Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Ideias para "Expert Advisors"

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por vdap » 3/7/2012 10:21

Valete Escreveu:Olá Vdap.

Realmente já consigo fazer backtests seguindo os passos que referes.

No entanto, deparo-me com o mesmo problema que foi apontado á estratégia que que apresentas no tópico por ti criado: a qualidade do modelamento. Apresenta valores a rondar os 60%.

Se bem entendo, isso poderá ter a ver com a qualidade da base de dados fornecida pelo broker. Depois de alguma pesquisa na net descobri este video: http://www.youtube.com/watch?v=e755bVP6Bmo, que ensina a forma de actualizar o historial do metatrader. O problema é encontrar uma base de dados fiável, particularmente para os índices.

Existe ainda outra opção, que consiste em actualizar os histórico no próprio metatrader: em tools - history center - download, mas também aí, aparece a mensagem que a base de dados já está actualizada.

Para além da própria qualidade dos backtests ficar comprometida, é um pouco ridículo, por exemplo nos índices americanos só termos historial a partir de 2009.

Caro Valete,

Quanto à qualidade de modelamento, não se pode fazer muito, a não ser que se desenvolva robots para correr em forex, em que é possível uma qualidade de modelamento de 100%.

Mas eu, para ultrapassar esse problema, faço uma simulação em modo visual e verifico como é que o robot se comporta, porque por vezes a qualidade de simulação é uma falsa questão.

Se desenvolver um sistema para o timeframe H4, e a qualidade de modelamento é de 60%, os preços máximos minimos e fechos estão correctos para os diversos timeframes as barras de por exemplo M5 é que são preenchidas com alguns espaços em branco, o que pode não ser problemático... (não sei se me fiz entender).

Quanto à questão que coloca, do histórico só recuar até 2009.

Eu acho que aqui as coisas podem ser vistas de duas formas...

Sistemas de negociação de longo prazo, ou negociação com velas diárias, de facto precisava de mais tempo para a simulação, mas aí gostaria de lhe dizer que talvez o metatrader deixe de fazer sentido e talvez o metastock, seja mais direccionado para esse tipo de sistemas mecânicos.

O metatrader na minha opinião é direccionado para sistemas que corram abaixo do timeframe de 4 horas, só assim faz sentido ter um sistema que possa entrar e sair por nós no mercado, sem o "calor" da decisão no curto espaço de tempo.

Aliás é aí que podemos tirar o maior partido dos sistemas mecânicos, aproveitando a volatilidade dos activos em que as entradas e saídas são cirúrgicas apanhando por vezes as velas de maior dimensão, que no DAX, até chegam aos 80pips.

Só neste cenário para mim é que faz sentido apostar em sistemas mecânicos desenvolvidos no metatrader.

Mas, os sistemas mecânicos ainda se encontram muito "verdinhos", os traders ainda não os levam a sério, ignorando as vantagens de curto prazo que um sistema destes lhe podem trazer, aliás, devo dizer que a maior parte dos traders, olha para o trade como antigamente se olhava para o xadrez, o objectivo era o derrube do rei e o ataque era directo ao Rei, actualmente como o Valete sabe, primeiro são conquistadas vantagens posicionais antes do ataque final... os sistemas mecânicos devem ser "acolhdios" dessa forma, um sistema que nos trás vantagens posicionais, aproveitando a alta liquidez e volatilidade diária para podermos fazer o xeque-mate.

Cumprimentos,

VDAP
"If you torture the data long enough, Nature will confess"

Registado: 29/11/2007 14:10

por Valete » 3/7/2012 8:30

Olá Vdap.

Realmente já consigo fazer backtests seguindo os passos que referes.

No entanto, deparo-me com o mesmo problema que foi apontado á estratégia que que apresentas no tópico por ti criado: a qualidade do modelamento. Apresenta valores a rondar os 60%.

Se bem entendo, isso poderá ter a ver com a qualidade da base de dados fornecida pelo broker. Depois de alguma pesquisa na net descobri este video: http://www.youtube.com/watch?v=e755bVP6Bmo, que ensina a forma de actualizar o historial do metatrader. O problema é encontrar uma base de dados fiável, particularmente para os índices.

Existe ainda outra opção, que consiste em actualizar os histórico no próprio metatrader: em tools - history center - download, mas também aí, aparece a mensagem que a base de dados já está actualizada.

Para além da própria qualidade dos backtests ficar comprometida, é um pouco ridículo, por exemplo nos índices americanos só termos historial a partir de 2009.
In God we trust, all others bring data.

Registado: 2/10/2006 17:40

por vdap » 2/7/2012 10:50

Valete,

Antes de mais os meus parabéns por tentar fazer alguma coisa na área do trading Automático, para mim será sem dúvida o futuro do trading, para pequenos e médios investidores que queiram ter resultados consistentes ao fim de todos os meses.

Quanto à sua questão.

O EA não pode ter nenhum erro como o que indicou, na minha opinião deve ter feito confusão qual o EA e qual o indicador:

Para resolver o problema siga os seguintes passos:

Download do EA que se encontra no tópico indicado no primeiro post.

Download do indicador com o nome SuperTrend Correct que se encontra no 5º post.

Agora estes ficheiros têm destinos diferentes:

o indicador Supertrend Correct coloca dentro da pasta do c:\(...)\Metatrader\Experts\Indicators

O EA que fez download do primeiro post coloca na pasta c:\(...)\Metatrader\Experts\.

O problema deve ficar resolvido.

Agora quanto a EA Encontrados na Internet, dificilmente encontrará EA minimamente lucrativos, mas a verdade e que é um óptimo local de inspiração, existem muitas ideias em bruto na internet.

O que costumo fazer, quando me encontro com falta de ideias, é uma pesquisa por EA e indicadores tiro as ideias principais, misturo, baralho, e lá sai mais um EA com potencialidade de correr no mercado real.

Para lhe dar um exemplo deixo o seguinte post:

Sistemas Automáticos - Transformar 1000€ em 35.000€
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... highlight=
[/url]

por Valete » 2/7/2012 10:06

Bem, supostamente é um EA associado ao indicador Supertrend.

De qualquer forma, tenho de admitir que de EA's e programação não percebo nada. Comecei apenas à alguns dias a ler alguma coisa sobre o assunto.

O código está no link acima.

por vdap » 2/7/2012 9:57

Valete Escreveu:Luis39, quando dizes testar, penso que te referes a fazeres testes com base no passado a esse mesmo EA. Para isso tens uma opção chamada Strategy Tester, no menu View.

Tenho usado essa opção para fazer Backtests. No entanto para um EA em particular não consigo obter resultados. Não que me interesse, usar o mesmo para negociação, mas gostava de poder comprovar a sua eficácia no passado.

O indicador base deste EA é o SuperTrend e a corretora XTB.

Fica uma imagem do erro que me dá a plataforma:

Esse erro pode ter várias origens, não podes utilizar funções em EA que utilizas para criares um indicador, como por exemplo o indicator counted e a definição de buffers que é o que está a acontecer.

Na minha opinião, fizeste download de um indicador para mt4, e tentaste criar um EA, isso nunca vai funcionar.... mas o mais simples é disponibilizares o código para se ver em concreto o que é.

Cumprimentos,

por Valete » 2/7/2012 9:56

Faltou a partilha do EA.
Mas como o fórum não deixa anexar ficheiros com a extensão mq4, fica um link onde poderão fazer o download do EA.

http://www.forexfactory.com/showthread.php?t=303204

Graças.

por Valete » 2/7/2012 9:50

Luis39, quando dizes testar, penso que te referes a fazeres testes com base no passado a esse mesmo EA. Para isso tens uma opção chamada Strategy Tester, no menu View.

Tenho usado essa opção para fazer Backtests. No entanto para um EA em particular não consigo obter resultados. Não que me interesse, usar o mesmo para negociação, mas gostava de poder comprovar a sua eficácia no passado.

O indicador base deste EA é o SuperTrend e a corretora XTB.

Fica uma imagem do erro que me dá a plataforma:
Anexos
1.png
1.png (8.1 KiB) Visualizado 1054 vezes

por Luis39 » 24/11/2011 18:45

Instalei o Metatrader, tento testar os expert advisors que veêm lá por defeito, no entanto não consigo por a máquina a funcionar...será que alguem me pode ajudar?

Registado: 11/1/2008 11:56

por Luis39 » 12/9/2011 10:42

Gostei da ideia, por acaso tambem ando a enveredar por essa linha...mas não sei programar. Já via alguns robots, mas tambem sao muito limitados...eventualmente poderemos ir trocando opiniões.
Vou definir um EA e dp coloco aqui.

BN

Registado: 11/1/2008 11:56

Ideias para "Expert Advisors"

por Muhammad3010 » 11/9/2011 23:26

Com este tópico gostava que partilhassem as estratégias que gostariam de ver convertidas em Expert Advisors..ou seja, automatizadas para MT4 ou MT5.

Posso disponibilizar-me a criar esses mesmos EA's se achar interessantes e consoante o tempo disponível. ;)

Cumprimentos

Registado: 20/6/2010 13:06

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre.pt, Burbano, caganixo7, PAULOJOAO, peterteam2, Purificaçao, yggy e 365 visitantes