Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Van Rompuy: "A Zona Euro não é um café"

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Pata-Hari » 8/9/2011 7:28

Eu acho que a Finlândia deveria sair do Euro se não pode participar. E a decisão deveria vir deles.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Van Rompuy: "A Zona Euro não é um café"

por Elias » 7/9/2011 20:47

Van Rompuy: "A Zona Euro não é um café"
07 Setembro 2011 | 18:34
Ana Laranjeiro - alaranjeiro@negocios.pt

Presidente do Conselho Europeu diz não está previsto nos tratados europeus a saída de um país da Zona Euro.

Os locais mudam, mas o discurso é o mesmo. Herman Van Rompuy, presidente do Conselho Europeu, voltou hoje a dizer que nenhum país vai sair da Zona Euro e que não há nada previsto nesse sentido nos tratados, assinados pelo países membros da Zona Euro.

Na London School of Economics, Van Rompuy, citado pela Bloomberg, adiantou que “não há nada previsto para a saída [de um país] da Zona Euro” e que “a Zona Euro não é um café”.

A incerteza em torno do segundo pacote de ajuda à Grécia tem vindo a gerar um aumento dos receios dos investidores - que tem provocado a escalada dos juros da dívida pública helénica no mercado secundário – e levado muitos economistas a indicar que Atenas terá de abandonar a Zona Euro.

Esta quarta-feira, a Finlândia adiantou que poderá não participar numa segundo resgate à Grécia. A Finlândia, bem como outros quatro países, querem que Atenas dê garantias extra para que integrem o leque dos países que financiam o segundo pacote de resgate.

Ainda há dois dias, Van Rompuy afastou categoricamente a possibilidade de a Grécia abandonar a União Monetária. O mesmo fez Angela Merkel, a chanceler alemã, que alertou ainda para o facto de, se um país deixasse o Euro, isso poderia provocar um “efeito dominó que seria extremamente perigoso”.

Em Londres, Van Rompuy confessou-se adepto da “diplomacia silenciosa” mas não deixou de enviar uma mensagem: “implementar em vez de contornar o que nós acordámos é vital”, de acordo com a agência de informação norte-americana.

Para o presidente do Conselho Europeu, a proposta de encontros periódicos entre os líderes dos 17 membros do euro “é uma boa ideia e não apenas em situações de tensão”.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 223 visitantes