Estatísticas do comércio internacional 2010
4 mensagens
|Página 1 de 1
MarcoAntonio Escreveu:Não são apenas distribuidoras na área da alimentação, na verdade são generalistas. Eu já as esperava ver ali de resto, ainda há dias no tópico dos "impostos sobre os ricos" eu discutia o interesse económico de criar emprego na área da distribuição...
Sim, o interesse é questionável. Embora também, verdade se diga, que estas cadeias acabam por consolidar aquilo que antes estava espalhado pelo comércio tradicional e que, por ser pequeno, não figurava em lista nenhuma. Agora que, ajudados pelo crédito fácil, potenciaram o consumo e o défice comercial, isso parece ser claro (já estamos fartos de falar disso aqui).
MarcoAntonio Escreveu:Outro dado curioso é o da Autoeuropa aparecer simultaneamente como terceira importadora e segunda exportadora. A exportação líquida deverá ser reduzida, presumo. Estamos a falar basicamente de assemblagem em que a matéria prima virá quase toda de fora (é melhor do que nada, pelo menos a mão de obra é portuguesa, mas enfim, fica o reparo).
Eu tinha ideia que a incorporação nacional ainda era razoável. Fui procurar e encontrei isto onde são referidos 58%. Assim à primeira vista parece bom, mas também não se sabe qual é o liquido desses 58%.
Em projectos destes, que têm incentivos estatais, deveria haver alguma forma de assegurar um saldo comecial liquido, além do mero emprego directo, que é um dado objectivo. Não sei é como se pode fazer porque não é o estado que deve criar empresas fornecedoras, nem pode assegurar que os nacionais são competitivos.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
rmachado Escreveu:Curiosas tabelas...
E pior ainda é ver 3 cadeias de alimentação nas maiores importadoras...
Não são apenas distribuidoras na área da alimentação, na verdade são generalistas. Eu já as esperava ver ali de resto, ainda há dias no tópico dos "impostos sobre os ricos" eu discutia o interesse económico de criar emprego na área da distribuição...
Outro dado curioso é o da Autoeuropa aparecer simultaneamente como terceira importadora e segunda exportadora. A exportação líquida deverá ser reduzida, presumo. Estamos a falar basicamente de assemblagem em que a matéria prima virá quase toda de fora (é melhor do que nada, pelo menos a mão de obra é portuguesa, mas enfim, fica o reparo).
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Estatísticas do comércio internacional 2010
O INE publicou o relatório anual de estatisticas sobre o comércio internacional. É um pdf e um ficheiro de Excel com informação muito densa e detalhada, mas extremamente interessante para quem se interessa pelo tipo de coisas que importamos, o que exportamos, com que países temos défice e superavit, quais as maiores empresas exportadoras e importadoras, etc.
Aqui fica o link:
http://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=IN ... COESmodo=2
A titulo de curiosidade, na página 67 do pdf podem ver o TOP10 das empresas que mais importam e exportam.
Aqui fica o link:
http://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=IN ... COESmodo=2
A titulo de curiosidade, na página 67 do pdf podem ver o TOP10 das empresas que mais importam e exportam.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
4 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Maverick StockMan, Rafael Abreu, sempreamesma, Shimazaki_2 e 606 visitantes