
Dilson Costa Escreveu:Aeroportos portugueses vivem melhor Julho desde 2000
Os aeroportos portugueses estão a receber mais passageiros oriundos do Reino Unido, Espanha e França, num sinal positivo para o turismo português este Verão.
O tráfego de passageiros nos aeroportos portugueses geridos pela ANA aumentou 6,3% no mês de Julho deste ano. O número de passageiros processados superou os 3 milhões, um volume que representa o melhor mês de Julho para os aeroportos portugueses desde 2000 e indica que o turismo português terá bons resultados este ano.
A ANA assinala os crescimentos dos passageiros oriundos do Reino Unido, Espanha e França, sendo que em termos de companhias aéreas, o destaque vai para a TAP e Ryanair. Em conjunto com a Easyjet, estas três companhias aéreas representam 60,5% do tráfego dos aeroportos da ANA, com a TAP a pesar 35,1%.
Em termos individuais, o Aeroporto de Lisboa cresceu 5,1% para 1,56 milhões de passageiros, enquanto o Francisco Sá Carneiro, no Porto, cresceu quase três vezes mais (14,4%), para 626 mil passageiros.
No acumulado dos primeiros sete meses do ano o tráfego comercial de passageiros processados nos aeroportos geridos pela ANA apresenta um crescimento de 10,1%.
Em comunicado a ANA assinala que “foi possível registar este crescimento do tráfego de passageiros graças a uma aposta clara ao nível da promoção e do marketing aeroportuário, e a uma frutuosa relação da ANA com o Turismo de Portugal”
in: Jornal de Negócios
Deixem-me acrescentar que vivo no Porto, no centro da cidade e não me lembro de ver tantos estrangeiros como vi este ano, quer de dia, quer na noite
Isto é muito bom.
O Porto ainda conseguiria crescer mais se a maioria dos voos internacionais não tivessem de ter apenas Lisboa como origem.
Creio que o país inteiro ganharia se alguns dos voos internacionais que saiem de Lisboa, fossem intercalados com saídas do Porto.
É inconcebível que voos para Marrocos, Egipto, Angola, e outros destinos turísticos e de trabalho apenas tenham como saída o aeroporto de Lisboa!
Conseguiríamos assim cativar ainda mais turistas espanhóis do norte de Espanha e certamente viriam ainda mais turistas de outros países o que seria bom para todos nós.