Off topic - avaria repetida
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Infelizmente as coisas não são como nós queremos ou idealizamos, mas sim como a lei determina. E a legislação é exactamente como o Marco referiu. Por muito que te custe, eles só têm a obrigação legal de reparar, no prazo máximo de 30 dias, sendo a garantia de 2 anos interrompida durante o período em que estiver a reparar. E se forem 10 reparações, são 10 reparações. Isto no âmbito estrito da legislação das reparações.
Além disso a lei consegue ser muito estúpida. Apesar de obrigar à reparação no prazo de 30 dias, mesmo que eles ultrapassem este período, o máximo que se pode fazer é reclamção no livro ou directamente junto da ASAE. Não são obrigado, mesmo nesses casos, a substituir o aparelho. Aquilo que ficam é sujeitos a uma coima, a aplicar pela ASAE na sequência da infracção da legislação, coima essa que não reverte para o consumidor (agradeçam ao Dr. Fernando Serrasqueiro por esta brilhante aberração).
Em termos pessoais o que eu faria, se o fornecedor estiver num concelho que tenha julgado de paz, era escrever ou contacta-los (depende dos canais disponíveis na empresa) e dizer-lhes que ia meter um processo no julgado de paz, por incómodos causados, numa acção tipo 600 ou 700 euros (no valor de um portátil novo), caso eles não substituam o aparelho (mesmo que seja bluff).
Os julgados de paz, por aquilo que me tenho apercebido, já começam a ter algumas sentenças em que condenam as empresas em pequenos montantes, por incómodos causados.
P.S. Já agora, uma coisa que muita gente desconhece é que se um PC tiver, por exemplo, uma motherboard substituída a 1 mês de acabar a garantia, essa motherboard fica com 2 anos de garantia a partir desse momento, ou seja, esse componente específico fica com garantia muito além de terminar a garantia do próprio PC (isto é para evitar quando levam com material refurbished). Não estou em casa agora mas se alguém depois precisar do DL eu deixo aqui. É de 2008, salvo erro.
Além disso a lei consegue ser muito estúpida. Apesar de obrigar à reparação no prazo de 30 dias, mesmo que eles ultrapassem este período, o máximo que se pode fazer é reclamção no livro ou directamente junto da ASAE. Não são obrigado, mesmo nesses casos, a substituir o aparelho. Aquilo que ficam é sujeitos a uma coima, a aplicar pela ASAE na sequência da infracção da legislação, coima essa que não reverte para o consumidor (agradeçam ao Dr. Fernando Serrasqueiro por esta brilhante aberração).
Em termos pessoais o que eu faria, se o fornecedor estiver num concelho que tenha julgado de paz, era escrever ou contacta-los (depende dos canais disponíveis na empresa) e dizer-lhes que ia meter um processo no julgado de paz, por incómodos causados, numa acção tipo 600 ou 700 euros (no valor de um portátil novo), caso eles não substituam o aparelho (mesmo que seja bluff).
Os julgados de paz, por aquilo que me tenho apercebido, já começam a ter algumas sentenças em que condenam as empresas em pequenos montantes, por incómodos causados.
P.S. Já agora, uma coisa que muita gente desconhece é que se um PC tiver, por exemplo, uma motherboard substituída a 1 mês de acabar a garantia, essa motherboard fica com 2 anos de garantia a partir desse momento, ou seja, esse componente específico fica com garantia muito além de terminar a garantia do próprio PC (isto é para evitar quando levam com material refurbished). Não estou em casa agora mas se alguém depois precisar do DL eu deixo aqui. É de 2008, salvo erro.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
O melhor é mesmo pedir o livro de reclamações logo
Normalmente na worten se o fizeres eles propõe-te uma máquina nova pelo preço da antiga (se quiseres pagas um extra e compras uma máquina melhorzita.
Explica-lhes que é imprescindível teres o computador disponível e ameaça com um pedido de indeminização por cada dia de paragem.
Em tempos comprei um targa no lidl que teve um problema. Acreditas que o computador foi à alemanha, substituiram o disco e entregaram-mo em casa em 8 dias? Toshibas e worten's é para esquecer. O ideal em Portugal é marca branca da chip 7... nem penso duas vezes são mais baratos e a assistência é a sério (rápida) Toshiba e HP só à borla.
Explica-lhes que é imprescindível teres o computador disponível e ameaça com um pedido de indeminização por cada dia de paragem.
Em tempos comprei um targa no lidl que teve um problema. Acreditas que o computador foi à alemanha, substituiram o disco e entregaram-mo em casa em 8 dias? Toshibas e worten's é para esquecer. O ideal em Portugal é marca branca da chip 7... nem penso duas vezes são mais baratos e a assistência é a sério (rápida) Toshiba e HP só à borla.
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MarcoAntonio Escreveu:Invocar a lei (se não estou em erro, têm 30 dias legais para reparar a avaria ou substituir o equipamento mas confirma) e solicitar o livro de reclamações. Informa-te também como funciona o livro de reclamações (eles têm 5 dias para enviar uma das 3 cópias para a ASAE em teu nome outra fica no livro e outra para ti (tu deves enviar também para te certificar que chega lá e para eles incorrerem noutra multa se não enviarem. Também podem incorrer numa multa se te recusarem o livro (podes chamar a autoridade se te recusarem o livro, é motivo suficiente e é mais uma infracção em que incorrem).
Aperta com eles... que eles começam a mexer-se.
nem mais



Vou relatar uma situação que se passou comigo:
Em Abril deste ano comprei uma consola portátil (PSP) ao meu filho, em inicio de julho um dos botões deixou de funcionar, como estava na garantia, desloquei-me a Worten onde tinha comprado a referida consola, onde a funcionária me disse que ia enviar o aparelho para a marca e se no prazo de 30 dias não resolvessem a avaria me davam uma nova, passado 3 semanas ligaram-me para fazer o levantamento da consola, pensando eu que a mesma tinha sido reparada, quando fui para a levantar a funcionária disse-me que a mesma tinha sido substituída por uma nova.
Final feliz!
Em Abril deste ano comprei uma consola portátil (PSP) ao meu filho, em inicio de julho um dos botões deixou de funcionar, como estava na garantia, desloquei-me a Worten onde tinha comprado a referida consola, onde a funcionária me disse que ia enviar o aparelho para a marca e se no prazo de 30 dias não resolvessem a avaria me davam uma nova, passado 3 semanas ligaram-me para fazer o levantamento da consola, pensando eu que a mesma tinha sido reparada, quando fui para a levantar a funcionária disse-me que a mesma tinha sido substituída por uma nova.
Final feliz!

"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Invocar a lei (se não estou em erro, têm 30 dias legais para reparar a avaria ou substituir o equipamento mas confirma) e solicitar o livro de reclamações. Informa-te também como funciona o livro de reclamações (eles têm 5 dias para enviar uma das 3 cópias para a ASAE em teu nome outra fica no livro e outra para ti (tu deves enviar também para te certificar que chega lá e para eles incorrerem noutra multa se não enviarem. Também podem incorrer numa multa se te recusarem o livro (podes chamar a autoridade se te recusarem o livro, é motivo suficiente e é mais uma infracção em que incorrem).
Aperta com eles... que eles começam a mexer-se.

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FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
olha, vais lá e dizes para eles simplesmente trocarem-te o portátil ou devolverem o dinheiro. se o funcionário disser que não pode fazer nada dizes para ele chamar o superior dele responsável. explicas a situação e se mesmo assim ele disser que não pode fazer nada dizes que inaceitável, que é uma vergonha uma marca que se quer diferenciar pela qualidade estar repetidamente a fazer falhas, e que queres apresentar uma reclamação no livro de reclamações e que vais aconselhar todos os teus amigos e respectivos filhos para deixarem de comprar Toshiba porque é só problemas. e dizes que eles (a Toshiba) só vão ficar satisfeitos quando perderem os clientes todos.
se mesmo assim não conseguires nada, pelo menos tentaste e torce para que quando venha fique bom por uns anos
se mesmo assim não conseguires nada, pelo menos tentaste e torce para que quando venha fique bom por uns anos

Off topic - avaria repetida
Boas
Há cerca de 10 meses comprei um portátil da marca Toshiba
Cerca de um mês depois avariou-se e levei-o à Staples, que o enviou para a Thosiba. Passado um pouco menos de um mês foi-me devolvido a funcionar.
Em dezembro apareceu a mesma avaria, e lá foi para a Staples/Toshiba de onde veio passado menos de um mês.
Durante os primeiros 6 meses de 2011 apenas utilisei o portátil como computador de secretária. No final de julho precisei de utilizar o portátil (como portátil) e a avaria apareceu de novo. Mais uma vez leveio-o à Staples onde ainda está.
A minha questão é esta: não existe na lei portuguesa a obrigatoriedade de substituir/devolver o dinheiro após x vezes a mesma avaria?
Ou muito me engano ou as avarias não vão acabar por aqui. E de cada vez que avaria acarreta-me sérios problemas.
Obrigado pelas respostas
PS: a avaria tem a ver com a alimentação. O computador deixa de receber energia da rede (o transformador está bom). Deste modo assim que acaba a bateria o computador morre.
Há cerca de 10 meses comprei um portátil da marca Toshiba
Cerca de um mês depois avariou-se e levei-o à Staples, que o enviou para a Thosiba. Passado um pouco menos de um mês foi-me devolvido a funcionar.
Em dezembro apareceu a mesma avaria, e lá foi para a Staples/Toshiba de onde veio passado menos de um mês.
Durante os primeiros 6 meses de 2011 apenas utilisei o portátil como computador de secretária. No final de julho precisei de utilizar o portátil (como portátil) e a avaria apareceu de novo. Mais uma vez leveio-o à Staples onde ainda está.
A minha questão é esta: não existe na lei portuguesa a obrigatoriedade de substituir/devolver o dinheiro após x vezes a mesma avaria?
Ou muito me engano ou as avarias não vão acabar por aqui. E de cada vez que avaria acarreta-me sérios problemas.
Obrigado pelas respostas
PS: a avaria tem a ver com a alimentação. O computador deixa de receber energia da rede (o transformador está bom). Deste modo assim que acaba a bateria o computador morre.
A bolsa é um mundo cheio de oportunidades...
... de perder dinheiro
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