Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Investir em Certificados do Tesouro do Brasil

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Be Cool » 11/7/2011 15:13

investor1 Escreveu:Obrigado, desde já, aos dois pelas respostas.

O que é certo é que quer numa resposta quer noutra não vejo o tal "grande" risco que devia estar associado a uma taxa de juro mais elevada.

Para um brasileiro que vive em Portugal e que, portanto, tem maior facilidade em abrir conta lá no Brasil esse parece ser um grande investimento. Se cá no máximo a dois anos pagarem 7%/ano brutos e lá no Brasil pagam 12% liquidos/ano parece ser um investimento "lógico".

O que me falta perceber é realmente se este é um investimento com grande risco ou não e porquê.

Não sei se os certificados do tesouro que referes são os disponibilizados por este site http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesou ... /index.asp

Mas só podem ser subscritos por residentes no Brasil.

É pena, porque o investimento directo parece ser uma boa opção, tendo rendido na última década (2001-2011) cerca de 164%

http://economia.estadao.com.br/noticias ... 3912,0.htm

Registado: 5/10/2005 18:05

por Be Cool » 11/7/2011 15:06

xzx Escreveu:Be cool
Onde é que se encontram essas cotações no Big ?
Obrigado

Tens de pedir num dos centros de investimento. Eles fornecem toda a informação. A mim enviaram por mail uma lista enorme, que ultrapassa em muito a que consta do site respectivo. Basta indicares o ISIN ou especificares o título que pretendes.

por investor1 » 11/7/2011 14:44

jvasco27 Escreveu:
investor1 Escreveu:O que me falta perceber é realmente se este é um investimento com grande risco ou não e porquê.

A noção de risco é um bocado como uma opinião pessoal, cada um tem a sua... :x Podes sempre também perguntar à Moody's... :roll: Se não me engano, a notação da dívida brasileira já atingiu o nível "investment grade".

Se queres uma opinião pessoal, acho que o risco de investir em títulos da dívida brasileira neste momento é bastante inferior ao risco de investir em Portugal. A taxa de juros no Brasil é elevada não propriamente em função do risco, mas sobretudo devido às características muito particulares da economia brasileira, como tentei explicar no post anterior.

Dito de outra forma, eu não investiria todo o meu dinheiro em títulos da dívida brasileira, mas certamente gostaria de tê-los em carteira juntamente com outros de menor risco&retorno (como os alemães, por exemplo).

Muito obrigado pela resposta e esclarecimento. Eu como não tenho um conhecimento profundo da economia brasileira (nem pouco mais ou menos) custava-me perceber esta taxa de juro tão atractiva.

Mais uma vez obrigado.

Registado: 29/5/2009 20:45

por jvasco27 » 11/7/2011 14:37

investor1 Escreveu:O que me falta perceber é realmente se este é um investimento com grande risco ou não e porquê.

A noção de risco é um bocado como uma opinião pessoal, cada um tem a sua... :x Podes sempre também perguntar à Moody's... :roll: Se não me engano, a notação da dívida brasileira já atingiu o nível "investment grade".

Se queres uma opinião pessoal, acho que o risco de investir em títulos da dívida brasileira neste momento é bastante inferior ao risco de investir em Portugal. A taxa de juros no Brasil é elevada não propriamente em função do risco, mas sobretudo devido às características muito particulares da economia brasileira, como tentei explicar no post anterior.

Dito de outra forma, eu não investiria todo o meu dinheiro em títulos da dívida brasileira, mas certamente gostaria de tê-los em carteira juntamente com outros de menor risco&retorno (como os alemães, por exemplo).

Registado: 29/11/2007 9:30

por bráscubas » 11/7/2011 14:25

Be cool
Onde é que se encontram essas cotações no Big ?
Obrigado

Registado: 15/12/2004 16:02

por investor1 » 11/7/2011 14:16

Obrigado, desde já, aos dois pelas respostas.

O que é certo é que quer numa resposta quer noutra não vejo o tal "grande" risco que devia estar associado a uma taxa de juro mais elevada.

Para um brasileiro que vive em Portugal e que, portanto, tem maior facilidade em abrir conta lá no Brasil esse parece ser um grande investimento. Se cá no máximo a dois anos pagarem 7%/ano brutos e lá no Brasil pagam 12% liquidos/ano parece ser um investimento "lógico".

O que me falta perceber é realmente se este é um investimento com grande risco ou não e porquê.

por jvasco27 » 11/7/2011 14:07

A economia brasileira é um "animal" um bocado diferente das economias ditas maduras.

Uma taxa de juros de 12% ao ano é percebida lá como algo razoável, pois já esteve anteriormente em níveis muito mais elevados (a memória do período de inflação alta ou mesmo hiperinflação ainda persiste um pouco). A taxa de retorno de investimentos produtivos na economia brasileira costuma também ser mais elevada que no mundo "desenvolvido", pelo que mesmo a esse nível de taxa de juros ainda é muitas vezes atrativo tomar dinheiro emprestado para investir na economia "real".

O principal motivo para que o Banco Central do Brasil (o equivalente ao Banco de Portugal) mantenha esse nível de juros elevado é o temor de um aumento de inflação causado pelo sobreaquecimento da economia. Essa é uma preocupação que faz sentido, dado que atualmente há uma demanda muito maior que a oferta em vários setores (p.e., mão de obra qualificada, imobiliário, automóveis, etc.) e há um risco real de formação de "bolhas".

O risco de uma desvalorização do real não parece significativo no momento, já que a balança comercial brasileira é fortemente superavitária. Somente uma queda muito acentuada nos preços de commodities agrícolas e minerais (pouco provável dada a demanda da China e afins) ou uma retirada maciça do capital estrangeiro (pouco provável dado que a remuneração desse capital nas economias desenvolvidas é muito baixa) poderiam desencadear uma desvalorização relevante do real.

Registado: 29/11/2007 9:30

por Be Cool » 11/7/2011 13:46

Bem...as obrigações de dívida soberana do Brasil que são disponibilizadas pelo Big e pelo Best estão bastante caras, tipo 105% ou mais e, portanto, pouco atractivas. A situação é agora diametralmente oposta à que existia há poucos anos atrás.
Mas os certificados do tesouro poderão funcionar de modo diferente...

Investir em Certificados do Tesouro do Brasil

por investor1 » 11/7/2011 13:34

Olá a todos!

No outro dia em conversa com um amigo meu que vive no Brasil ele disse-me uma coisa que fiquei a pensar e que não consegui encontrar explicação. Por isso, alguém que esteja mais por dentro da economia do Brasil talvez me consiga ajudar.

Disse-me que investiu há pouco tempo em certificados do tesouro do Brasil com o prazo de dois anos e a taxa liquida que recebe anualmente é de 12%.
Ora bem, eu acho que de facto uma taxa muito boa. Mas por isso mesmo me questionei: isto é bom demais para ser só assim. O risco que existe é o risco do país Brasil. Mas esse risco numa economia a crescer como a brasileira e com a força que está não parece ser, à primeira vista, muito grande. É verdade que está a investir em reais mas mesmo aí racionalmente o que se esperaria que acontece era uma valorização do real em relação ao euro.

Portanto, a minha dúvida é a seguinte: onde é que está o grande risco para pagarem uma taxa destas?

Não se fala em reestruturações de divida no Brasil..

Alguém me consegue elucidar quanto a isto?

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: alucinado, Google [Bot], PacoNasssa e 614 visitantes