Depois da Moody's é a vez da S&P cortar rating da CP e da Refer...
S&P corta "rating" da Refer e da CP (act.)
08 Agosto 2011 | 17:34
Jornal de Negócios Online -
negocios@negocios.pt
A agência norte-americana anunciou esta tarde que desceu a notação de risco da empresa que gere as ferrovias portuguesas. O "rating" da CP também foi revisto em baixa.
A Standard&Poor’s (S&P) desceu o “rating” da Refer para B-. Também a notação de risco da dívida emitida pela CP foi revista em baixa, para o mesmo patamar, B-.
Com esta nova classificação, o "rating" de ambas as empresas públicas desce para um patamar que se situa seis níveis abaixo da linha de investimento especulativo, ou "lixo".
O corte em dois níveis – quer a Refer quer a CP tinham a respectiva dívida classificada em B+ – é justificado pela "crescente probabilidade" de as duas empresas entrarem em incumprimento e terem de receber mais injecções de capital público.
Esse é um cenário que a S&P considera estar mais perto no caso da Refer, que possivelmente dentro de quatro meses não estará em condições de honrar os seus compromissos com os credores. Já a CP deverá, nos cálculos da agência de "rating", enfrentar o mesmo cenário dentro de cinco meses.
As empresas públicas de transporte, designadamente ferroviárias, são cronicamente deficitárias.
No caso da Refer, está previsto que esta absorva a Rave e permaneça pública. Já em relação à CP, o programa acordado com a troika prevê a sua privatização parcial, designadamente o transporte de mercadorias.