
vitcosta Escreveu:
Um especialista mais velho estar a descansar esta correcto.
O interno tem obrigação de ver todos os doentes.
Deve poder resolver uma parte significativa das situações.
Depois sim, deve pedir ajuda aos colegas mais velhos dos casos que tem dúvidas... não vejo onde esta o problema...
Se não consegues ver, aqui vai uma ajuda
1 - muitos internos não são ainda autónomos e trabalham como se fossem. Tomam decisões que não estão habilitados a tomar.
2 - há especialistas a ser pagos uma noite inteira para dormir. E a verdade é que a administração hospitalar não sabe disso. Porque se soubesse, bastaria 1 a dormir (para a eventualidade de uma situação mais difícil) e os outros íam para casa para se poupar no que se lhes paga. Quando o ministro da saúde diz que se paga muita hora extra, tem muita razão.
vitcosta Escreveu:O descanso nos turnos de 24h na minha opinião, não é uma regalia, é uma obrigação... se o serviço esta orientado qualquer pessoa responsável deve ir descansar, ninguém sabe se dali a 1 hora vai passar horas a operar...
Isso de dormir é um dos mitos dos leigos, alguém sabe o que é estar a esticar as pernas( dormir verdadeiramente não se consegue) e em segundos ter a o inferno à frente..
Eu não sei quem é que estás a chamar de leigo, a mim parece-me "naive" essa do descanso após as 24h. Sim, está na lei, mas gostava de saber quais os serviços que o cumprem... Poucos ou nenhuns. E porquê? Porque os "chefes" estiveram a dormir (ou esticar as pernas, como queiras).
Além disso, as equipas que vejo funcionar melhor são as em que todos se revesam a dormir pelo menos 4h numa noite. Incluindo os "mais velhos".
E, como sabes, os médicos a partir de uma certa idade deixam de estar obrigados a fazer bancos de 24h, pelo que esse "desgaste" já fica acautelado.
vitcosta Escreveu:Para mim um colega de 60 anos não tem de estar a cozer cabeças a noite toda, tem é de entrar numa cirurgia à 5h manhã e em 5 minutos salvar a vida de alguém com a sua experiência, todos o dinehiro que lhe pagam nas outras 23 h , mesmo que não faça mais nada esta justificado...
Isto é a tua opinião. E são opiniões destas que corrompem o sistema. Ora, o SNS não é feito da tua opinião, mas sim das regras instituidas.
vitcosta Escreveu:Quanto ao SIGIC não são os médicos que decidem , mas o próprio sistema SIGIC emite os vales, conforme o tempo de espera. É óbvio que não há SIGIC de carcinomas gástricos (porque não ficam meses à espera), mas sim de hérnias , quistos, etc
Isto para mim é poeira para os olhos das pessoas. Primeiro porque eu não falei de carcinomas. Comparei apenas ouvidos com amigdalas. E aquilo que se faz na prática é ir operando os ouvidos nas horas normais de bloco para que a lista de espera nas amigdalas aumente, e consequentemente haja SIGIC para esta. Vá lá... vamos lá falar verdade.
vitcosta Escreveu:Quanto à passagem na carreira , por hábito não há chumbos, mas quem vai a exame, é porque decorreram anos de carreira, e depois quem decide é um júri de médicos. Querias que fosse de quê?????? Neste exame discutem-se conhecimentos médicos??? Quem querias que decidisse isto??? Queres colocar lá o administrador do hospital (formado em gestão à noite numa faculdade privada, que o paizinho é membro do partido lá da terra)
Mas eu estou de acordo contigo. Tu é que estavas a dizer que os "outros" é que são maus, e que os médicos não eram compensados por trabalharem mais. Ora esta é uma oportunidade que os médicos têm para fazer valer os bons serviços prestados.
vitcosta Escreveu:Para dizer que estes concursos estão congelados há 8 anos.
Já basta os professores quererem todos chegar ao topo da carreira... nem todos os investigadores chegam a catedráticos e nem todos os gestores chegam a CEO... os médicos já têm o benefício de serem a única profissão neste país em que se abre o número de vagas igual a número de médicos que vão a exame de acesso à especialidade.
vitcosta Escreveu:Quanto aos genéricos toda a gente os passa, quem não cumpre por alguma razão obscura,que é fácil verificar , que os prendam.
Também não é preciso tanto...
vitcosta Escreveu:Aquela médica que passsou 400 atestados, para mim deve ir presa, tenho dúvidas até que seja médica, mas aqui vamos a um ponto importante do nosso país.
concordo.