
Elias Escreveu:Mares,
Em vez de subsidiar a torto e a direito e com critérios altamente questionáveis, reforço estes aspectos que me parecem mais relevantes para alcançar a sustentabilidade:
- primeiro, reforçar a fiscalização e garantir que a lei a é cumprida, nomeadamente no que se refere ao estacionamento e a outros abusos; ou seja, deve haver consequências para quem não paga ou quem estaciona mal; actualmente tens multas brandas (30 euros) que muitas vezes prescrevem - o actual sistema beneficia o prevaricador
- segundo, deve ser caro estacionar no centro das cidades; a a EMEL começou a aplicar isso recentemente, mas a meu ver podia ter ido um pouco mais longe, mas enfim como já referi é uma questão de fiscalização
- terceiri, depois de resolvidos os dois problemas anteriores, então sim poderíamos pensar o que fazer aos transportes; há vários modelos possíveis: um, de que já falei, seria o dos transportes gratuitos, mas podes criar outros, por exemplo, o de criares títulos combinados em que quem estacione o carro num parque pago recebe dois bilhetes de borla para o metro, ou um bilhete diário... enfim há montes de hipóteses; eu acho que a política actual de subsídios é completamente errada e insustentável e o que se deve fazer é onerar o uso dos carros onde eles efectivamente são uma sobrecarga - em lugar de aplicar impostos pesados como o ISP, que acabam por recair também sobre outros utilizadores que usam o carro em zonas menos povoadas onde não há qualquer espécie de transporte...
Exato, tens por exemplo aqui duas medidas dissuadoras do uso do carro.
Eu por exemplo não entendo pq razão não se soma "apenas" 1 Euro ao passe e se "dá" estacionamento perto das estações de comboio..