
scotch Escreveu:fooman Escreveu:Tenho mais de 35, uma licenciatura, um MBA e mais meia-dúzia de cursos tirados no "estrangeiro". Valeu de muito pouco quando entrei na área financeira na Holanda, onde resido. No meu caso, valeu a experiência... já trabalho desde os 18 anos e desde os 21 que resido em casa própria (arrendada, é claro).
Parabéns!És um profissional de sucesso!!!!!
Denoto no teu discurso bastante amargura com Portugal.Assim sendo, por mais legítima que seja a tua opinião ela está impregnada de preconceito e de sentimentos de ódio.Ou seja a tua opinião é parcial e subjectiva.
Obviamente dispenso esse discurso paternalista e muito menos dos parabéns. Tu é que estás de parabéns por finalmente estares a fazer alguma coisa à tua vida, depois de a teres abandonado por tanto tempo.
O meu discurso obviamente é de amargura. É de quem não conseguiu encontrar oportunidades em Portugal, tanto de emprego como de criação de emprego próprio. Um dia, se eventualmente saíres daí, terás um discurso amargurado como o meu. Mas amargura nada tem a ver com ódio - há que saber distinguir as coisas. Não tenho ódio a Portugal, antes bem pelo contrário, defendo as minhas cores, quiçá mais do que os que aí estão, uma vez que o tenho que fazer todos os dias.
Quanto ao preconceito, assumo algum que penso seja normal para quem experimenta outras "paragens". Vemos algumas coisas a acontecer aí que são puramente culturais e claramente irrepetíveis em qualquer outro lugar. São nossos, mesmo tugas.
scotch Escreveu:fooman Escreveu:Portanto, com 35 anos e sem experiência és velho demais para o sistema financeiro
Como já alguém aqui referiu, estás a fazer juízos de valor, para além de não evidenciares "escuta ativa".Eu nunca escrevi neste topico que pertendo ir para a área financeira, como também não escrevi que nunca trabalhei.
Tudo bem, eu falo do que conheço e, fora qualquer juízo de valor, volto a dizer que 35 anos é muita idade para entrar no sistema financeiro. Se calhar devia ter colocado no início da frase um "por exemplo", mas não me apeteceu (ou nem me lembrei ou não me apercebi que seria necessário). Mas repara que eu até dei o exemplo de optares pelo curso de engenharia! Como estás a escrever num blog ligado à área financeira, optei por dar-te já o seu panorama, obviamente com o intuito de ajudar...