Europa fará "tudo o que for necessário" para recapitalizar bancos
09 Outubro 2011 | 18:36
Jornal de Negócios Online -
negocios@negocios.pt
Após a cimeira Berlim-Paris, Sarkozy e Merkel mostram entendimento sobre a necessidade de avançar com um plano para recapitalizar os bancos europeus.
Os líderes europeus vão fazer “tudo o que for necessário” para assegurar que os bancos europeus têm níveis de capital adequados. A garantia foi dada pela chanceler alemã e pelo Presidente francês, após mais um encontro entre os dois líderes.
Numa conferência de imprensa conjunta, após a mini-cimeira, Sarkozy definiu uma data para ser encontrada uma resposta à crise actual e responder aos “problemas estruturais” nos 17 países do euro.
O presidente francês prometeu ter esse plano delineado até ao próximo G-20, que decorre a 3 de Novembro, tendo rejeitado notícias que davam conta de um desentendimento entre Berlim e Paris nesta matéria.
“Até ao final do mês, teremos respondido à questão da crise e à questão da visão do futuro”, disse Sarkozy, citado pela Bloomberg.
Merkel reforçou que “estamos determinados a fazer tudo o que for necessário para assegurar a recapitalização dos nossos bancos”.
Sexta-feira a chanceler alemã tinha já afirmado que o plano da Europa para recapitalizar os bancos em dificuldades seria discutido na próxima cimeira europeia de 17-18 de Outubro.
Os dois responsáveis reiteraram também a intenção de manter a Grécia no Euro, sendo que a alteração do programa de resgate será também discutido na próxima cimeira europeia.