Página 1 de 3

MensagemEnviado: 19/10/2011 12:19
por Quico

MensagemEnviado: 16/10/2011 1:24
por TheTraveler
Não fez caixinhas bonitas...

MensagemEnviado: 16/10/2011 1:05
por tava3
Este mês no dia 12 também morreu Dennis Ritchie, o pai da linguagem c e so unix. Um dos grandes do mundo da informática. Mas como não tem uma campanha de markting atrás, ninguém dá por nada.

MensagemEnviado: 16/10/2011 0:25
por A330-300
Tanta coisa com o homem..Acho que o Bill Gates fez mais.E ainda por cima ajuda gente menos favorecida.

A330

MensagemEnviado: 15/10/2011 22:28
por TheTraveler
A sua morte foi há 3 dias. Nada nas nossas notícias, nada nas redes sociais... Um estranho, um desconhecido. Mas este é daqueles que realmente mudaram o mundo.

Sem ele nem o Mac OS X havia...

Mas não percebia de marketing...


Unix creator Dennis Ritchie dies aged 70
Ken Thompson and Dennis Ritchie with Bill Clinton Dr Ritchie (middle) and Mr Thompson were awarded the US National Medal of Technology for their work on Unix
Continue reading the main story
Related Stories

Pioneering computer scientist Dennis Ritchie has died after a long illness.

Dr Ritchie was one of the creators of the hugely influential Unix operating system and the equally pioneering C programming language.

A vast number of modern technologies depend on the work he and fellow programmers did on Unix and C in the early days of the computer revolution.

Those paying respects said he was a "titan" of the industry whose influence was largely unknown.

The first news of Dr Ritchie's death came via Rob Pike, a former colleague who worked with him at Bell Labs. Mr Ritchie's passing was then confirmed in a statement from Alcatel Lucent which now owns Bell Labs.

Jeong Kim, president of Alcatel-Lucent Bell Labs, said Dr Ritchie would be "greatly missed".

"He was truly an inspiration to all of us, not just for his many accomplishments, but because of who he was as a friend, an inventor, and a humble and gracious man," said Mr Kim.

Along with Ken Thompson, Brian Kernighan, Douglas McIlroy, and Joe Ossanna, Dr Ritchie was one of the key creators of the Unix operating system at Bell Labs during the 1960s and 70s.

Unix's influence has been felt in many ways. It established many software engineering principles that persist until today; it was the OS of choice for the internet; it kicked off the open source movement and has been translated to run on many different types of hardware.

It was also at Bell that Dr Ritchie created C, one of the most widely used programming languages in the world. It is familiar to almost every modern-day developer.

In 1999, Dr Ritchie's influence and accomplishments won official notice when he was awarded the US National Medal of Technology - the highest honour America can bestow on a technologist.

Mr Pike said that with his passing, the world had lost a "truly great mind."

Paying tribute on his blog, Google programmer Tim Bray said it was impossible to overstate the debt his profession owed to Dennis Ritchie.

"I've been living in a world he helped invent for over thirty years," he wrote.

On Twitter, developer James Grimmelman said: "Ritchie's influence rivals Jobs's; it's just less visible."
http://www.bbc.co.uk/news/technology-15287391

MensagemEnviado: 6/10/2011 23:03
por T1ag0
Deixo aqui também uma palavra de gratidão pelo que este senhor fez pelas tecnologias. Certamente que a sua forma de encarar o empreendorismo será tido como modelo.

MensagemEnviado: 6/10/2011 22:39
por L.S.S
Steve Jobs um bem haja e descansa em paz...

<iframe width="420" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/mpypezvSPns" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

MensagemEnviado: 6/10/2011 18:47
por Automech

MensagemEnviado: 6/10/2011 17:25
por MarcoAntonio
urukai Escreveu:O Marco António (a quem eu agradeço) aprofundou e clarificou aquilo que eu estava a tentar dizer. (até imagens colocou) :mrgreen:

Essa é a ponte que ele idealizou para o bósforo em Istambul??



Sim, esta ponte foi proposta ao Sultão Otomano, em 1502, que acabou por decidir-se em não construi-la por temer que esta caísse.

Só a partir de 2001 se começaram a construir pontes baseadas no desenho de Leonardo...

MensagemEnviado: 6/10/2011 17:17
por urukai
O Marco António (a quem eu agradeço) aprofundou e clarificou aquilo que eu estava a tentar dizer. (até imagens colocou) :mrgreen:

Essa é a ponte que ele idealizou para o bósforo em Istambul??

MensagemEnviado: 6/10/2011 17:09
por MarcoAntonio
urukai Escreveu:O Steve Jobs foi um extraordinário gestor, marketeer e um empático visionário.

Mas acho exagerado este endeusamento do homem. Num outro fórum vi comparações com Leonardo da Vinci... :shock:



Leonardo da Vinci notabilizou-se numa série de áreas diferentes. A notoriedade do Steve Jobs está talvez para a notoriedade do Leonardo da Vinci na pintura (e mesmo isso está por testar, ie, dentro de uns séculos é que "iremos saber" o quão comparáveis são sendo claro que o Leonardo da Vinci ficou para a posterioridade). Como pintor, Leonardo da Vinci é o autor nomeadamente de três dos quadros mais famosos da história da arte, 500 anos passados, e criou várias técnicas inovadoras que foram copiadas e imitadas por outros mestres da pintura (como o próprio Rafael, ainda em vida de Leonardo que por exemplo foi muito influenciado pela Mona Lisa ainda esta não era conhecida por praticamente ninguém uma vez que estava no estúdio do Leonardo).



Mas, o Leonardo da Vinci não foi meramente um pintor mas também um filósofo, um matemático, um engenheiro e um inventor (entre outras coisas).

Entre as suas invenções constam uma série de coisas francamente avançadas para o seu tempo, que os seus contemporâneos não julgavam sequer que fossem possíveis de realizar e para as quais não encontrou financiamento. Várias delas, na verdade foram entretanto testadas e funcionavam realmente... outras nem por isso, mas ele também não teve oportunidade de as testar e melhorar.



A título de exemplo, para não cair nos exemplos mais banais e já sobejamente conhecidos, aqui fica como o Leonardo da Vinci imaginava uma ponte há 500 anos atrás:

Imagem

Hoje existem várias pontes baseadas neste desenho, construídas nas últimas décadas, nomeadamente na Noruega e na Turquia. No seu tempo, julgavam que a ponte não se aguentava e o projecto não avançou!




Já agora, eu não quer denegrir ou depreciar o Steve Jobs de forma nenhuma, muito especialmente num tópico sober a sua morte, que considero que foi uma figura marcante do nosso tempo. Mas a Apple não é apenas o Steve Jobs nem pouco mais ou menos e muito do que foi feito de inovador dentro da Apple não é da autoria de Steve Jobs. Na verdade, a apple tem uma espécie de hall-of-fame de individuos que são reconhecidos internamente pelo impulso que deram com as suas contribuições, da qual constam uma série de nomes.

Os meus posts devem ser entendidos pela informação que contêm, têm como objectivo deixar algum esclarecimento e manter alguma objectividade nos temas abordados. Uma vez que o tema é francamente propenso à falta dela...

MensagemEnviado: 6/10/2011 16:46
por urukai
PT_Trader Escreveu:
urukai Escreveu:O Steve Jobs foi um extraordinário gestor, marketeer e um empático visionário.

Mas acho exagerado este endeusamento do homem. Num outro fórum vi comparações com Leonardo da Vinci... :shock:


Julgo que a generalidade das pessoas reconhecem que SJ foi um dos maiores visionários de sempre e, muito provavelmente, um dos maiores das últimas décadas, nesta era digital...


Não.

Ele foi a face vísivel de uma equipa altamente talentosa que trabalhou para colocar os produtos da apple no mercado.

É certo que ele reunia skills de líder, empatia e visão que o destacavam dos restantes mas por exemplo, todo o design dos produtos que se tornaram modelos a seguir e imagens de marca, são da autoria de Jonathan Ive, o chefe de design da Apple.

De qq maneira, sim, concedo que ele foi um timoneiro da era digital mas compará-lo com um dos maiores génios de todos os tempos que se destacou em mais áreas do que dedos das nossas mãos e deixa uma marca impactante e ainda hoje palpável mais de 5 séculos depois da sua morte é um manifesto exagero.

MensagemEnviado: 6/10/2011 16:38
por PT_Trader
urukai Escreveu:O Steve Jobs foi um extraordinário gestor, marketeer e um empático visionário.

Mas acho exagerado este endeusamento do homem. Num outro fórum vi comparações com Leonardo da Vinci... :shock:


Julgo que a generalidade das pessoas reconhecem que SJ foi um dos maiores visionários de sempre e, muito provavelmente, um dos maiores das últimas décadas, nesta era digital...

MensagemEnviado: 6/10/2011 16:36
por urukai
O Steve Jobs foi um extraordinário gestor, marketeer e um empático visionário.

Mas acho exagerado este endeusamento do homem. Num outro fórum vi comparações com Leonardo da Vinci... :shock:

MensagemEnviado: 6/10/2011 15:59
por Presa36
Diria:
O SJ foi um génio como poucos.

Isto tudo deve-se a: Gestão, inovação, qualidade, simplicidade, marketing, etc.

Paz à sua alma.

Presa35

MensagemEnviado: 6/10/2011 15:47
por Quico
Ulrich Escreveu:O S.J. foi um grande Gestor (ponto), (...)


Aqui já discordo ligeiramente. Grande gestor é o Belmiro, ou outros CEO's de sucesso. Mas, na minha opinião, há um "golpe de asa" no SJ que o manda para fora da esfera dos simples "grandes gestores".
Mas, mais uma vez, minha opinião (e sem "fanatismos religiosos" :wink: ).

MensagemEnviado: 6/10/2011 15:29
por Ulrich
Viva Marco,
essa é basicamente a minha opinião, com algumas nuances sem importância no conceito final
Gostava de "carregar" na noção de psicologia de massas, a forma como as pessoas reagem de forma ordeira, concertada e previsível aos estímulos a que são sujeitas.
O Quico, penso eu, referiu as filas para ter o novo equipamento, etc... adultos a comportarem-se como crianças na definição das suas prioridades.

O S.J. foi um grande Gestor (ponto), todos os adjectivos fora do conceito de "Apple negócio" são completamente abusivos.

Esta é a minha opinião.

Abraços

MensagemEnviado: 6/10/2011 15:11
por MarcoAntonio
Um tópico sobre a morte de Steve Jobs tinha inevitavelmente de se transformar numa guerra de tecnologias pois isso é em grande medida um reflexo da dimensão do homem e o que é que ele representa.

Essa "guerra" é no entanto tremendamente polarizada, de uma forma geral com cada uma das partes a tentar maximizar o "valor" do lado que defende e a descrever da forma mais extravagante possível os "defeitos" da outra parte (entre aspas pois as mesmas coisas chegam a ser analisadas sob diferentes "luzes" conforme o lado da barricada).



Mas há uma razão especial e bastante específica para a particular polarização em debates em torno da Apple.

A "religiosidade" dos defensores da Apple não é totalmente inocente e inadvertida mas também provocada: para além da polarização normal e natural que há em praticamente todas as temáticas, onde as pessoas já tendem a tomar partidos por uma das partes em disputa, a estratégia da Apple passa precisamente por um Marketing de Evangelização, uma forma avançada de "marketing boca-a-boca" que acaba por potenciar ainda mais esse comportamento.

A advocacia da Apple começa internamente - de forma estratégica e pensada - por forma a propagar-se depois até ao utilizador final - através de agentes intermediários como técnicos que desenvolvem o software ou hardware, externos à Apple ou comerciais - e mais além (ie, depois o utilizador final vai "tentar evangelizar" outros potenciais utilizadores).

Guy Kawasaki é uma das caras mais conhecidas desta estratégia de marketing e foi Evangelista Chefe na Apple durante vários anos (julgo que o tinha escrito no cartão inclusivamente e era como se apresentava).




Esta história de "criar um mundo melhor" quando se fala da Apple ou de Steve Jobs - e que é tão repetida - está totalmente ligada a isto, pois é precisamente um conceito central e um dos chavões no Marketing Evangelista.

MensagemEnviado: 6/10/2011 14:17
por db7
TheTraveler Escreveu:Comprar um Mac, como conheço quem compre, e depois se limita a navegar na net e falar num chat, é um simples escravo do marketing. Qualquer computador lhe chegava.

O hype da marca leva imensa gente a comprar Apple. Os produtos são bons e bonitos sem duvida. Mas é na sua grande maioria uma compra de status, que evidencia o excelente marketing ou seja lá o que for que esta empresa tem.

MensagemEnviado: 6/10/2011 14:06
por tava3
Antes de mais, acho que é uma grande perda a morte de Jobs, como de qualquer grande cérebro de outra área qualquer. Agora, o sucesso da microsoft com a intel nos anos 80, com o ibm pc, também se deveu a uma má estratégia da apple, com o seu protecionismo. O mesmo pode voltar a acontecer, apesar da "moda" de ter um apple, quer seja ipad ou iphone.

MensagemEnviado: 6/10/2011 13:59
por TheTraveler
[quote=Quico]Tive que interrompera a aula por 3 vezes 3 porque o computador "crashou".[/quote]

As apresentações facilmente se tornam num pesadelo. E depois são 3 minutos no mínimo para ele ligar e voltar a estar em condições de apresentar de novo.
Uma coisa que fiquei espantado com o Ubuntu, depois de só conhecer windows, foi também o tempo de encerramento do PC.
+-4segundos :shock:
Penso que o Mac seja +- a mesma coisa, sendo os dois baseados no mesmo sistema.

Era bom que os religiosos da Apple soubessem essa do Unix quando acusam a Microsoft de roubar tudo e mais alguma coisa. Tal como o windows é uma evolução de algo que já existia, também o MacOS o é.
Quem também devia ter reconhecimento público são os que desenvolvem, por exemplo, o Ubuntu. Sistema operativo completamente grátis e estável. Para a grande maioria de utilizadores de computadores que só vê páginas e fala no messenger, chega. Comprar um Mac, como conheço quem compre, e depois se limita a navegar na net e falar num chat, é um simples escravo do marketing. Qualquer computador lhe chegava.
Para apresentações gráficas, tratamento e edição de foto/vídeo, aí sim, Mac é do melhor que podem ter. Pra navegar, deixem-se de religiões.

MensagemEnviado: 6/10/2011 13:51
por escada1
Bem pelo contrário.
A microsoft tem sido o maior entrave tecnológico.
Nos finais da decada de 90, apareceu um (não estou recordado do nome, mas era algo do tipo BO 2, mas nada haver com a IBM).Era multitask, e por isso muito supeiror ao windows da altura.
Se compararmos o linux com o windows, o windows tem muito mais limitações.
As grandes questões são as compatibilidades de drivers e aplicações.
O Windows só impera por isso, porque impõem.

Se analisarmos, desde o windows NT, não houve práticamente qualquer evolução.Antes pelo contrário.
Tudo o que houve foi obrigatoriadade de mudar de S.O e com isso obrigação de fazer updates de hardware.

MensagemEnviado: 6/10/2011 13:49
por VirtuaGod
Placebo Escreveu:Nas várias "biopics" que já circulam pela net, numa delas "diz-se" que quando foi propor um novo desafio profissional por forma a contratar na altura o CEO da Pepsi para a Apple, "Jobs terá perguntado a Sculley se este queria passar o resto da vida a fazer água com açúcar ou se queria ajudar a mudar o mundo"...acho que está tudo dito!!


Não se "diz". É mesmo verdade e foi o que fez Sculley que não estava para ir para a apple mudar de ideias. Ele já o disse numa entrevista :wink:

MensagemEnviado: 6/10/2011 13:45
por Pata-Hari
Eu estou contigo, Quico. O meu primeiro amor nos computadores foi um dos primeiros apple. Depois fui obrigada (profissionalmente) a converter-me e hoje em dia voltei a ter tudo o que há da apple.

Os meus putos guincham " MAS EU NÂO SABIA QUE EXISTIAM ESTES COMPUTADORES QUANDO COMPREI O MEU!!!". É isso a apple...

MensagemEnviado: 6/10/2011 13:34
por Placebo
Apesar de nunca ter comprado produtos da Apple, e gostaria de prestar o meu reconhecimento a este Sr. no que toca o empreendorismo, a sua capacidade de inovação, a sua incrível paixão pelo seu trabalho e a sua enorme visão de futuro.

Com apenas 56 anos conseguiu aquilo que muitos nem em várias vidas alguma vez conseguirão!

Nas várias "biopics" que já circulam pela net, numa delas "diz-se" que quando foi propor um novo desafio profissional por forma a contratar na altura o CEO da Pepsi para a Apple, "Jobs terá perguntado a Sculley se este queria passar o resto da vida a fazer água com açúcar ou se queria ajudar a mudar o mundo"...acho que está tudo dito!!