Caixa paga juro acima de 8% na emissão com recurso à garantia do Estado
18 Julho 2011 | 19:44
Nuno Carregueiro -
nc@negocios.pt
Banco estatal vai realizar amanhã a emissão de 1,8 mil milhões de euros com recurso à garantia do Estado. O “spread” foi fixado em 4,95%.
A Caixa Geral de Depósitos anunciou hoje que vai concretizar amanhã a emissão de dívida com recurso à garantia do Estado.
O banco estatal vai emitir 1,8 mil milhões de euros em obrigações com maturidade de 3 anos, sendo o “spread” de 4,95%.
Ao “spread” acresce a taxa de juro de mercado, que está hoje nos 2,10%, e a comissão, bem como a taxa de garantia a pagar ao Estado, que foi fixada em 1,348% ao ano. Deste modo, a CGD irá pagar um juro acima de 8% para se financiar com garantia ao Estado. Em comissões ao Estado, o custo da emissão é de 73 milhões de euros.
O empréstimo obrigacionista, de acordo com o despacho do Governo a aprovar a operação, "destina-se a garantir o acesso a liquidez num horizonte temporal de médio prazo, tendo como objectivo financiar a actividade normal do banco, nomeadamente a concessão de crédito a particulares e empresas".
Também o BES e o BCP vão avançar com emissões do género, sendo que o principal objectivo destas operações, que serão colocadas no mercado doméstico, passa por os bancos receberem colaterais que podem depois descontar nos empréstimos obtidos junto do BCE.