rmachado Escreveu:Uhm... não é bem assim..
Os bancos foram coniventes com uma série de práticas menos claras que por exemplo permitiram as pessoas comprar a casa e até fugir aos impostos. (sobre avaliação, multiopções, maroscas com conta poupança habitação, venda de produtos para se baixar o spread... etc)
E note-se que não estamos necessariamente a falar de grandes casas, podemos estar a falar em casas de valor "normal".
Emprestaram sem os devidos cuidados que uma instituição financeira deve ter e claro que muitas pessoas que não fizeram contas ou não sabem fazer contas e que são bombardeadas com estimulos externos foram coniventes.
É claro que temos pessoas que não embarcaram na conversa mas não serão assim tantas...
Todas estas instituições, incluindo as familias, são compostas por pessoas ... e por norma agimos muito por impulso e pouco com a razão. O efeito bola de neve que nos afeta a todos agora negativamente, tb afetou, no passado, positivamente. O Estado tinha $$$, os bancos tb, nós, familias, tb. Vivemos durante anos acima das nossas possibilidades, mas todos nós, nao apenas as familias, mas tb o Estado e a banca, todos. Normalmente nos momentos de crise, repensamos estratégias e criamos mecanismos para nao cometermos os mesmos erros. É normal, é natural. Só os burros é que não aprendem. Se para nós, hoje é normal, pensarmos como foi possivel gastar aquele $$$ daquela forma, como foi possivel nao ter aproveitado para guardar parte dele, para fazer face a situações/momentos mais complicados, como os que vivemos hoje. Curiosamente, a poupança nos dias de hoje é superior á poupança na epoca "dourada". A euforia foi geral, a todos os niveis, as proprias agencias de rating foram na onda. Agora, tudo mudou, muitos acham que para pior, mas se calhar mudou para melhor. A realidade é dura, mas é com ela que devemos viver. Todos temos de recomeçar a viver, com regras e sem desperdicio. Ciclicamente, a vida muda, hoje em dia mais depressa que á 20/30 anos atrás. Temos de ajustar a nossa forma de viver para passar por esses ciclos, sejam eles positivos ou negativos, mais confortavelmente. Temos de deixar de viver numa onda de "efeito carneirada", para onde vai um vamos todos atrás. Vai doer ? vai ... acredito que tenhamos pela frente uma decada complicada e para alguns perdida, mas tb acredito, que mudando a nossa forma de estar, a vida dos nossos filhos, dos jovens daqui a 10/15 anos será bem melhor e com mais certezas do que incertezas.