Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PSI 20

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ulisses Pereira » 13/11/2002 2:37

É tarde, mas não queria deixar de vir aqui dar uma rápida opinião sobre a análise do Silveira. De facto, as linhas de baixo (quer o canal ascendente quer a linha descendente que une os mínimos) são altamente discutíveis e são daquelas linhas que, nesta altura, parecem débeis mas que daqui a uns tempos podemos considerar golpes de génio (ou de Picasso como lhe quiserem chamar!)... Acho, no entanto, perigoso negociar com base nessas linhas, por enquanto.

Mas a linha principal do gráfico está bem definida e é, na minha opinião, o grande ponto de referência para o PSI e é a linha de tendência descendente de médio prazo. Enquanto o PSI não a conseguir quebrar, as subidas serão sempre encaradas como meros ressaltos na tendência descendente.

Um abraço para todos e parabéns pelo bom debate proporcionado,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por MarcoAntonio » 12/11/2002 23:14

Ora cá vai o link para um post que aqui deixei no fórum que serve de complemento ao post anterior: http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... ight=#1288

Quanto ao gráfico, já confirmei com fonte bastante segura que o valor que tenho é o que está correcto (5072.2 para o mínimo em vez dos 4937 que aparecem por exemplo no investidor global). Foi uma sessão em que a Reuters teve problemas com as cotações e existiram erros. De qq das formas se alguém tiver uma confirmação diferente não hesite em dizer, pois gostaria de ficar com o valor correcto no meu gráfico... :mrgreen:

No gráfico encontram-se assinalados os pontos que constituem o duplo-fundo de curto-prazo (setas a azul), o topo entre fundos (seta a vermelho) e a quebra simultânea do topo (quebra em alta do duplo-fundo de curto-prazo) e quebra da LTd de médio-prazo. O ganho de <i>momentum</i> é bastante evidente e está coerente com uma sessão de <i>break-out</i>. Mais ainda, a sessão seguinte deixa um pequeno <i>gap-up</i> o que é excelente pois serviu para confirmar a quebra da sessão anterior (assinalada com seta a lilaz).

Peço que não levem a mal o meu post inicial que foi colocado com a melhor das intenções e que só foi tão curto porque estava com pressa para ir jantar. Aliás, quem me conhece sabe que fundamento sempre as minhas opiniões...
Anexos
psi-20021112a.gif
psi-20021112a.gif (11.58 KiB) Visualizado 2200 vezes
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38361
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por MarcoAntonio » 12/11/2002 22:50

Viva, em parte tem razão, há pouco quando coloquei o post já estava de fugido para ir jantar (o que me pede, normalmente é o que faço, costumo ser bastante específico nos meus comentários... :)

Em relação à linha de suporte, é uma linha definida por apenas dois pontos (os mínimos de Setembro/2001 e Agosto/2002) o que é francamente débil para uma linha naquele espaço temporal. Na realidade, podemos traçar sempre uma linha entre dois pontos naquela situação, no entanto tal não quer dizer que exista um suporte - se não existiriam suportes em tudo o que é valor).

Em relação ao canal, penso de igual forma que é uma figura algo forçada. A cotação tem um comportamento algo errático e não se está a comportar como se comporta um título que se encontra dentro de um canal. Além disso, e isso terei de confirmar, creio que aquele valor em 30 de Setembro não está correcto (creio que foi um dia em que houve erros na Reuters, mas isso tenho de confirmar). Se se alterar esse valor, o canal deixa de fazer qualquer sentido. Ora um canal não pode estar assim dependente de um único ponto e penso que por aí já dará para perceber o meu ceptcismo... Quero eu dizer: não basta ter lá dois pontos máximos e minimos (arbitrários) para se dizer que existe um canal. É preferível que haja mais pontos (vários testes, um dos lados q tenha pelo menos tres pontos muito proximos da LT) e que se note que a cotação está «encaixada» no canal... Ou seja, que se move «certinha» dentro de um determinado <i>range</i>. Ora ali vejo algo completamente diferente: vejo que a cotação fez um mínimo seguido de um <i>rebound</i> (uma reacção) e depois fez outro mínimo (efectuando um duplo fundo de curto-prazo). Depois voltou a subir de forma mais violenta na reacção ao segundo fundo, hesitou para quebrar em alta o duplo fundo e acabou por quebrar em alta, ganhando <i>momentum</i>.
Simultaneamente existe a quebra em alta de uma LTd de médio prazo que vem de Maio.

Eu vou confirmar a questão do valor do índice (porque nem sequer tinha no meu gráfico aquele valor para mínimo no dia 30, se bem que o meu ceptcismo não depende desse único factor) e já colocarei aqui um gráfico para se visualizar melhor.

Entretanto, juntamente com o gráfico, colocarei um link para um post aqui do Caldeirão onde se fala sobre os criterios para traçar Linhas de Tendência e que penso que serve de auxiliar a este meu comentário. Até já...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38361
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Pedido de informação

por pr0fit » 12/11/2002 22:16

Caro MarcoAntonio

Quando faz um comentário sobre o gráfico, se pudesse ser mais específico, ajudaria todos os "projectos de analista" nos quais me incluo.
Normalmente, olhado para o gráfico do PSI20 (neste caso), eu seria levado a traçar uma LT de resistência de longo prazo parecida com a desenhada no "picasso" do Silveira (espero poder trata-lo assim informalmente). Pode explicar o que fragiliza esta linha? Será o mínimo de Setembro de 2001 que invalida um canal de longo prazo?

um abraço a todos
Although we have never met...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 163
Registado: 5/11/2002 17:02
Localização: 14

por MarcoAntonio » 12/11/2002 21:11

Não leve a mal o meu comentário, mas pessoalmente não concordo com o cenário traçado. Tanto o canal ascendente (de curto-prazo) como a tal linha de resistência (de médio/longo-prazo) são, do ponto de vista técnico, muito frágeis. Tecnicamente são pouco credíveis...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38361
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

PSI 20

por Silveira » 12/11/2002 20:50

Neste momento o PSI esta numa zona de indefinição, este dilema surgiu depois de a cotação ter quebrado em alta a LT de resistência do canal ascendente que foi formado depois do mínimo do ano passando agora a LT de suporte de curto prazo reforçando o sinal de alta que vinha a ser seguido ate então, o que fez parar a tendência ? Uma LT que já foi de suporte e que vem desde o mínimo do Setembro fatídico que agora passou a resistência, essa é para já a verdadeira resistência do índice que a ser quebrada devera levar cotação do mesmo a testar a LT de resistência de longo prazo com inicio em 2000 ai então teremos que reavaliar cenário para ver o que ele nos diz. Quanto a possível cenário de queda só devera ser tomado em conta se a cotação furar a LT de suporte do canal ascendente que esta formado desde o mínimo do ano.


Cumprimentos a todos, Silveira
Anexos
psi20.GIF
psi20.GIF (58.72 KiB) Visualizado 2274 vezes
 
Mensagens: 206
Registado: 5/11/2002 19:00
Localização: Ponta Delgada


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], PXYC, rg7803 e 146 visitantes