Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

130 mil euros para doente crónico; gastar ? discusão

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ulisses Pereira » 27/9/2011 12:07

Há demasiados posts neste tópico completamente fora da linha de respeito que se exige no Caldeirão.

Tópico trancado.
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por urukai » 27/9/2011 12:07

migluso Escreveu:A saúde tem preço, infelizmente.

No sentido figurado, a saúde não tem preço. Na realidade tem.

Quem quiser continuar a viver no mundo da fantasia é livre de o fazer, mas não insultem aqueles que pretender passar a viver com os pés assentes no planeta.

Claro que há muito por onde cortar nesta porcaria de Estado social. A saúde deve ser, sempre, o sector prioritário.

A não ser que os hospitais passem a ser construídos de borla, o equipamento passe a ser de borla, os médicos e enfermeiros trabalhem de borla, os eng. químicos e os farmacêuticos trabalhem de borla, etc, etc, a saúde terá sempre um preço.

Esta é sem dúvida a questão.

O Escada1 talvez tenha abordado a questão a frio e a seco mas numa sociedade desenvolvida os recursos têm efectivamente LIMITES.
Não há dinheiro para tudo e com a evolução da tecnologia na saúde cada vez prolongamos mais a nossa esperança média de vida à custa de investimento em medicamentos e dispositivos médicos. Contudo, este investimento tem um preço que incrementa com o passar do tempo e se a criação de riqueza do país não aumentar de igual forma não há maneira de custear esse investimento na saúde de cada um de nós.

Por isso é que existe uma sub-área dos medicamentos que é a Farmacoeconomia que permite estudar e perceber se determinado investimento numa terapêutica é racional do ponto de vista económico.

Deixo uma pergunta no ar:
Será igual gastar 100000€/ano no tratamento de uma leucemia de uma criança a gastar 100000€/ano no tratamento de uma leucemia de um reformado de 70 anos?
A humanidade em cada um de nós (ingenuamente) diz-nos que sim, que a vida não tem preço e que será igual mas na verdades se analisarmos a questão de um ponto de vista científico e económico existem diferenças abissais que devem ser tidas em linha conta para não corrermos o risco de o próximo sistema (na sua globalidade) capitular e se auto-destruir por ser incapaz de competir taco a taco com os avanços tecnológticos.

Naturalmente que este tipo de decisões têm de ser feitas com base em vários factores e a sensibilidade para a vida humana tem de ser tida em linha de conta mas não podemos fechar os olhos, clamar pela saúde a qualquer preço e abrir a carteira pois qualquer dia corremos o risco de a carteira ficar vazia e aí nem uma dor de cabeça conseguiremos tratar.

Registado: 11/5/2007 14:09

Cuidados Paliativos= Campo de Concentração

por NurseTrader » 27/9/2011 12:03

Bom dia!

Quando li este tópico fiquei parvo... :shock:

Este fulano, se tivesse poder, era um autêntico Hitler, transformando todos as unidades de cuidados paliativos em campos de concentração.

É claro como a água, que os cuidados paliativos a doentes crónicos ficam dispendiosos...mas ninguém escolhe ter um doença crónica e sofrer toda a vida. Daí que este doentes como cidadãos Portugueses que são, têm direito a todos os cuidados necessários para minimizar a sua dor.

Nos USA é que se não tiveres seguro, morres numa valeta à primeira doença grave que te surja.

Em Portugal, tivessemos todas a áreas desenvolvidas como a Saúde. Devemos é preservar este SNS com "unhas e dentes". Em que área é que somos, salvo erro, 11º a nivel mundial?

Nós podemos poupar na saúde, mas não é por este campo...

Registado: 29/11/2007 14:13

por escada1 » 27/9/2011 12:03

há casos e casos.
Vou contar-lhe uma coisa.
Eu mesmo já tive 1 problemas muito sérios.No sitio que era, quando soube, foi como se o mundo caisse à minha frente.
Foi terrível.
Fui submetido a uma cirurgia 5 dias dois de saber, mas num hospital privado.Porque num público, bem podia esperar.
Graças a Deus que era numa zona operável.Poderia não ser.E essas mortes são terríveis.

Por isso a mim não podem falar-me dinheiro, porque eu mesmo já provei que se não tivesse essa possíbilidade poderia já não estar cá a cuidar dos meus filhos.

O que estamos a falar, não é de cancros, mas sim de outras doenças que são cronicas.
130 mil euros por ano vezes 30 anos, significa que esse doente custou ao SNS 39 milhoes de euros.

Se houvesse assim tanta solidariedade, não se andava a despedir tanta gente, enquanto os altos quadros das empresas mantem as suas altas regalias.

futriber1 Escreveu:
fooman Escreveu:
futriber1 Escreveu:
SMALL1969 Escreveu:De acordo em poupar, mas apenas se for o teu filho

Mesmo o filho não deve ter culpa do pai que têm.
A saúde não têm preço.
Este tópico merece bloqueio imediato.

Concordo que a saúde não tem preço, mas discordo do bloqueio do post. As pessoas são livres de pensar ou não?

Como já dei aqui o exemplo, há determinados países que consideram os tratamentos baseados no seu valor económico. Se isso é certo ou errado, compete a cada um decidir, mas a realidade é esta!

A sorte do tuga é viver num país que é o melhor (ou quase) nos tratamentos de saúde... mas ainda se queixam... todos os dias aparecem uns palermas quaisquer a queixarem-se da saúde. Ainda hoje no jornal vem uma sondagem a dizer que as pessoas acham que o estado gasta demasiado com a saúde. Só demonstra a falta de miolos que aí vai nesse país. São pobres e mal agradecidos!

Este assunto toca-me particularmente....
( Um caso figurado, e desculpa usar o discurso direto)
Imagina tu que tens uma doença tipo leucemia ou alguém que te é muito querido, e está previsto que o estado gaste no tratamento 130000€. Ao fim de um ano e após altos e baixos nesses tratamentos, há uma evolução positiva mas ainda não estás curado.
Há 2 alternativas:
- ou interrompes o tratamento e toda a luta foi em vão...
- ou começas a custear do teu bolso até ficares despojado de todos os bens, mas no final estás curado.
Certamente escolherias a 2ª opção. Agora coloca o cenário que o teu património/empréstimos ou crédito não te deixam avançar com o tratamento...
Quem passa por isto e dá valor à vida, o menos importante é o dinheiro.
Há muitas formas de cortar na despesa da saúde, sem descurar o utente.
As pessoas são livres de pensar/escrever, mas os outros também o são de manifestar "indignação" por tal mentalidade.
Se na Holanda é assim, que bom morar neste país...
Um abraço.

Registado: 23/8/2011 11:35

Re: 130 mil euros para doente crónico; gastar ? discusão

por paulop2009 » 27/9/2011 12:01

escada1 Escreveu:http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=29422

Perante esta noticia poderiamos aqui abordar e estudar a questão:

Valerá a pena o estado gartar num doente 130 mil euros por anos numa qualquer doença ?

Uma coisa ainda poderia ser uma eventual cura.

MEsmo assim, acho que nem essa medicação deveria ser tão cara, nem o estado gastar essa enormidade num único doente numa doença crónica.
Deveria haver limites.

Caro escada1, tu tens um dom. O dom de conseguir meter Liberais a defender a intervenção ilimitada do estado e o SNS... Parabens!

Parece-me que estamos a embarcar numa crise de "virgens ofendidas"... Mas por que raio é que agora há temas tabu? A avaliação económica do valor da vida não se faz só na Holanda... Por cá faz-se isso todos os dias quando o INFARMED aprova ou rejeita comparticipar medicamentos. O professor Pita Barros tem várias publicações sobre o tema, as quais aconselho.

Um par de "achegas" à discussão

1 - Estes medicamentos enquadra-se numa categoria que se chama "doenças orfãs". São doenças raras, com muito poucos doentes no mundo fora. Para que a investigação de fármacos para estas doenças seja minimamente interessante para a industria há uma protecção especial para os mesmos: preços mais altos, comparticipação total do estado, e protecção de patente mais longa. Isto acontece em todos os países. E os estados têm que fazer isto porque se não for a industria farmaceutica a descobrir novos fármacos, infelizmente mais ninguém o faz. E nem vale a pena vir falar de Universidades, pois estas só conseguem fazer alguma coisa nesta área com o dinheiro da indústria. É penas mas é verdade.

2 - Sabem o que é que está cientificamente demonstrado que melhor efeito teria na saúde cardiovascular? Era a cessação tabágica. E sabem quanto é que o estado comparticipa nessas medicações? ZERO. Muitos outros exemplos poderia dar.

3 - Eu acredito que os valores da vida e da liberdade são igualmente valiosos, pois um sem o outro não faz sentido. Se fossemos banir todos os foristas que aqui mandam "bujardas" sobre retirar soberania a países e que o que aqui fazia falta era um salazar, secalhar sobravamos poucos...

4 - Depois de tudo isto qual é a solução que advogo? Pois acho que isto se resolvia com a mesma receita com que se resolvia a crise da dívida. Se existisse verdadeiramente uma Europa. Se toda a europa se virasse para esta empresa e dissesse: ou baixas o preço ou ninguém te compra, aposto que o preço baixava. Todos temos conhecimentos de economia suficientes para saber o que acontece ao preço de um bem quando a procura não impõe condições a um fornecedor monopolista...

Registado: 15/9/2010 15:02

por fooman » 27/9/2011 11:57

futriber1 Escreveu:
fooman Escreveu:
futriber1 Escreveu:

A saúde não têm preço.

Concordo que a saúde não tem preço, mas discordo do bloqueio do post. As pessoas são livres de pensar ou não?

Como já dei aqui o exemplo, há determinados países que consideram os tratamentos baseados no seu valor económico. Se isso é certo ou errado, compete a cada um decidir, mas a realidade é esta!

A sorte do tuga é viver num país que é o melhor (ou quase) nos tratamentos de saúde... mas ainda se queixam... todos os dias aparecem uns palermas quaisquer a queixarem-se da saúde. Ainda hoje no jornal vem uma sondagem a dizer que as pessoas acham que o estado gasta demasiado com a saúde. Só demonstra a falta de miolos que aí vai nesse país. São pobres e mal agradecidos!

Imagina tu que tens uma doença tipo leucemia ou alguém que te é muito querido, e está previsto que o estado gaste no tratamento 130000€. Ao fim de um ano e após altos e baixos nesses tratamentos, há uma evolução positiva mas ainda não estás curado.
Há 2 alternativas:
- ou começas a custear do teu bolso até ficares despojado de todos os bens, mas no final estás curado.
Certamente escolherias a 2ª opção. Agora coloca o cenário que o teu património/empréstimos ou crédito não te deixam avançar com o tratamento...
As pessoas são livres de pensar/escrever, mas os outros também o são de manifestar "indignação" por tal mentalidade.
Um abraço.

Correctíssimo, concordo totalmente.

Eu comecei por escrever que acho que não há dinheiro que pague a saúde!

O que me enerva é as pessoas em Portugal reclamarem tanto de algo que é quase exclusivo - tratamentos de saúde de borla - sem sequer conhecerem a realidade dos outros países.

Eu acho que a Saúde, Segurança e Educação são intocáveis e não me custa nada saber que todos os meus impostos são gastos nesses três "departamentos", custeando as suas despesas.

O que não concordo é que o Estado se meta a gastar os meus impostos noutras vertentes vergonhosas e esquecer-se daquilo que é importante. Mas há uma certa gente de esquerda que não percebe e que pensa que tudo tem que ser de borla...

Registado: 29/11/2007 3:26

por migluso » 27/9/2011 11:55

A saúde tem preço, infelizmente.

No sentido figurado, a saúde não tem preço. Na realidade tem.

Quem quiser continuar a viver no mundo da fantasia é livre de o fazer, mas não insultem aqueles que pretender passar a viver com os pés assentes no planeta.

Claro que há muito por onde cortar nesta porcaria de Estado social. A saúde deve ser, sempre, o sector prioritário.

A não ser que os hospitais passem a ser construídos de borla, o equipamento passe a ser de borla, os médicos e enfermeiros trabalhem de borla, os eng. químicos e os farmacêuticos trabalhem de borla, etc, etc, a saúde terá sempre um preço.
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

Registado: 16/11/2009 18:45

por TheTraveler » 27/9/2011 11:52

escada1 Escreveu:http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=29422

Valerá a pena o estado gartar num doente 130 mil euros por anos numa qualquer doença ?

MEsmo assim, acho que nem essa medicação deveria ser tão cara, nem o estado gastar essa enormidade num único doente numa doença crónica.
Deveria haver limites.

:shock:

Ainda há quem critique os políticos... No fundo o mal de Portugal, é ser povoado por Portugueses. Aqui está mais um triste exemplo que as ideias tristes vêm de todos os quadrantes.

Gostava de saber qual o teu lado político...

Geralmente vejo os de esquerda a fazerem este tipo de comentário. A esquerda que supostamente quer saúde para todos...
Imagem

Registado: 10/10/2003 10:04

por futriber » 27/9/2011 11:50

fooman Escreveu:
futriber1 Escreveu:

A saúde não têm preço.

Há 2 alternativas:
Um abraço.

Registado: 29/11/2007 3:31

por escada1 » 27/9/2011 11:41

Eu estou num páis livre, mas estou a ver que isso custa a alguns.
Pelos vistos a liberdade é relativa.

Temos um país na miséria.Mas que herança vamos dar os nossos filhos ?

Custa dizer que vai morrer por falta de dinheiro ?

Se custa assim tanto, porque não se "nacionaliza" essas empresas ?.

Com tanto puritanismo, porque temos um SNS em que só quem tem dinheiro é que vai aos bons médicos rápidamente ?
E só quem tem dinheiro pode ir à farmácia ?
Quantos e quantos deixam de comprar medicmanetos por falta de dinheiro, e assim morrem aos poucos.

Por isso digo, antes "matar" 1 e salvar mil.

Custoa não custa ?

Mas comprar o BMW de 3 em 3 anos, com crédito, ou ir de férias para sitios de luxo para isso já não houve escrupulos.
Agora vem a factura...e ela é pesada...

por trader.de.fim.de.semana » 27/9/2011 11:35

futriber1 Escreveu:

A saúde não têm preço.

:clap: :clap: bela resposta ,se esse senhor tiver filhos ,que Deus lhe dê saúde porque realmente não teem culpa . Tanta coisa onde cortar :roll:

Registado: 7/5/2010 12:13

por escada1 » 27/9/2011 11:34

Meu caro,

barbaridades é ver milhares de crianças que não tÊm nada, adolescentes que tÊm de deixar a escola.
Crianças pequenas que só comem por vontade e caridade de terceiros.
Crianças que não sabem o que é um lar feliz.

Infelizmente vós não sabem o que é isso, eu também não sei.
Mas estou certo que muitos pais se tivessem uma doença grave e lhes dessem a escolher entre dar uma vida digna aos seus filhos ou morrer, prefeririam morrer.

Portugal é uma país pobre, e vós que estão aqui tão indignados, alguns devem andar de BMW séria 5 ou mercedes, nunca deram uma ajuda a uma criança com fome, e vêm falar-me desses valores ?
Que hipocrisia meus senhores.

Pickbull Escreveu:
escada1 Escreveu:Por isso é que temos o país que temos...
Enquanto andam crianças sem cuidados médicos por os pais estarem do desemprego, estaria o estado a gastar milhoes e milhoes em meia duzia de pessoas.

Custa dizer isto ? custa.

Mas temos de fazer opções.

Ou aceitar os custos de um SNS de luxo, ou pagar impostos e não pestanejar.

Deveriamos era ser inteligentes e aordar os assuntos e não estar com insultos.

Insultos é o que tens debitado ultimamente.

Uma coisa é discutir o SNS, outra coisa são as barbaridades que tens dito ultimamente.

por escada1 » 27/9/2011 11:31

Vou dizer uma coisa:

Entre 1000 crianças que não tÊm cuidados médicos e um pequeno almoço ou uma refeição por dia, ou salvar uma pessoa.
Prefico salvar essas 1000 crianças.
Lamento a minha opinião.

por Pickbull » 27/9/2011 11:30

escada1 Escreveu:Por isso é que temos o país que temos...
Enquanto andam crianças sem cuidados médicos por os pais estarem do desemprego, estaria o estado a gastar milhoes e milhoes em meia duzia de pessoas.

Insultos é o que tens debitado ultimamente.

Uma coisa é discutir o SNS, outra coisa são as barbaridades que tens dito ultimamente.
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.

É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.

Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.

Registado: 23/1/2008 19:18

por escada1 » 27/9/2011 11:26

Por isso é que temos o país que temos...

por fooman » 27/9/2011 11:25

futriber1 Escreveu:

A saúde não têm preço.

por escada1 » 27/9/2011 11:22

Se lerem a noticia é o próprioihospital a informar que não tem 13 milhoes de euros para pagar os comprimidos a 100 doentes

por Gtony84 » 27/9/2011 11:22

escada1 Escreveu:

Antes 130.000 € neste caso que 1300€ em silicone. Não me oponho a qualquer valor ou despesa que o SNS gaste, desde que seja para salvar ou melhorar a vida aos utentes. E digo melhorar não a nivel de auto-estima, mas sim para aliviar o sofrimento e dar qualidade de vida.

Acima de tudo tem que se estabelecer prioridades.

A 1ª será sempre SALVAR VIDAS acima de qualquer outra prioridade.
A 2ª será melhorar a qualidade de vida dos utentes.

Registado: 29/12/2009 12:44

por pesconde » 27/9/2011 11:21

escada1 Escreveu:Deveria haver limites.

dasss, que mentalidade!!!
espero que nunca venhas a precisar desse apoio com limites.
There is no fear without some hope, and no hope without some fear. ”
— B. Spinoza

Registado: 29/10/2007 20:24

por futriber » 27/9/2011 11:19

A saúde não têm preço.

Registado: 29/11/2007 3:31

por Pickbull » 27/9/2011 11:18

Deveria haver limites.

:shock:

Enfim ...

Mais um triste post ... depois de outros menos felizes há bem pouco tempo.

Se calhar fazia-te bem umas férias. Digo eu que não sou moderador.
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.

É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.

Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.

Registado: 23/1/2008 19:18

por fooman » 27/9/2011 11:16

Deveria haver limites.

escada1, esta discussão neste fórum vai ser fatal. Estás a colocar uma questão que não é popular em Portugal.

Na Holanda, por exemplo é avaliado o custo económico da coisa... se compensar (ou seja, se o paciente é curado e pode voltar à vida activa, ou seja, pagar impostos) faz-se, se não compensar não se faz. Mas é claro que estamos a falar num país que dá pouco valor à vida humana. Aqui (na Holanda) o ser humano só tem valor se pagar impostos, se não pagar, vale apenas o que a caridade quiser...

por rg7803 » 27/9/2011 11:14

Deveria haver limites.

Uns tempos atrás chamei-te atrasado mental e o Marco António (e bem) apagou-me o meu comentário.

Hoje não vou chamar-te nada. Vou apenas recordar-te do que te chamei então.

Espero, sinceramente, que essa dúvida existencial que colocas agora, nunca seja relativa a um filho, esposa ou familiar proximo teu.
“Buy high, sell higher...”.

Registado: 1/5/2008 23:09

por defst0ned » 27/9/2011 11:12

Eu acho que tu devias era ser banido já daqui do caldeirão.

A vida humana não tem qualquer preço.
Negociar contra a tendência, é como mijar contra o vento.

Registado: 15/1/2009 15:14

por SMALL1969 » 27/9/2011 11:10

De acordo em poupar, mas apenas se for o teu filho

Registado: 3/2/2009 12:21

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Shimazaki_2 e 73 visitantes