Quico Escreveu:Penso que o bear market a que o vset se está a referir será o correspondente a uma visita à base do canal no movimento actual.
Upss, tens razão Quico, o Vset estava a referir-se aos trends seculares de que geralmente são anotados nos charts com os pontos máximos e mínimo. É que eu, (admito que incorrectamente) considero que há um trend secular desde o início da bolsa e geralmente costumo referir-me a isso como tendência secular de subida. Sorry Vset
Quico Escreveu:De qualquer forma: Porque dá todo o mundo como garantido que, no longo prazo, a tendência de fundo será sempre bull?!
Como diz o povo, "Não há bem que sempre dure..."

Aí já se entra em questões quase filosóficas que é a de discutir se o homem conseguirá ir sempre mais além no progresso que arrasta riqueza geral. Até agora a humanidade provou que sim (ou seja, se houvesse bolsa desde os primórdios da humanidade o gráfico mostraria provavelmente uma tendência reflectida por constantes higher highs e higher lows, ainda que com alguns retracements muito longos).
De qualquer forma, se centrarmos a discussão em algo mais terreno podemos começar por definir o que é o longo prazo (20 anos ? 30 anos ? mais ?). Esse aspecto que referes é mais importante do que parece, sobretudo para quem investe com uma estratégia passiva.
Garantido só a morte, como se costuma dizer.
