
yabadoo Escreveu:Se calhar sou eu que estou todo baralhado, mas acho que só podes executar uma compra no bid se algum vendedor, por sua iniciativa te vender pelo preço que pedes e portanto só compras ao bid com uma ordem limite/stop.
Ahhh, agora percebo o teu comentário (desculpa se fui confuso mais acima). Sim, claro Yabadoo, se a compra for ao mercado é impossível comprar ao bid (a não ser que naquele exacto instante o bid-ask se altere).
Até aceito perfeitamente que aches incorrecto considerar 0.01 como slipage e que aches que se deva usar apenas 0.005, assumindo, por exemplo, que metade dos últimos closes foram feitos ao preço do bid e que metade dos closes foram feitos ao preço do ask e que, portanto, eu nunca ia 'perder' sempre 0.01 para executar o negócio.
yabadoo Escreveu:Ok, a minha ideia era usasres na mesma as barras de 15min, mas fazeres uma análise estatística dos spreads que os ticks vão mostrando.
Mas estamos a falar de BDs longas, para backtest. Posso ter uma ideia de como é hoje e aplicar o mesmo, mas será sempre especular se há 2 anos, 5 anos, etc. era o mesmo comportamento. Especular, por especular, prefiro ter um regra de slippage, por exemplo 0.01 nas liquidas, e esperar que não esteja muito longe da verdade, seja hoje, seja há 5 anos atrás. Aliás, nas americanas resultou precisamente dessa observação. Daí ter aberto este tópico porque não tenho noção nenhuma do intraday das Europeias.