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MensagemEnviado: 13/7/2011 17:14
por MarcoAntonio
Os automoveis actuais (e já para aí de há uns 10 anos para cá) cortam a injecção se o carro se conseguir mover sozinho, André. Tem é de estar engatado...

MensagemEnviado: 13/7/2011 17:12
por andre_ferreira
Ovelha_Chone Escreveu:Obrigado.

Tinha lido (algures) que o carro em ponto morto consumia mais do que em quinta, mas pelo que li (nos links) não é verdade.

O computador de bordo indica um consumo superior em ponto morto do que em quinta numa descida. Será um erro de programação?

EDIT
Ok obrigado.


eu nao sou especialista mas acho que nao faz mt sentido o carro em ponto morto gastar mais do que em quinta.

se for a descer e em ponto morto o carro so esta a gastar uma quantidade minima de combustivel para o motor estar a trabalhar, se for em quinta o motor está engatado as rodas, logo tem uma rotaçao maior e vai gastar mais combustivel. Penso eu de que.... :roll:

MensagemEnviado: 13/7/2011 17:07
por MarcoAntonio
Lion_Heart Escreveu:
A mim sempre me disseram que o carro gasta mais quando se liga , entao pq os carros novos se "desligam" sempre que param?



Um automóvel gasta mais quando o motor está frio (e se tiver uns anos e alguma perda de óleo crónica também perde mais óleo enquanto está frio).

Os sistemas start-stop que começam a proliferar poupam efectivamente algum combustível em cidade.


Acho que era preferível utilizar os tópicos pré-existentes caso contrário este passa a ser o terceiro ou quarto sobre o tema...

MensagemEnviado: 13/7/2011 17:04
por MarcoAntonio
Ovelha_Chone Escreveu:Obrigado.

Tinha lido (algures) que o carro em ponto morto consumia mais do que em quinta, mas pelo que li (nos links) não é verdade.

O computador de bordo indica um consumo superior em ponto morto do que em quinta numa descida. Será um erro de programação?


Atenção, não é ponto morto!

É engatado...

Tiras o pé do acelerador e deixas o carro descer engatado. Se a descida for suficiente para manter a velocidade ou mais, o computador de bordo deverá indicar 0L/100 no consumo instantaneo.

MensagemEnviado: 13/7/2011 16:52
por Lion_Heart
Ovelha_Chone Escreveu:Obrigado.

Tinha lido (algures) que o carro em ponto morto consumia mais do que em quinta, mas pelo que li (nos links) não é verdade.

O computador de bordo indica um consumo superior em ponto morto do que em quinta numa descida. Será um erro de programação?


A mim sempre me disseram que o carro gasta mais quando se liga , entao pq os carros novos se "desligam" sempre que param?

MensagemEnviado: 13/7/2011 16:50
por Ovelha_Chone
Obrigado.

Tinha lido (algures) que o carro em ponto morto consumia mais do que em quinta, mas pelo que li (nos links) não é verdade.

O computador de bordo indica um consumo superior em ponto morto do que em quinta numa descida. Será um erro de programação?

EDIT
Ok obrigado.

MensagemEnviado: 13/7/2011 16:41
por MarcoAntonio
Já há uns dois tópicos onde isso foi abordado, inclusivamente a campanha da ADENE que já aqui referi.

Aqui ficam os tópicos mais relevantes:

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hlight=110

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... ypermiling


Quanto ao aproveitar as descidas que é a questão que colocas especificamente, os automóveis modernos gastam muito pouco ou simplesmente não gastam nada se a descida for suficiente para manter a velocidade. Desde que não estejas a colocar em causa a segurança, na descida deve-se tirar o pé do acelerador e deixar o carro rolar (e se for preciso travar, a primeira opção deve ser travar com o motor).

Também nas subidas deve-se evitar "puxar" pelo carro (curiosamente vejo muitos condutores a fazer o inverso do que devem, aceleram nas subidas - por vezes mesmo aumentando a velocidade - e travam nas descidas).

Basicamente: a) a estratégia de manter a velocidade é boa em termos de consumo para terreno plano; b) mas é má para terreno com relevo (subidas e descidas). Isto implica que usar o "cruise control" em terreno acidentado é má opção, já agora.

Enfim, isto já está tudo nos outros tópicos, dá uma espreita...



:wink:

OT - Condução eficiente

MensagemEnviado: 13/7/2011 16:39
por Ovelha_Chone
[/quote]Condução eficiente: devagar se vai ao longe

Condução eficiente é o tema da nova campanha da Agência para a Energia (ADENE). E a ideia é sensibilizar os portugueses para a importância de mudar o seu comportamento na estrada. Alexandre Fernandes, director-geral da ADENE, afirmou ao Diário Económico que "os automobilistas podem poupar cerca de 15% na factura dos combustíveis com a adopção de técnicas eficientes de condução". Por isso, conduza a uma velocidade moderada, não faça muitas acelerações bruscas. E, claro, aproveite as descidas! Como já estamos no Verão, cuidado com os excessos do ar condicionado ligado.[quote]

No Diario Economico diz isto.

Aproveite as descidas!
Para quê?