OT - Gerir Carteira de Apostas
Qual a casa de apostas que recomendam para "apostar" mercado financeiro (ações, indices etc).
Blog Sucos e Chás:
http://www.sucosechas.com/
Blog Dieta Alimentar:
http://dieta-alimentar.blogspot.com/
http://www.sucosechas.com/
Blog Dieta Alimentar:
http://dieta-alimentar.blogspot.com/
Quico Escreveu:Não, não se limita a spread betting apenas.
Existem muitas técnicas. Dá aqui uma olhada:
SCALPING durante um jogo de futebol (nem é preciso explicar, certo...)
<iframe width="420" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/20hX4BeVZJ0" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
"Correct Score Trading" durante um jogo de futebol (ir gerindo apostas nos possiveis resultados finais - este tipo de gestão acho espectacular,mas muitíssimo difícil de executar):
<iframe width="560" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/JYeijwiQGA0" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
"Lay the Field" nas corridas de cavalos:
<iframe width="560" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/BktvAWs6L6c" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
Etc, etc, etc,...
Só um comentário final: Muito cuidado, este tipo de técnicas exige muito mais experiência e mais rapidez de reacção mental do que aquilo que parece. Para além disso, e tal como noutras bolsas, aqui também há perdas. E podem ser desastrosas.
Abraço.
Quico nada que os "traders" do cdb não estejam habituados :-)
- Registado: 11/5/2007 22:56
Não, não se limita a spread betting apenas.
<iframe width="420" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/20hX4BeVZJ0" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
"Correct Score Trading" durante um jogo de futebol (ir gerindo apostas nos possiveis resultados finais - este tipo de gestão acho espectacular,mas muitíssimo difícil de executar):
<iframe width="560" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/JYeijwiQGA0" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
<iframe width="560" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/BktvAWs6L6c" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
Etc, etc, etc,...
Só um comentário final: Muito cuidado, este tipo de técnicas exige muito mais experiência e mais rapidez de reacção mental do que aquilo que parece. Para além disso, e tal como noutras bolsas, aqui também há perdas. E podem ser desastrosas.
Abraço.
Etc, etc, etc,...
Abraço.
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
AutoMech Escreveu:O trading não é como o spread betting desportivo ? Lembro-me de há muitos anos ter investigado a IG e havia não só o trading de financials (como qualquer CFD), mas também o spread betting desportivo (tipo CFDs de desporto) e era parecido com o que vocês descrevem como sendo trading de apostas.
Não fazia ideia disso... Se bem que aqui há uma questão - nas bolsas de apostas nós apostamos contra outros apostadores e não contra a casa de apostas. Não sei qual seria o activo subjacente que as casas tipo IG iriam usar para nos dar essa possibilidade.
Já agora, aproveito para deixar aqui um exemplo do trabalho dele. Ver assim é muito mais esclarecedor do que qualquer um de nós possa estar para aqui a explicar.
- Registado: 20/6/2011 21:48
O trading não é como o spread betting desportivo ? Lembro-me de há muitos anos ter investigado a IG e havia não só o trading de financials (como qualquer CFD), mas também o spread betting desportivo (tipo CFDs de desporto) e era parecido com o que vocês descrevem como sendo trading de apostas.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Quico Escreveu:Só para pôr um ponto de ordem na discussão (Angrense):
São coisas diferentes fazer...
Apostas - ser um puro "punter", i.e., um tipo com bom faro para escolher as melhores apostas (boa relação probabilidade/preço, etc), e com uma boa taxa de acertos.
Trading de Apostas - Geralmente só viável em sites como a Betfair, Betdaq. Baseia-se em apostar e contra-apostar de forma a aproveitar as variações das Odds ao longo do tempo, ou mesmo ao longo de uma partida/corrida (futebol, ténis, etc). Muito parecido - eu diria, quase igual - com o trading nos mercados de acções, forex, etc.
É evidente que geralmente ajuda ser um bom punter para ter sucesso no trading de apostas (embora não seja imprescindível).
Exacto, não diria melhor

Quico Escreveu:E, por aquilo que li, parece-me que o que o Paulo Rebelo faz não é "apostas" puras e simples; ele anda mais pelo trading de apostas.
Sim, ele conjuga os 2 factores - o mercado e o jogo em si. Antes de ele ser um excelente trader, começou por ser um excelente punter, com uma taxa de acerto bastante elevada.
AutoMech Escreveu:Ao nível do Paulo Rebelo deve ser importante a rapidez dos dados, não ? (parece a conversa sobre o HFT e a luta para conseguir mais umas fracções de segundo na rapidez de transmissão).
Digo isto porque tenho Zon por cabo e no jogo da Alemanha o meu vizinho de cima tinha visitas e pelo barulho vi claramente que estavam uns 2/3 segundos mais à frente (até acaba por ser chato). Ele tem uma parabólica na varanda.
Sim, exacto, esse factor é muito importante para qualquer apostador. Sobretudo para ele, que tem um perfil de trading muito agressivo, sai e entre muitas vezes no mercado. E isto é futebol, imagina que estamos com uma posição contra uma determinada equipa, que de repente faz um contra-ataque perigoso, nós temos de ser rápidos para fechar a aposta.
Precisamente por causa do delay e, de modo a garantir que a maioria dos apostadores estejam em igualdade de circunstâncias, a aposta só entra no mercado 5 ou 8 segundos (depende do campeonato)após a ordem ser dada.
Segundo o Paulo, ele leva isto ao extremo. De modo a garantir a visualização dos jogos com o menor delay possível, ele tem uma casa em Londres e outra em Madrid. Sempre que faz um jogo do campeonato espanhol, está em Madrid, etc...
Para tu veres como há pessoal que tenta ao máximo aproveitar o delay que muitos apostadores têm, há uma profissão que é estar no estádio ao telemóvel, para alertar quando há situações de perigo, para quem está em casa apostar. Já vi isso em Portugal num jogo do benfas

Falando no HFT, aqui também temos muitos bots. Há pessoal que testa modelos e depois desenvolve bots. Conseguem assim estar numa quantidade abismal de jogos, e conseguir aproveitar todas as oportunidades a que um determinado bot esteja destinado. Naturalmente que um bot não consegue fazer uma análise de valor do jogo, e ver que equipa A ou B está a jogar melhor ou pior.
Para além de tudo isto e, de modo a ser o mais prático possível, também existe softwares específicos para as apostas, parecidos aos que existem para negociar acções...
Segundo a experiência de todos os utilizadores, em Portugal, o operador que garante menor delay é a ZON.
Editado pela última vez por PT_Trader em 12/6/2012 15:00, num total de 1 vez.
Só para pôr um ponto de ordem na discussão (Angrense):
Apostas - ser um puro "punter", i.e., um tipo com bom faro para escolher as melhores apostas (boa relação probabilidade/preço, etc), e com uma boa taxa de acertos.
Trading de Apostas - Geralmente só viável em sites como a Betfair, Betdaq. Baseia-se em apostar e contra-apostar de forma a aproveitar as variações das Odds ao longo do tempo, ou mesmo ao longo de uma partida/corrida (futebol, ténis, etc). Muito parecido - eu diria, quase igual - com o trading nos mercados de acções, forex, etc.
É evidente que geralmente ajuda ser um bom punter para ter sucesso no trading de apostas (embora não seja imprescindível).
E, por aquilo que li, parece-me que o que o Paulo Rebelo faz não é "apostas" puras e simples; ele anda mais pelo trading de apostas.

E, por aquilo que li, parece-me que o que o Paulo Rebelo faz não é "apostas" puras e simples; ele anda mais pelo trading de apostas.
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
Boas,
há uns dois meses, dei 20 euros a um colega meu para gerir na Bwin. Não percebia nada daquilo, e ele parecia ter uns lucros jeitosos. A verdade é que de então para cá a minha conta está em 130 euros. uma valorização da carteira de 550%.
Comecei a fazer umas apostas recentemente, sobretudo em jogos ao vivo, em que as odds são menores, mas permite ligeiras correções com o decorrer do jogo.
Agora, tenho uma ideia de tudo isto que gostava de entregar à discussão. Em bolsa, se fizer um investimento, digamos, de 2000 euros, posso assumir uma perda de 3% e ter como target uma valorização de 10%. Assim, poderei perder 60 euros e estimar um lucro de 200 euros. Se utilizar a margem de perda, 60 euros, e fizer uma aposta com odd de 4,33, recebo os 10% de lucro esperado. Numa aposta múltipla, esta odd é facilmente alcancável. Os stops são inalteráveis, assim que a aposta é feita não há nada a fazer, o que torna a coisa isenta de emoções. Além disso, não preciso dos 2000 euros para alcançar a margem de lucro que pretendo. Tudo isto livre de impostos e sem necessitar de plataforma paga. O problema são mesmo os 90 minutos
há uns dois meses, dei 20 euros a um colega meu para gerir na Bwin. Não percebia nada daquilo, e ele parecia ter uns lucros jeitosos. A verdade é que de então para cá a minha conta está em 130 euros. uma valorização da carteira de 550%.
Comecei a fazer umas apostas recentemente, sobretudo em jogos ao vivo, em que as odds são menores, mas permite ligeiras correções com o decorrer do jogo.
Agora, tenho uma ideia de tudo isto que gostava de entregar à discussão. Em bolsa, se fizer um investimento, digamos, de 2000 euros, posso assumir uma perda de 3% e ter como target uma valorização de 10%. Assim, poderei perder 60 euros e estimar um lucro de 200 euros. Se utilizar a margem de perda, 60 euros, e fizer uma aposta com odd de 4,33, recebo os 10% de lucro esperado. Numa aposta múltipla, esta odd é facilmente alcancável. Os stops são inalteráveis, assim que a aposta é feita não há nada a fazer, o que torna a coisa isenta de emoções. Além disso, não preciso dos 2000 euros para alcançar a margem de lucro que pretendo. Tudo isto livre de impostos e sem necessitar de plataforma paga. O problema são mesmo os 90 minutos

- Registado: 8/3/2012 19:45
Ao nível do Paulo Rebelo deve ser importante a rapidez dos dados, não ? (parece a conversa sobre o HFT e a luta para conseguir mais umas fracções de segundo na rapidez de transmissão).
Digo isto porque tenho Zon por cabo e no jogo da Alemanha o meu vizinho de cima tinha visitas e pelo barulho vi claramente que estavam uns 2/3 segundos mais à frente (até acaba por ser chato). Ele tem uma parabólica na varanda.
AutoMech Escreveu:É realmente impressionante a liquidez (mesmo sabendo que estamos a falar dos grandes eventos)... Os valores são milhões de euros apostados ou milhões de apostas matched (o que atiraria provavelmente para muito mais em termos de euros totais apostados) ?
P.S. Nunca imaginaria o cricket no topo...
Exacto, são as apostas correspondidas, ie, o valor das transacções que foram efectuadas. Para além disso, há muito dinheiro que não foi correspondido.
Isto são os grandes jogos, porque todos os fins-de-semana tens jogos com muito dinheiro. Isto depois também depende do apostador, ou seja, para mim a liquidez dos jogos dos 3 grandes em Portugal chega-me perfeitamente. Só quem já está num nível no qual tem de apostar mesmo muito, é que só faz jogos com milhões transaccionados. Os campeonatos onde há mais dinheiro são o Inglês e o Espanhol. Todos os fins-de-semana tens jogos que têm milhões de euros correspondidos.
Essa questão do cricket também me despertou curiosidade. Primeiro de tudo, é um desporto que os ingleses (principais apostadores) conhecem. Depois, é um pouco como o ténis - são jogos mesmo muito longos...
É realmente impressionante a liquidez (mesmo sabendo que estamos a falar dos grandes eventos)... Os valores são milhões de euros apostados ou milhões de apostas matched (o que atiraria provavelmente para muito mais em termos de euros totais apostados) ?
AutoMech Escreveu:A questão de serem muitas apostas eu percebi, mas mesmo assim é brutal em termos de valor. E nesse caso em média ele ganhará perto de 8K euros num jogo destes dos mais liquidos (não necessariamente neste jogo, claro, mas em média quando aposta 800K euros).
Nunca imaginei que uma final dum grande slam pudesse atingir valores tão elevados. Quando falas em 50M é nalguma bolsa de apostas tipo Betfair a que o Paulo Rebelo se refere ?
O que ganha depende. Porque ele não ganha unicamente com o trading puro e duro, mas também com a análise que faz do jogo de futebol. O exemplo que ele dá na entrevista de ter ganho uns 35k num jogo. Ele explicou esse jogo e pelo que me lembro, antes do golo que deu essa brutalidade de dinheiro, estava a ganhar uns 2k. O jogo ia acabar e houve um canto. Na análise dele, considerou que a probabilidade que o mercado dava para haver golo naquela jogada final do encontro era inferior a probabilidade real, daí ter apostado. Assumiu um risco de 1k e ganhou + uns 33k com aquele golo.
Bolsas de apostas só conheço 2 - a Betfair e a Betdaq.
Mas tirando os cavalos, só a Betfair é que tem liquidez considerável para todos os desportos. Digamos que é um género de Euronext.
Estes valores já têm um ano, mas são os jogos mais líquidos de sempre atá Junho de 2011. Esta final de Rolland-Garros passou aqueles 56M. Algum jogo do Euro tb já deve ter entrado nesta tabela...

E isto é só um mercado - probabilidades - que é o mais líquido. No fundo, este mercado é para apostar em quem ganha / ou não ganha... Há mercados de golos, expulsões, etc, etc...
Nesta tabela não aparecem os cavalos porque, naturalmente, as corridas são muito curtas e não perfazem estes valores. Mas, todos os dias, há corridas de 15 em 15 minutos e no Reino Unido cada corrida é capaz de ter liquidez para cima de 1 milhão...
A questão de serem muitas apostas eu percebi, mas mesmo assim é brutal em termos de valor. E nesse caso em média ele ganhará perto de 8K euros num jogo destes dos mais liquidos (não necessariamente neste jogo, claro, mas em média quando aposta 800K euros).
Nunca imaginei que uma final dum grande slam pudesse atingir valores tão elevados. Quando falas em 50M é nalguma bolsa de apostas tipo Betfair a que o Paulo Rebelo se refere ?
AutoMech Escreveu:PT_Trader Escreveu:Quanto é que aposta, em média, num jogo de futebol?
A resposta depende do jogo, depende da liquidez que o jogo tiver. Nos grandes jogos, deve rondar os 700 a 800 mil euros. É isso que eu aposto. Mas eu nunca fiz uma aposta de 800 mil euros.
Mesmo percebendo que é apenas em jogos grande, é um valor brutal. Que ROI conseguirá ele extrair daqui ?
O ROI é muito reduzido, tipo 1% (desse tal valor acumulado de 800k)...
É como o trillion disse e o próprio Paulo o diz na entrevista. Ele não faz uma aposta única de 800k. Faz trading durante o jogo e o montante acumulado de apostas feitas é que pode dar esse valor. O risco que assume é só o valor que tem exposto naquele momento.
Imagina que o jogo e o mercado está mais ou menos parado. Ele identifica um suporte e uma resistência e começa a comprar e a vender apostas.
Basta ter visto a final de ontem de Rolland-Garros, onde a liquidez no mercado principal ultrapassou os 50 milhões. O ténis é um jogo longo e o mesmo apostador abre e fecha imensas apostas durante um jogo, ie, faz vários trades.
AutoMech Escreveu:PT_Trader Escreveu:Quanto é que aposta, em média, num jogo de futebol?
A resposta depende do jogo, depende da liquidez que o jogo tiver. Nos grandes jogos, deve rondar os 700 a 800 mil euros. É isso que eu aposto. Mas eu nunca fiz uma aposta de 800 mil euros.
Mesmo percebendo que é apenas em jogos grande, é um valor brutal. Que ROI conseguirá ele extrair daqui ?
O ROI é muito reduzido, tipo 1%...
É como o trillion disse e o próprio Paulo o diz na entrevista. Ele não faz uma aposta única de 800k. Faz trading durante o jogo e o montante acumulado de apostas feitas é que pode dar esse valor.
Imagina que o jogo e o mercado está mais ou menos parado. Ele identifica um suporte e uma resistência e começa a comprar e a vender apostas.
Basta ter visto a final de ontem de Rolland-Garros, onde a liquidez no mercado principal ultrapassou os 50 milhões. O ténis é um jogo longo e o mesmo apostar abre e fecha imensas apostas durante um jogo, ie, faz vários trades.
Só ele pode dar essa resposta ao certo, mas pelos valores q já o ouvi falar, deve rondar uns 2% ou 3%, sendo q claro, tal como na bolsa terá jogos em q ganha mais e outros em q perde ...
Já agora esses 800.000€ parece soar a um valor elevado, e é! No entanto não é assim tanto como se possa pensar, uma vez q ele faz scalping ... Ou seja aposta a favor a 1.20, aposta contra 1.19 e repete várias vezes este processo, basta fazer isto 50 vezes com 5.000€ para para ter 500.000€ apostados no jogo. Obviamente n estou a falar por ele, apenas a transmitir a ideia q deu nos jogos em q fazia acompanhamento em live ... outra coisa tambem interessante é q esse senhor começou nos mercados financeiros e migrou para as apostas desportivas, pois existem sempre factores comuns, no entanto acabam por ser muito diferentes os "fundamentais"

"I can tell you how I became a winner - I learned how to lose" Martin Schwartz
- Registado: 22/10/2011 1:34
PT_Trader Escreveu:Quanto é que aposta, em média, num jogo de futebol?
Entrevista ao Paulo Rebelo, apostador profissional
A primeira pergunta é inevitável. Apostaria na vitória de Portugal no Euro?
Tendo nós o melhor jogador do torneio - nesta altura haverá dúvidas se é o melhor do Mundo ou não, é discutível - temos possibilidades de chegar longe.
Mas qual das selecções é, para si, a principal candidata à vitória?
Eu não sou diferente da maioria. Nesta altura, as três principais selecções acho que são unânimes. A Espanha, vencedora do Campeonato da Europa e do Mundo é, necessariamente, a favorita à conquista do título. As outras são a Alemanha e Holanda, que estão no grupo de Portugal, um grupo difícil. Mas Portugal está entre as seis com mais possibilidades de vencer o Europeu.
É difícil separar as emoções das apostas?
Sem dúvida. O meu histórico de jogos com Portugal é, apesar de tudo, positivo. Mas o meu histórico com o meu clube do coração, o Benfica, é negativo. Perdi mais do que ganhei com o Benfica precisamente porque não fui capaz de separar o coração da razão. Por isso, provavelmente, de todos os jogos do Euro, os de Portugal serão para desfrutar com os amigos, e os outros para apostar, isto porque quero muito que Portugal ganhe.
Como é que se consegue ganhar dinheiro com as apostas? Ou melhor, apostar na vitória de uma selecção basta para se ganhar muito dinheiro?
Pode bastar. As apostas têm várias vertentes. Ou seja, antes dos jogos começarem diz-se que determinada equipa vai ganhar, faz-se a aposta e espera-se que essa equipa ganhe o jogo. Se os palpites estiverem mais vezes certo do que errados, é possível ter-se ganhos consistentes e, consoante o valor da aposta, ganhar-se dinheiro para se viver só das apostas. Esta vertente, chamada de "punting", é baseada nisso
Mas não é isso que faz.
Eu trabalho noutra vertente que é a de "trading". Para fazer "trading" é necessário estar numa bolsa de apostas, como é o caso da BetFair, que é a maior bolsa de apostas das casas de apostas. Aqui nós podemos apostar ao contrário, que é o equivalente a ter uma posição curta sobre uma acção na bolsa. Não é tão complicado como fazer um "short" na bolsa. Ou seja, aquilo que eu tento fazer é ganhar dinheiro com a variação da aposta e não com a aposta em si.
Qual é o "trigger", no jogo, para fazer essas apostas?
Depende sempre de duas análises que faço em simultâneo que correspondem, no mercado de acções, à análise técnica e a fundamental. Durante um jogo estão a acontecer duas coisas em simultâneo: o jogo e o mercado, que está correlacionado com o que se está a passar no jogo, mas não a 100%. Eu tento ganhar dinheiro juntando as duas análises. O jogo diz-me que a probabilidade de determinada equipa vencer vale X e o mercado das apostas diz que vale Y. Juntando os dois, consigo prever a tendência do valor da aposta e tento aproveitar essa variação. Imagine que, em determinado momento do jogo, uma equipa está a jogar melhor. O comentador da rádio diz: "cheira a golo, cheira a golo, a Alemanha está a crescer". Nessa altura, eu quero estar com o meu dinheiro ao lado da Alemanha. Com o "trading", é sempre possível estarmos do lado da aposta que tem mais valor.
Mas também é preciso ter dinheiro para fazer aquilo que faz?
Pelo contrário. Quanto mais dinheiro tiver nas apostas, mais difícil é obter rentabilidade por cada euro apostado. Mas, é fácil de entender. Quanto mais dinheiro se tiver numa aposta, mais difícil é conseguir fechar essa aposta. Vai obrigar a que se fique exposto a uma aposta durante mais tempo, quando não é isso que se quer.
Quanto é que aposta, em média, num jogo de futebol?
A resposta depende do jogo, depende da liquidez que o jogo tiver. Nos grandes jogos, deve rondar os 700 a 800 mil euros. É isso que eu aposto. Mas eu nunca fiz uma aposta de 800 mil euros. É o dinheiro que se vai colocando no jogo. Por exemplo, se eu comprar uma aposta por cinco mil euros e depois vendê-la mais tarde, por um valor maior, mais cinco mil euros euros, ganhei dinheiro com a variação, e já apostei 10 mil euros, mas o meu risco nesta operação foram apenas os cinco mil euros.
É isso que está explicado neste livro?
Este livro tem algumas das técnicas que nós podemos utilizar nas apostas. É direccionado, sobretudo, para aqueles apostadores que querem começar. Mas tem algumas dicas para apostadores mais experientes. No fundo, o livro é um conjunto de técnicas que decidi partilhar, de acordo com a minha experiência.
Isto é para aplicar já no Euro 2012?
É possível. O Euro 2012 tem a particularidade que para fazer aquilo que eu ensino a fazer no livro, que é o "trading", tem uma vantagem enorme que é a liquidez. Há muita gente a ver o jogo, não só na Europa, em todo o Mundo. É um evento global. Há muito dinheiro em jogo.
Em que competição se consegue ganhar dinheiro? É num campeonato, num Euro, num Mundial?
O dinheiro, normalmente, está correlacionado com o número de pessoas que vêem o jogo. Eventos mundiais têm, obviamente, mais espectadores, logo mais liquidez. O Mundial tem sempre mais liquidez que um Euro, mas há jogos como um Barcelona contra o Real Madrid, que é visto em todo o Mundo, que movimentam muito dinheiro.
O campeonato espanhol é o que movimenta mais dinheiro, ou não?
Não. É o inglês porque além de, provavelmente, ser a melhor liga do mundo, há o facto da cultura das apostas estar muito enraizada em Inglaterra. A procura interna contribui muito para a liquidez nos jogos.
E como é o cenário das apostas desportivas em Portugal?
Quando comecei, havia muito menos dinheiro nas apostas. Agora há mais. A comunidade cresceu bastante, muito à conta da ilusão de poderem vir a ser jogadores profissionais. Mas nem todos vamos conseguir obter ganhos consistentes. E menos ainda são aqueles que conseguem passar a profissionais. É possível que as pessoas interiorizem uma série de técnicas que os ajudem a serem melhores apostadores, mas se conseguem ou não ganhar dependerá da qualidade inata de cada um.
No livro não está a dar a receita para que todos consigam chegar onde chegou?
Não posso fazer isso. É como o Cristiano Ronaldo. Pode ver-se o Ronaldo a marcar um livre 100 vezes que não se vai conseguir marcar como ele. É o talento natural. A forma como eu ganho nas apostas depende, sobretudo, da interpretação que eu faço do jogo, do mercado. A decisão vem de mim. É arte.
Qual foi, até hoje, o jogo que mais dinheiro lhe rendeu?
Foi uma que está no livro. Foi uma aposta com a qual ganhei 36 mil euros com um golo de canto, no último minuto, do Atlético de Bilbao contra o Getafe. Eu preparei o jogo, sabia que o Bibao, naquela altura, tinha uma alta eficácia nos lances de bola parada. Eu apostei menos de mil euros em como seria golo nesse último canto e, como foi, ganhei esses 36 mil euros.
Tem 30 anos. Tem dinheiro… É isto que se vê a fazer para o resto da vida?
Sim. Eu nem digo que é um trabalho, digo que é um emprego que eu gosto muito porque não sinto que trabalho. Aquilo que eu faço realiza-me plenamente. Eu trabalho lendo os jornais, vendo os jogos, mas isso é o que eu já fazia antes de me pagarem para isso. Antes de ser profissional. É uma coisa que faço com muito gosto e não vejo fim à vista.
Tirou um curso de gestão. Nunca o pôs o em prática.
Falta-me uma cadeira que não cheguei a fazer porque o exame calhava sempre numa final de uma Liga dos Campeões, de um Europeu. O período em que eu tirei o curso coincidiu com o meu início nas apostas. Já ganhava, nas apostas, aquilo que, percebi, nenhuma empresa me conseguiria oferecer na altura. Somando a isso o facto de ser eu o meu próprio patrão, não aceitei os convites que tive para ir para bancos e seguradoras.
Começou novo neste mundo das apostas. Antes, esteve ligado ao mercado accionista. O que é mais arriscado, a bolsa ou as apostas?
As apostas. São como uma opção. Sabemos que há um prazo e, no final desse prazo, ou vale X, ou não vale nada. A bolsa não tem 90 minutos. Mas eu, desde o principio, consegui um retorno maior nas apostas do que na bolsa. Como eu, há alguns "traders" profissionais de acções que se mudaram para as apostas. E eu identifico três razões para isso. Uma é que, em termos fiscais, em Londres, onde vivo, não se paga impostos pelo dinheiro ganho nas apostas, ao contrário do que acontece com as acções. Em segundo, é uma relação causa/efeito mais fácil de entender do que nas acções, que é um mundo mais complexo. Um exemplo rápido: se o Messi se lesiona, só tem uma interpretação que é a de que é mau para o Barcelona e é mau para a Argentina. O terceiro factor é que é mais divertido. É mais divertido ver um jogo do que analisar os balanços das empresas.
"Ganhar com as apostas desportivas" é o título do primeiro livro do mais conhecido apostador profissional português. Chama-se Paulo Rebelo, tem 30 anos, mas já leva vários no mundo das apostas. Começou quando estava ainda na faculdade.
Correu bem e continua a ter sucesso. Tanto, que agora quis partilhá-lo através de um livro que mais parece um guia prático para aqueles que pretendem tentar tirar partido do mundo das apostas desportivas.
Na obra, encontrará várias dicas, baseadas em experiências reais, que podem ser úteis para quem ainda agora está a dar os primeiros passos neste mundo, como para aqueles que já estão mais familiarizados com o "1X2" das casas de apostas.
A primeira pergunta é inevitável. Apostaria na vitória de Portugal no Euro?
Tendo nós o melhor jogador do torneio - nesta altura haverá dúvidas se é o melhor do Mundo ou não, é discutível - temos possibilidades de chegar longe.
Mas qual das selecções é, para si, a principal candidata à vitória?
Eu não sou diferente da maioria. Nesta altura, as três principais selecções acho que são unânimes. A Espanha, vencedora do Campeonato da Europa e do Mundo é, necessariamente, a favorita à conquista do título. As outras são a Alemanha e Holanda, que estão no grupo de Portugal, um grupo difícil. Mas Portugal está entre as seis com mais possibilidades de vencer o Europeu.
É difícil separar as emoções das apostas?
Sem dúvida. O meu histórico de jogos com Portugal é, apesar de tudo, positivo. Mas o meu histórico com o meu clube do coração, o Benfica, é negativo. Perdi mais do que ganhei com o Benfica precisamente porque não fui capaz de separar o coração da razão. Por isso, provavelmente, de todos os jogos do Euro, os de Portugal serão para desfrutar com os amigos, e os outros para apostar, isto porque quero muito que Portugal ganhe.
Como é que se consegue ganhar dinheiro com as apostas? Ou melhor, apostar na vitória de uma selecção basta para se ganhar muito dinheiro?
Pode bastar. As apostas têm várias vertentes. Ou seja, antes dos jogos começarem diz-se que determinada equipa vai ganhar, faz-se a aposta e espera-se que essa equipa ganhe o jogo. Se os palpites estiverem mais vezes certo do que errados, é possível ter-se ganhos consistentes e, consoante o valor da aposta, ganhar-se dinheiro para se viver só das apostas. Esta vertente, chamada de "punting", é baseada nisso
Mas não é isso que faz.
Eu trabalho noutra vertente que é a de "trading". Para fazer "trading" é necessário estar numa bolsa de apostas, como é o caso da BetFair, que é a maior bolsa de apostas das casas de apostas. Aqui nós podemos apostar ao contrário, que é o equivalente a ter uma posição curta sobre uma acção na bolsa. Não é tão complicado como fazer um "short" na bolsa. Ou seja, aquilo que eu tento fazer é ganhar dinheiro com a variação da aposta e não com a aposta em si.
Qual é o "trigger", no jogo, para fazer essas apostas?
Depende sempre de duas análises que faço em simultâneo que correspondem, no mercado de acções, à análise técnica e a fundamental. Durante um jogo estão a acontecer duas coisas em simultâneo: o jogo e o mercado, que está correlacionado com o que se está a passar no jogo, mas não a 100%. Eu tento ganhar dinheiro juntando as duas análises. O jogo diz-me que a probabilidade de determinada equipa vencer vale X e o mercado das apostas diz que vale Y. Juntando os dois, consigo prever a tendência do valor da aposta e tento aproveitar essa variação. Imagine que, em determinado momento do jogo, uma equipa está a jogar melhor. O comentador da rádio diz: "cheira a golo, cheira a golo, a Alemanha está a crescer". Nessa altura, eu quero estar com o meu dinheiro ao lado da Alemanha. Com o "trading", é sempre possível estarmos do lado da aposta que tem mais valor.
Mas também é preciso ter dinheiro para fazer aquilo que faz?
Pelo contrário. Quanto mais dinheiro tiver nas apostas, mais difícil é obter rentabilidade por cada euro apostado. Mas, é fácil de entender. Quanto mais dinheiro se tiver numa aposta, mais difícil é conseguir fechar essa aposta. Vai obrigar a que se fique exposto a uma aposta durante mais tempo, quando não é isso que se quer.
Quanto é que aposta, em média, num jogo de futebol?
A resposta depende do jogo, depende da liquidez que o jogo tiver. Nos grandes jogos, deve rondar os 700 a 800 mil euros. É isso que eu aposto. Mas eu nunca fiz uma aposta de 800 mil euros. É o dinheiro que se vai colocando no jogo. Por exemplo, se eu comprar uma aposta por cinco mil euros e depois vendê-la mais tarde, por um valor maior, mais cinco mil euros euros, ganhei dinheiro com a variação, e já apostei 10 mil euros, mas o meu risco nesta operação foram apenas os cinco mil euros.
É isso que está explicado neste livro?
Este livro tem algumas das técnicas que nós podemos utilizar nas apostas. É direccionado, sobretudo, para aqueles apostadores que querem começar. Mas tem algumas dicas para apostadores mais experientes. No fundo, o livro é um conjunto de técnicas que decidi partilhar, de acordo com a minha experiência.
Isto é para aplicar já no Euro 2012?
É possível. O Euro 2012 tem a particularidade que para fazer aquilo que eu ensino a fazer no livro, que é o "trading", tem uma vantagem enorme que é a liquidez. Há muita gente a ver o jogo, não só na Europa, em todo o Mundo. É um evento global. Há muito dinheiro em jogo.
Em que competição se consegue ganhar dinheiro? É num campeonato, num Euro, num Mundial?
O dinheiro, normalmente, está correlacionado com o número de pessoas que vêem o jogo. Eventos mundiais têm, obviamente, mais espectadores, logo mais liquidez. O Mundial tem sempre mais liquidez que um Euro, mas há jogos como um Barcelona contra o Real Madrid, que é visto em todo o Mundo, que movimentam muito dinheiro.
O campeonato espanhol é o que movimenta mais dinheiro, ou não?
Não. É o inglês porque além de, provavelmente, ser a melhor liga do mundo, há o facto da cultura das apostas estar muito enraizada em Inglaterra. A procura interna contribui muito para a liquidez nos jogos.
E como é o cenário das apostas desportivas em Portugal?
Quando comecei, havia muito menos dinheiro nas apostas. Agora há mais. A comunidade cresceu bastante, muito à conta da ilusão de poderem vir a ser jogadores profissionais. Mas nem todos vamos conseguir obter ganhos consistentes. E menos ainda são aqueles que conseguem passar a profissionais. É possível que as pessoas interiorizem uma série de técnicas que os ajudem a serem melhores apostadores, mas se conseguem ou não ganhar dependerá da qualidade inata de cada um.
No livro não está a dar a receita para que todos consigam chegar onde chegou?
Não posso fazer isso. É como o Cristiano Ronaldo. Pode ver-se o Ronaldo a marcar um livre 100 vezes que não se vai conseguir marcar como ele. É o talento natural. A forma como eu ganho nas apostas depende, sobretudo, da interpretação que eu faço do jogo, do mercado. A decisão vem de mim. É arte.
Qual foi, até hoje, o jogo que mais dinheiro lhe rendeu?
Foi uma que está no livro. Foi uma aposta com a qual ganhei 36 mil euros com um golo de canto, no último minuto, do Atlético de Bilbao contra o Getafe. Eu preparei o jogo, sabia que o Bibao, naquela altura, tinha uma alta eficácia nos lances de bola parada. Eu apostei menos de mil euros em como seria golo nesse último canto e, como foi, ganhei esses 36 mil euros.
Tem 30 anos. Tem dinheiro… É isto que se vê a fazer para o resto da vida?
Sim. Eu nem digo que é um trabalho, digo que é um emprego que eu gosto muito porque não sinto que trabalho. Aquilo que eu faço realiza-me plenamente. Eu trabalho lendo os jornais, vendo os jogos, mas isso é o que eu já fazia antes de me pagarem para isso. Antes de ser profissional. É uma coisa que faço com muito gosto e não vejo fim à vista.
Tirou um curso de gestão. Nunca o pôs o em prática.
Falta-me uma cadeira que não cheguei a fazer porque o exame calhava sempre numa final de uma Liga dos Campeões, de um Europeu. O período em que eu tirei o curso coincidiu com o meu início nas apostas. Já ganhava, nas apostas, aquilo que, percebi, nenhuma empresa me conseguiria oferecer na altura. Somando a isso o facto de ser eu o meu próprio patrão, não aceitei os convites que tive para ir para bancos e seguradoras.
Começou novo neste mundo das apostas. Antes, esteve ligado ao mercado accionista. O que é mais arriscado, a bolsa ou as apostas?
As apostas. São como uma opção. Sabemos que há um prazo e, no final desse prazo, ou vale X, ou não vale nada. A bolsa não tem 90 minutos. Mas eu, desde o principio, consegui um retorno maior nas apostas do que na bolsa. Como eu, há alguns "traders" profissionais de acções que se mudaram para as apostas. E eu identifico três razões para isso. Uma é que, em termos fiscais, em Londres, onde vivo, não se paga impostos pelo dinheiro ganho nas apostas, ao contrário do que acontece com as acções. Em segundo, é uma relação causa/efeito mais fácil de entender do que nas acções, que é um mundo mais complexo. Um exemplo rápido: se o Messi se lesiona, só tem uma interpretação que é a de que é mau para o Barcelona e é mau para a Argentina. O terceiro factor é que é mais divertido. É mais divertido ver um jogo do que analisar os balanços das empresas.
"Ganhar com as apostas desportivas" é o título do primeiro livro do mais conhecido apostador profissional português. Chama-se Paulo Rebelo, tem 30 anos, mas já leva vários no mundo das apostas. Começou quando estava ainda na faculdade.
Correu bem e continua a ter sucesso. Tanto, que agora quis partilhá-lo através de um livro que mais parece um guia prático para aqueles que pretendem tentar tirar partido do mundo das apostas desportivas.
Na obra, encontrará várias dicas, baseadas em experiências reais, que podem ser úteis para quem ainda agora está a dar os primeiros passos neste mundo, como para aqueles que já estão mais familiarizados com o "1X2" das casas de apostas.
MarcoAntonio Escreveu:Exacto. Isso é o que se denomina usualmente por value betting...
Existem depois ainda outras alternativas como trading e arbitragem (neste caso não se está a apostar propriamente nos eventos).
Eu por acaso conjugo as apostas com odds de valor com o trading, visto que uso a Betfair. Tento encontrar odds de valor durante o jogo, e também aproveitar alguns momentos do mercado (queda ou subida + acelarada das odds)...
PT_Trader Escreveu:Tens toda a razãoNão tinha pensado nessa perspectiva. O que temos é de encontrar odds de valor
Exacto. Isso é o que se denomina usualmente por value betting...
Existem depois ainda outras alternativas como trading e arbitragem (neste caso não se está a apostar propriamente nos eventos).
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:PT_Trader Escreveu:
Claro. Nem cheguei a fazer contas. Mas mantenho a minha opinião, julgo que não é EV+ ter uma estratégia de apostar somente em odds baixas. Uma taxa de acerto de 70% não é para todos...
Não é a gama de odds que vai decidir se a estratégia é EV+ ou EV-.
É tão difícil ter uam percentagem de acerto acima dos 70% com odds daquelas como é difícil ter taxas de acerto acima de 40% quando se está a apostar em odds de ~2.5....
Tens toda a razão

PT_Trader Escreveu:
Claro. Nem cheguei a fazer contas. Mas mantenho a minha opinião, julgo que não é EV+ ter uma estratégia de apostar somente em odds baixas. Uma taxa de acerto de 70% não é para todos...
Não é a gama de odds que vai decidir se a estratégia é EV+ ou EV-. É tão difícil ter uma percentagem de acerto acima dos 70% com odds daquelas como é difícil ter taxas de acerto acima de 40% quando se está a apostar em odds de ~2.5....
Ora, o que decide a expectância é a relação entre as odds e a probabilidade real do evento acontecer (e não se se escolhem odds altas ou baixas). Se ele quiser ganhar no long-run, tem simplesmente de encontrar as odds mal atribuidas, onde a probabilidade real é maior do que a considerada pela casa (ou então optar por um dos outros métodos que citei).
E já que estamos nisto, ele deve também prestar atenção às margens que são aplicadas pois não são iguais em todos os jogos (por norma, as casas "metem" margens maiores em eventos que são menos concorridos, onde existem menos apostas). A margem é extremamente fácil de calcular, é só considerar todas as odds possíveis para o evento: calcular as probabilidades correspondentes e somar. O resultado de verá ser de 100 e tal % (o "tal" é a margem da casa).
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 15/9/2011 11:53, num total de 1 vez.
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:PT_Trader Escreveu:Rui, essa estratégia não me parece que seja EV+, porque em caso de teres um red, perdes o green de 4/5/6 apostas ganhadoras. Terias que ter uma taxa de acerto mesmo muito elevada, para isso ser uma estratégia ganhadora no longo prazo.
Essas contas estão mal feitas, pt_trader.
Ele precisa de uma taxa de acerto do ordem dos 70%+...
O que disseste aplica-se para odds de 1.2 a 1.25...
PT_Trader Escreveu:Rui, essa estratégia não me parece que seja EV+, porque em caso de teres um red, perdes o green de 4/5/6 apostas ganhadoras. Terias que ter uma taxa de acerto mesmo muito elevada, para isso ser uma estratégia ganhadora no longo prazo.
Essas contas estão mal feitas, pt_trader.
Ele precisa de uma taxa de acerto do ordem dos 70%+.
O que disseste aplica-se para odds de 1.2 a 1.25...

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bigest, Crissssx, danielme1962, Denário, Google Adsense [Bot], josehenry400, Luzemburg, Musus, navaldoc, niceboy, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, Shimazaki_2 e 577 visitantes