
LTCM Escreveu:Os cloners não podem “concorrer” com cláusulas de excepção que só existem devido aos biliões disponíveis para investir.
Exacto, penso que foi esse o sentido que o autor do artigo quis dar, evidenciando aquilo que não está ao alcance do comum dos mortais. Podia era ter ido mais longe e mostrar os número que deixaste, ilustrando que um qualquer anónimo que se limitasse a seguir o WB já batia o mercado.
LTCM Escreveu:No entanto os clones, ou o clone, devido ao mesmo peso dado às N maiores posições (será a tal vantagem do equal weighting ?),chegam a conseguir melhores resultados que o próprio WB.
Pensei que o clone do WB seguia a mesma proporção, assim como por exemplo o SPY segue a proporção do S&P500. Se faz equal weighting acaba por ficar sujeito a diferenças de performance que podem ser tanto maiores ou menores em relação ao WB, quanto mais ou menos ponderado for esse papel no clone, quando comparado com o WB. É uma observação redundante, eu sei, mas apenas para questionar se um clone com equal weighting pode ser considerado um clone (não sei se o portfólio do WB tem uma balanço equilibrado entre as posições nas várias empresas). Parece quase como se o SPY comprasse 1 unidade de cada uma das 500 empresas, sem ligar ao peso.