Página 1 de 1

MensagemEnviado: 15/8/2011 21:54
por Automech
Infelizmente as coisas não são como nós queremos ou idealizamos, mas sim como a lei determina. E a legislação é exactamente como o Marco referiu. Por muito que te custe, eles só têm a obrigação legal de reparar, no prazo máximo de 30 dias, sendo a garantia de 2 anos interrompida durante o período em que estiver a reparar. E se forem 10 reparações, são 10 reparações. Isto no âmbito estrito da legislação das reparações.

Além disso a lei consegue ser muito estúpida. Apesar de obrigar à reparação no prazo de 30 dias, mesmo que eles ultrapassem este período, o máximo que se pode fazer é reclamção no livro ou directamente junto da ASAE. Não são obrigado, mesmo nesses casos, a substituir o aparelho. Aquilo que ficam é sujeitos a uma coima, a aplicar pela ASAE na sequência da infracção da legislação, coima essa que não reverte para o consumidor (agradeçam ao Dr. Fernando Serrasqueiro por esta brilhante aberração).

Em termos pessoais o que eu faria, se o fornecedor estiver num concelho que tenha julgado de paz, era escrever ou contacta-los (depende dos canais disponíveis na empresa) e dizer-lhes que ia meter um processo no julgado de paz, por incómodos causados, numa acção tipo 600 ou 700 euros (no valor de um portátil novo), caso eles não substituam o aparelho (mesmo que seja bluff).

Os julgados de paz, por aquilo que me tenho apercebido, já começam a ter algumas sentenças em que condenam as empresas em pequenos montantes, por incómodos causados.

P.S. Já agora, uma coisa que muita gente desconhece é que se um PC tiver, por exemplo, uma motherboard substituída a 1 mês de acabar a garantia, essa motherboard fica com 2 anos de garantia a partir desse momento, ou seja, esse componente específico fica com garantia muito além de terminar a garantia do próprio PC (isto é para evitar quando levam com material refurbished). Não estou em casa agora mas se alguém depois precisar do DL eu deixo aqui. É de 2008, salvo erro.

O melhor é mesmo pedir o livro de reclamações logo

MensagemEnviado: 15/8/2011 20:22
por Fiscalista
Normalmente na worten se o fizeres eles propõe-te uma máquina nova pelo preço da antiga (se quiseres pagas um extra e compras uma máquina melhorzita.
Explica-lhes que é imprescindível teres o computador disponível e ameaça com um pedido de indeminização por cada dia de paragem.

Em tempos comprei um targa no lidl que teve um problema. Acreditas que o computador foi à alemanha, substituiram o disco e entregaram-mo em casa em 8 dias? Toshibas e worten's é para esquecer. O ideal em Portugal é marca branca da chip 7... nem penso duas vezes são mais baratos e a assistência é a sério (rápida) Toshiba e HP só à borla.

MensagemEnviado: 15/8/2011 19:55
por richardj
MarcoAntonio Escreveu:Invocar a lei (se não estou em erro, têm 30 dias legais para reparar a avaria ou substituir o equipamento mas confirma) e solicitar o livro de reclamações. Informa-te também como funciona o livro de reclamações (eles têm 5 dias para enviar uma das 3 cópias para a ASAE em teu nome outra fica no livro e outra para ti (tu deves enviar também para te certificar que chega lá e para eles incorrerem noutra multa se não enviarem. Também podem incorrer numa multa se te recusarem o livro (podes chamar a autoridade se te recusarem o livro, é motivo suficiente e é mais uma infracção em que incorrem).

Aperta com eles... que eles começam a mexer-se.

:wink:


nem mais :) :) :lol:

MensagemEnviado: 15/8/2011 19:51
por Nyk
Vou relatar uma situação que se passou comigo:

Em Abril deste ano comprei uma consola portátil (PSP) ao meu filho, em inicio de julho um dos botões deixou de funcionar, como estava na garantia, desloquei-me a Worten onde tinha comprado a referida consola, onde a funcionária me disse que ia enviar o aparelho para a marca e se no prazo de 30 dias não resolvessem a avaria me davam uma nova, passado 3 semanas ligaram-me para fazer o levantamento da consola, pensando eu que a mesma tinha sido reparada, quando fui para a levantar a funcionária disse-me que a mesma tinha sido substituída por uma nova.

Final feliz! :wink:

MensagemEnviado: 15/8/2011 19:34
por MarcoAntonio
Invocar a lei (se não estou em erro, têm 30 dias legais para reparar a avaria ou substituir o equipamento mas confirma) e solicitar o livro de reclamações. Informa-te também como funciona o livro de reclamações (eles têm 5 dias para enviar uma das 3 cópias para a ASAE em teu nome outra fica no livro e outra para ti (tu deves enviar também para te certificar que chega lá e para eles incorrerem noutra multa se não enviarem. Também podem incorrer numa multa se te recusarem o livro (podes chamar a autoridade se te recusarem o livro, é motivo suficiente e é mais uma infracção em que incorrem).

Aperta com eles... que eles começam a mexer-se.

:wink:

MensagemEnviado: 15/8/2011 19:21
por richardj
olha, vais lá e dizes para eles simplesmente trocarem-te o portátil ou devolverem o dinheiro. se o funcionário disser que não pode fazer nada dizes para ele chamar o superior dele responsável. explicas a situação e se mesmo assim ele disser que não pode fazer nada dizes que inaceitável, que é uma vergonha uma marca que se quer diferenciar pela qualidade estar repetidamente a fazer falhas, e que queres apresentar uma reclamação no livro de reclamações e que vais aconselhar todos os teus amigos e respectivos filhos para deixarem de comprar Toshiba porque é só problemas. e dizes que eles (a Toshiba) só vão ficar satisfeitos quando perderem os clientes todos.

se mesmo assim não conseguires nada, pelo menos tentaste e torce para que quando venha fique bom por uns anos :|

Off topic - avaria repetida

MensagemEnviado: 15/8/2011 19:04
por AikyFriu
Boas
Há cerca de 10 meses comprei um portátil da marca Toshiba
Cerca de um mês depois avariou-se e levei-o à Staples, que o enviou para a Thosiba. Passado um pouco menos de um mês foi-me devolvido a funcionar.
Em dezembro apareceu a mesma avaria, e lá foi para a Staples/Toshiba de onde veio passado menos de um mês.
Durante os primeiros 6 meses de 2011 apenas utilisei o portátil como computador de secretária. No final de julho precisei de utilizar o portátil (como portátil) e a avaria apareceu de novo. Mais uma vez leveio-o à Staples onde ainda está.

A minha questão é esta: não existe na lei portuguesa a obrigatoriedade de substituir/devolver o dinheiro após x vezes a mesma avaria?

Ou muito me engano ou as avarias não vão acabar por aqui. E de cada vez que avaria acarreta-me sérios problemas.

Obrigado pelas respostas

PS: a avaria tem a ver com a alimentação. O computador deixa de receber energia da rede (o transformador está bom). Deste modo assim que acaba a bateria o computador morre.