Fed prepara-se para eventualidade de EUA incumprirem a dívid
1 Mensagem
|Página 1 de 1
Fed prepara-se para eventualidade de EUA incumprirem a dívid
Fed prepara-se para eventualidade de EUA incumprirem a dívida
21 Julho 2011 | 17:02
Hugo Paula - hugopaula@negocios.pt
A Reserva Federal norte-americana está a preparar-se para a eventualidade de os Estados Unidos atingirem a data limite para aumentar o tecto da dívida sem uma solução no Congresso, vendo-se obrigados a incumprir o seu pagamento, reporta a Reuters.
A autoridade monetária dos EUA está a preparar-se para a possibilidade de os Estados Unidos terem de incumprir o pagamento da dívida.
Quem o disse foi Charles Plosser, presidente da Reserva Federal de Filadélfia, citado pela Reuters, que nos últimos meses tem trabalhado de perto com o Departamento do Tesouro, liderado por Timothy Geithner.
“Estamos em modo de plano de contingência”, disse Plosser à Bloomberg. “Estamos todos envolvidos. É um processo de grande actividade”, acrescentou.
No caso de as negociações no congresso norte-americano não permitirem ao governo aumentar o limite de 14,3 biliões de dólares (10 mil milhões de euros) do tecto da dívida, o dinheiro do Tesouro norte-americano literalmente “acaba” e a maior economia do mundo será obrigada a incumprir as suas obrigações para com alguns credores .
Mas o facto de a Fed estar a preparar-se para um eventual incumprimento não quer dizer que os responsáveis acreditem mesmo que vá ocorrer. O Departamento do Tesouro disse reiteradamente que é impensável incumprir a dívida e que não há alternativa a subir o “tecto de endividamento”.
O próprio Charles Plosses sublinhou que o seu “instinto” lhe diz que o presidente Barack Obama e o Congresso vão chegar a acordo. No entanto, esta foi a primeira vez que um responsável norte-americano se prolongou tanto acerca dos preparativos para o eventual incumprimento da dívida.
Nos EUA, a Fed funciona como “o banco” do Departamento do Tesouro, dando provimento aos cheques que o governo dos EUA paga tanto à Segurança Social como aos funcionários públicos".
“Estamos a desenvolver a forma e os procedimentos pelos quais o Tesouro nos comunica aquilo que nós vamos fazer”, disse Plosser. O processo em que a Fed está a trabalha passa por definir “como vai a Fed abordar o pagamento dos cheques, quais terão provimento, quais serão rejeitados”, explicou o responsável à agência noticiosa norte-americana.
- Mensagens: 1191
- Registado: 20/6/2011 21:48
- Localização: 16
1 Mensagem
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ferreiratrade, icemetal, navaldoc, PacoNasssa, Shimazaki_2, silva_39 e 174 visitantes