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Caldeirão da Bolsa

OT - Condução eficiente

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 13/7/2011 17:14

Os automoveis actuais (e já para aí de há uns 10 anos para cá) cortam a injecção se o carro se conseguir mover sozinho, André. Tem é de estar engatado...
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FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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por andre_ferreira » 13/7/2011 17:12

Ovelha_Chone Escreveu:Obrigado.

Tinha lido (algures) que o carro em ponto morto consumia mais do que em quinta, mas pelo que li (nos links) não é verdade.

O computador de bordo indica um consumo superior em ponto morto do que em quinta numa descida. Será um erro de programação?

EDIT
Ok obrigado.


eu nao sou especialista mas acho que nao faz mt sentido o carro em ponto morto gastar mais do que em quinta.

se for a descer e em ponto morto o carro so esta a gastar uma quantidade minima de combustivel para o motor estar a trabalhar, se for em quinta o motor está engatado as rodas, logo tem uma rotaçao maior e vai gastar mais combustivel. Penso eu de que.... :roll:
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por MarcoAntonio » 13/7/2011 17:07

Lion_Heart Escreveu:
A mim sempre me disseram que o carro gasta mais quando se liga , entao pq os carros novos se "desligam" sempre que param?



Um automóvel gasta mais quando o motor está frio (e se tiver uns anos e alguma perda de óleo crónica também perde mais óleo enquanto está frio).

Os sistemas start-stop que começam a proliferar poupam efectivamente algum combustível em cidade.


Acho que era preferível utilizar os tópicos pré-existentes caso contrário este passa a ser o terceiro ou quarto sobre o tema...
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FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
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por MarcoAntonio » 13/7/2011 17:04

Ovelha_Chone Escreveu:Obrigado.

Tinha lido (algures) que o carro em ponto morto consumia mais do que em quinta, mas pelo que li (nos links) não é verdade.

O computador de bordo indica um consumo superior em ponto morto do que em quinta numa descida. Será um erro de programação?


Atenção, não é ponto morto!

É engatado...

Tiras o pé do acelerador e deixas o carro descer engatado. Se a descida for suficiente para manter a velocidade ou mais, o computador de bordo deverá indicar 0L/100 no consumo instantaneo.
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por Lion_Heart » 13/7/2011 16:52

Ovelha_Chone Escreveu:Obrigado.

Tinha lido (algures) que o carro em ponto morto consumia mais do que em quinta, mas pelo que li (nos links) não é verdade.

O computador de bordo indica um consumo superior em ponto morto do que em quinta numa descida. Será um erro de programação?


A mim sempre me disseram que o carro gasta mais quando se liga , entao pq os carros novos se "desligam" sempre que param?
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart
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por Ovelha_Chone » 13/7/2011 16:50

Obrigado.

Tinha lido (algures) que o carro em ponto morto consumia mais do que em quinta, mas pelo que li (nos links) não é verdade.

O computador de bordo indica um consumo superior em ponto morto do que em quinta numa descida. Será um erro de programação?

EDIT
Ok obrigado.
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por MarcoAntonio » 13/7/2011 16:41

Já há uns dois tópicos onde isso foi abordado, inclusivamente a campanha da ADENE que já aqui referi.

Aqui ficam os tópicos mais relevantes:

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hlight=110

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... ypermiling


Quanto ao aproveitar as descidas que é a questão que colocas especificamente, os automóveis modernos gastam muito pouco ou simplesmente não gastam nada se a descida for suficiente para manter a velocidade. Desde que não estejas a colocar em causa a segurança, na descida deve-se tirar o pé do acelerador e deixar o carro rolar (e se for preciso travar, a primeira opção deve ser travar com o motor).

Também nas subidas deve-se evitar "puxar" pelo carro (curiosamente vejo muitos condutores a fazer o inverso do que devem, aceleram nas subidas - por vezes mesmo aumentando a velocidade - e travam nas descidas).

Basicamente: a) a estratégia de manter a velocidade é boa em termos de consumo para terreno plano; b) mas é má para terreno com relevo (subidas e descidas). Isto implica que usar o "cruise control" em terreno acidentado é má opção, já agora.

Enfim, isto já está tudo nos outros tópicos, dá uma espreita...



:wink:
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
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OT - Condução eficiente

por Ovelha_Chone » 13/7/2011 16:39

[/quote]Condução eficiente: devagar se vai ao longe

Condução eficiente é o tema da nova campanha da Agência para a Energia (ADENE). E a ideia é sensibilizar os portugueses para a importância de mudar o seu comportamento na estrada. Alexandre Fernandes, director-geral da ADENE, afirmou ao Diário Económico que "os automobilistas podem poupar cerca de 15% na factura dos combustíveis com a adopção de técnicas eficientes de condução". Por isso, conduza a uma velocidade moderada, não faça muitas acelerações bruscas. E, claro, aproveite as descidas! Como já estamos no Verão, cuidado com os excessos do ar condicionado ligado.[quote]

No Diario Economico diz isto.

Aproveite as descidas!
Para quê?
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