Fabricante do jogo FarmVille quer encaixar mil milhões com a entrada em bolsa
01 Julho 2011 | 20:13
Paulo Moutinho -
paulomoutinho@negocios.pt
Fabricante do jogo estrela do Facebook já é a mais valiosa da indústria, superando a Electronic Arts.
O FarmVille vai para a bolsa. A Zynga, a fabricante de um dos jogos mais bem-sucedidos do Facebook, já entregou ao regulador do mercado americano, a SEC, o prospecto para dispersar parte do capital.
A operação vai render à Zynga mil milhões de euros, o que corresponde à maior operação de venda inicial da indústria desde a Google, em 2004.
A empresa dá assim o primeiro passo para a entrada em bolsa, numa operação que deverá atrair muitos investidores, a julgar pelo sucesso que os seus videojogos têm naquela que é a maior rede social do mundo. A Zynga diz ter cerca de 215 milhões de jogadores activos por mês.
Ninguém bate a empresa californiana no Facebook. Dos 10 jogos com maior número de utilizadores mensais, a Zynga é autora de sete, seis dos quais nas primeiras seis posições de um "ranking" elaborado pela "Games Blog". O sucesso poderá, em breve, ser partilhado com os investidores no jogo real dos mercados.
Os bancos de investimento já estão escolhidos: Morgan Stanley, Goldman Sachs, Bank of America, Barclays Capital, JPMorgan e Allen.
Com esta operação a Zynga poderá ficar avaliada em 20 mil milhões de dólares.
Mais valiosa que a dona do FIFA
No SharesPost, um mercado virtual que permite a negociação de títulos de empresas ainda não cotadas, a capitalização bolsista da Zynga está avaliada em 15,4 mil milhões de dólares. É um valor que a coloca como a fabricante de videojogos mais valiosa do mundo, acima de empresas como a Activision e a Electronic Arts, que produz o jogo de futebol FIFA.
Os principais accionistas da Zynga poderão ver o esforço financeiro compensado, com as suas fortunas a multiplicarem-se várias vezes, tendo em conta a avaliação potencial da empresa. O maior beneficiário será Mark J. Pincus, fundador e presidente da Zynga, mas também empresas de capital de risco, além da russa Digital Sky e da Google.