e com a “natureza histórica do crime”, sublinha a Bloomberg.
Rajaratnam, agora com 54 anos, é a figura central de um processo que os investigadores federais consideram ser o maior caso de “insider trading” (utilização de informação privilegiada na tomada de decisão dos investimentos) de um fundo de cobertura de risco (“hedge fund”).
O processo do Galleon levou a que o tribunal recorresse a escutas telefónicas levadas a cabo pelo FBI, algo que nunca tinha acontecido neste tipo de inquéritos, culminando com a condenação de mais de uma dúzia de pessoas, refere a Bloomberg.
A acusação referiu que o gestor de fundos Rajaratnam ganhou mais de 72 milhões de dólares com o uso de dicas ilegais na negociação de acções de empresas como a Intel, Google, ATI Technologies, Clearwire Corp ou Goldman Sachs.
As autoridades norte-americanas compararam Rajaratnam a Jeffrey Skilling da Enron, que contribuiu para a queda da gigante energética, e a Bernard Ebbers da WorldCom, condenado por fraude contabilística. O gestor do Galleon Group foi também colocado na mesma categoria que Bernard Madoff, cuja fraude foi considerada o pior esquema de Ponzi de todos os tempos.
Recorde-se que Skilling foi condenado a 24 anos de prisão, Ebbers a 25 anos e Madoff a 150 anos.
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=511857