Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

off-topic: Os efeitos do desemprego de longa duração

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por artista_ » 19/8/2011 11:06

Não sei bem o que te dizer, estive apenas pontualmente desempregado, nunca em períodos muito longos... mas há que não desanimar, continuar a tentar!! Eu sempre dei muito valor a amigos e família, nas alturas más são um refúgio importante, demonstram-nos que são a coisa mais importantes!

Abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Marco Martins » 19/8/2011 10:49

Para tudo, seja no emprego ou no desemprego, na vida pública ou na vida privada, deveremos sempre tentar ter um plano de actuação, para sabermos para onde vamos e como havemos de ir...

Certamente já terás seguido inicialmente a um plano para procurar emprego... o que é feito desse plano?
-Actualizaste?
-Reveste?
-Procuraste novas soluções?

Compreendo perfeitamente que o desânimo aumente e que a força de vontade e a esperança se vão desvanecendo... mas a força interior terá de partir apenas de ti e essa é que terá de tentar renovar todas as tuas forças...

Por vezes um pouco de meditação para procurar um pouco mais de estabilidade emocional e um refrescamento das orientações, poderá passar por ir a uma igreja, independentemente de ser católica, protestante, ou qualquer outra... nem que seja a uma sessão de yoga, e procurar mais forças!

Registado: 7/4/2007 17:13

por sargotrons » 18/8/2011 12:41

Scotch, subscrevo as palavras de apoio dos outros foristas!

Queria te deixar uma sugestão para o próximo fim de semana que vale pela actividade e contacto com outras pessoas. Pega nas tuas roupas usadas que já não uses, ou qualquer outra coisa que já não te interesse e vai vender. É o que eu vou fazer este fim de semana, é um pagode o contacto com as pessoas e venho sempre feliz. Prefiro vender a roupa do que dar à paróquia, pois sei que quem compra, por muito irrisório que seja é porque lhe vai dar valor e uso.

Procura uma feira de velharias & artigos usados na tua zona.
Não faz mal!...

Registado: 5/9/2007 15:53

por Tridion » 17/8/2011 17:30

scotch, não desanimes e tenta não deixares de ter rotinas e de conviveres com os amigos/vizinhos/familiares.

É muito importante levantares-te todos os dias relativamente cedo e fazeres aquelas rotinas chatas diárias, que muito não fariam se não fossem trabalhar. Depois sai para a rua, nem que seja para ires à biblioteca ler uns jornais e ir à net ler o caldeirão da bolsa que é de borla :wink: .

Digo-te isto porque um familiar próximo ficou numa situação semelhante e foi-se isolando cada vez mais, reduzindo todos os custos possíveis e impossíveis, gerindo a sua carteira de acções e investimentos, mas o isolamento, o passar horas a fio na net e os problemas normais familiares levou-o a uma depressão grave, que ainda hoje passado 2 anos ainda não se conseguiu recompor!

Por isso fica alerta e nunca desistas, porque mais grave que não teres emprego é não teres saúde!

Se achares que o desânimo está a comandar a tua vida e que te sentes sem força para nada, se calhar o melhor que tens a fazer é procurar ajuda especializada.

Boa sorte e força aí!

Registado: 13/5/2010 17:53

Não quero....

por Iniciado » 17/8/2011 14:17

Não quero deixar de expressar a minha solidariedade para contigo , hoje tenho emprego ,(amanhã não sei)mas calculo o estado de espirito em que te encontras,
já passei por isso há 25 anos , estive um ano no desemprego , nesses anos não havia os problemas de hoje ,após seis meses de desemprego arranjei trabalho como tratorista (coisa que eu nunca tinha feito)a ganhar menos 10 contos do que recebia do subsidio de desemprego , já era muito dinheiro , mas acordar de manhã sem expectativas , sem motivação...sentimo nos quase um empecilho.
Vai á luta e principalmente continua com uma vida social activa (a tendencia é isolarmo nos) que acabas por arranjar qualquer coisa.
Obrigado pelo teu desabafo e não desistas

Registado: 22/12/2005 15:42

Re: off-topic: Os efeitos do desemprego de longa duração

por Zecatreca_1001 » 17/8/2011 13:49

scotch Escreveu:Fiquei desempregado há precisamente um ano,apesar de ter "trabalhado" no Censos entre Março e Maio deste ano.Mas de resto não consigo trabalhar!!!!

Já nem tenho motivação para me candidatar.Há pouco tempo arranjei algumas forças para me candidatar a vendedor D2D para a área das telecomunicações (algo que eu já tinha feito antes).O processo de selecção foi rápido, mas quando cheguei ao primeiro dia de "on-job" desisti!

O facto de estar sem ritmo de trabalho há muito tempo começa a ter efeitos, com tendência a piorar.
Já não tenho disposição,nem motivação para enfrentar os longos e borucráticos processos de selecção das ETT.
Neste momento, entusiasma-me mais ter que gerir o pouco dinheiro que tenho, fazer as lides domésticas, ir às compras e cozinhar!

É só para partilhar.

Viva.

No teu discurso nota-se realmente desânimo.

Além das palavras proferidas pelos restantes, desejo-te uma mente sã e forças para erguer a cabeça.

O facto de haver mais pessoas na mesma situação que tu, não será argumento para baixares os braços.

Não desistas.

Cumprimentos

Registado: 29/11/2007 10:54

por Marco Martins » 17/8/2011 13:09

scotch Escreveu:Fiquei desempregado há precisamente um ano,apesar de ter "trabalhado" no Censos entre Março e Maio deste ano.Mas de resto não consigo trabalhar!!!!

Já nem tenho motivação para me candidatar.Há pouco tempo arranjei algumas forças para me candidatar a vendedor D2D para a área das telecomunicações (algo que eu já tinha feito antes).O processo de selecção foi rápido, mas quando cheguei ao primeiro dia de "on-job" desisti!

O facto de estar sem ritmo de trabalho há muito tempo começa a ter efeitos, com tendência a piorar.
Já não tenho disposição,nem motivação para enfrentar os longos e borucráticos processos de selecção das ETT.
Neste momento, entusiasma-me mais ter que gerir o pouco dinheiro que tenho, fazer as lides domésticas, ir às compras e cozinhar!

É só para partilhar.

Esse é exactamente o problema do desemprego de longa duração... quanto mais tempo se passa sem trabalhar, com menos vontade se fica (não por opção da pessoa, mas por vários factores como o que enunciaste, como por exemplo diminuir o ritmo de trabalho ou a sensação de não se estar adaptado)...

Por isso é importante procurar algo para fazer, nem que seja voluntariado e tentar dividir o tempo como se estivesses a trabalhar.
O ideal será conseguir levantar cedo todos os dias da semana e durante o dia procurar emprego (de manhã e de tarde por e-mail, pessoalmente, envio de CVs, procura de formações) e se possível reservar um tempo para fazer voluntariado num hospital, IPO, lares, etc, etc.

O facto de reconhecer as dificuldades que se tem e desabafar os problemas também é bom. Espero que em breve encontres algo para fazer.

Registado: 7/4/2007 17:13

por bboniek33 » 17/8/2011 13:07

É só para partilhar.

Ee um efeito normal, nao ee o meu caro que tem qualquer fraqueza especiifica. O desemprego prolongado tem em qualquer indiviiduo um efeito desmoralizador. Uma vez que o identificou tao claramente estaa capacitado para enfrentar a situac,ao. Contrarie a ineercia, sinta-se util seja a cozinhar ou a fazer seja o que for. O voluntariado social pode ajudaa-lo e a partilha que fez ee sinoonimo de Forc,a interior.

Boa sorte e cabec,a fria ! Estaa acompanhado por centenas de milhares de concidadaos nessa situac,ao, quase todos sentem esse desanimo que, insisto, ee perfeitamente normal. Ee a Sociedade que estaa doente e nao o "scotch" !
Editado pela última vez por bboniek33 em 17/8/2011 13:09, num total de 1 vez.
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

off-topic: Os efeitos do desemprego de longa duração

por scotch » 17/8/2011 12:36

Fiquei desempregado há precisamente um ano,apesar de ter "trabalhado" no Censos entre Março e Maio deste ano.Mas de resto não consigo trabalhar!!!!

É só para partilhar.

Registado: 23/2/2008 0:35

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], carlosdsousa, Google [Bot], Shimazaki_2 e 105 visitantes