Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Governo alemão contra "eurobonds" >>

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Governo alemão contra "eurobonds" >>

por Luka! » 15/8/2011 10:22

E depois chegam os cortes de "ratings"...OS MERCADOS detestam estes 'rodeios'

Governo alemão diz que "para já" está contra "eurobonds"
15 Agosto 2011 | 10:09
Nuno Carregueiro - nc@negocios.pt
Partido de Ângela Merkel continua a mostrar-se contra a introdução de obrigações europeias, mas mostra sinais de que não está irredutível na utilização desta ferramenta para travar a crise de dívida soberana.
O Governo alemão não é favorável à criação de obrigações europeias (conhecidas por “eurobonds”) para financiar os países da Zona Euro, disse Peter Altmaier, deputado do partido de Ângela Merkel.

Contudo, as declarações de Atlmaier mostram que o partido da chanceler alemã está cada vez menos irredutível nesta medida que muitos defendem que será a única capaz de travar a crise de dívida soberana na Europa

“Nos últimos 12 meses sempre tivemos que decidir qual era o caminho certo a seguir, numa análise caso a caso, e sempre dissemos que não consideramos as ‘eurobonds’ uma boa solução, uma vez que retiram pressão sobre os países afectados”, afirmou Atlmaier em entrevista à rádio Deutschlandfunk, citada pela Bloomberg.

Acrescentou que na Europa “temos uma cultura de estabilidade e solidariedade com aqueles que estão em dificuldades. Estas são as duas faces da moeda e até aqui temos conseguido manter este difícil equilíbrio”.

A Alemanha e a França têm-se mostrado contra a introdução de “eurobonds”, pois esta medida iria transferir risco dos países em dificuldades para os que apresentam uma situação orçamental saudável. Contudo, têm sido cada vez mais as vozes na Europa a pedir a introdução desta medida. O ministro das Finanças de Itália, que sexta-feira apresentou um pacote de austeridade de 45 mil milhões de euros, mostrou-se favorável às eurobonds, sendo que o Reino Unido, apesar de não pertencer à Zona Euro, também defendeu o mecanismo.

Apesar de repetir a oposição a esta ideia, Atlmaier reconheceu que as circunstâncias estão a mudar e “não vale a pena ter posições absolutistas”, pois o mais importante passa por “resolver os problemas concretos”.

“Em todo este debate, ninguém sabia como estes eventos [na Zona Euro] se iriam desenvolver, pelo que temos sido cautelosos em tomar decisões categóricas numa base permanente, mas antes falar sobre o futuro previsível”, disse o deputado alemão, afirmando que “é por esta razão que estamos a dizer que as ‘eurobonds’ não representam a solução correcta para já”.

Esta última frase representa uma posição menos flexível por parte da Alemanha, pois no passado o Governo de Merkel tem sido mais veemente na oposição às obrigações europeias.

>> até os Futuros se estao a assustar destas afirmaçoes ...
:(
Anexos
eURO BREAK.jpg
eURO BREAK.jpg (3.47 KiB) Visualizado 342 vezes
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3396
Registado: 21/10/2003 21:48

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ferreiratrade, macau5m, niceboy, rg7803 e 152 visitantes