
artista Escreveu:EuroVerde Escreveu:Se eu tivesse muito endividado que nem penhorando a casa e tudo que tinha ficando arder, eras capaz de pagar a minha divida?
Ajudando-me? e impedindo que eu fosse penhorado?
Ou seja, partilhares a minha divida.
Ficaria-te grato e ainda assim, no fim da divida saldada, comprometia-me no futuro a ajudar-te obrigatoriamente sacrificando-me quando tivesse recuperado e libertado dos credores.
E quem é que estaria disposto a fazer isso à Grécia?! um país que não vai conseguir pagar o que deve?! Se tivesses emprestavas?! Eu não...
Os contrapartidas, no caso da Grécia, teriam de ser muito aliciantes para alguém estar disposto a isso... obviamente também não resultaria porque se os gregos se comprometessem com contrapartidas aliciantes seria porque não as iriam cumprir...
Não se trata de emprestar directamente à Grécia com um juros para estes pegarem no dinheiro e saldar a dívida junto dos credores.
Trata-se de por exemplo de um, ou conjunto de países pouco endividado e não credores da Grécia partilhar a dívida grega e pagar directamente aos credores gregos uma parte. Sem, contudo, esperarem retorno líquido a curto medio prazo.
Isso diminuiria juros gregos no mercado e relançaria não só a Grecie m também nós e toda EuroZone. Sem ser necessário esse fundo que tanto falam.
Agora, ficaria assente que se todos aceitassem isso, Grecia a longo prazo voltaria a ajudar sempre o conjunto de paízes pouco endividados que sacrificaram as suas reservas, sem ter que imprimir.