Tributação de Dividendos e Mais Valias duplicada
Muito obrigado... já tive a olhar para o anexo J. Então tanto as mais-valias que tiver como os dividendos devo declarar neste anexo? Os dividendos sendo o meu caso o de já me ter sidos descontados à cabeça 15% preencho no campo 420 certo? E as mais-valias? Campo 413?
- Registado: 21/9/2008 15:29
Se calhar não me expliquei bem... Este é o 1º ano que tenho acções americanas numa corretora também americana. Os dividendos que tenho recebido têm sido tributados à cabeça a 15%. Agora pelo que percebo tenho que os declarar e pagar cá mais 21,5%. Errado ou correcto? Caso tenha percebido bem e tenha mesmo que os declarar cá para entrar com mais 21,5%... onde é que declaro? Já tive a olhar para o Anexo G e não vejo sitio para isso.
No caso de optarmos por não englobar e pagar os 21,5%, onde é que se declaram estes dividendos? em que anexo do IRS e quadro? Isto para acções estrangeiras onde à cabeça só me foram descontados os 15% do acordo de dupla tributação... Alguém sabe onde declarar?
Elias Escreveu:Metallising, tu não tens de declarar os dividendos porque eles são tributados autonomamente.
Mas se a taxa aplicada sobre os meu rendimentos for inferior a 21,5%, ao apresentar os dividendos no IRS, é-me devolvida a diferença. Isto foi o que entendi do que a Pata-Hari disse mais acima.
Elias Escreveu:Tridion Escreveu:A ver se eu percebi, temos que pagar impostos dos dividendos no país de origem, que são logo descontados à cabeça. Depois temos que declarar o restante no IRS para ser englobado com o resto dos rendimentos.
Não é bem isso, é pior: são cobrados impostos sobre os dividendos lá e mais impostos sobre os dividendos cá (sem englobamento, a menos que o desejes).Tridion Escreveu:Relativamente às mais-valias, pagamos o imposto só cá declarando-as no irs, é isso?
Sim.
Esclarece-me Elias, se declaro os dividendos no IRS, logo, estou a englobar, correcto? Nesse caso, qual a diferença entre o que disse o Tridion e tu? (colocada a questão desta forma, pode parecer "bruto", não era a intenção

Já agora, devo declarar o valor dos dividendos "brutos", ou já depois de taxados no país de origem?
Caso tenha mais valias numa conta num broker americano sou tributado nos EUA? E em dividendos?
Tenho a mesma dúvida. Anyone?
Se receber dividendos de uma empresa francesa e o meu país fiscal for Portugal, tenho alguma coisa a pagar nos USA?
A ver se eu percebi, temos que pagar impostos dos dividendos no país de origem, que são logo descontados à cabeça. Depois temos que declarar o restante no IRS para ser englobado com o resto dos rendimentos.
Tridion, no meu caso (tendo como correctora a GoBulling), ao receber os dividendos de uma empresa estrangeira sou automaticamente taxado. Por exemplo, quando recebi dividendos da ArcelotMittal, o valor creditado em conta já descontava a taxa de 15% na Holanda + 21,5% em Portugal. Se quiser ver algum de volta, tenho que declarar no IRS.
Voltando à questão da dupla tributação. Não há forma nenhuma de reaver a taxa que me foi cobrada no país estrangeiro?
A título de curiosidade: Fiquei hoje a saber, que aqui na Suiça, onde resido, as mais valias não são taxadas. Além disso, ao preencher o IRS (obrigatório somente para rendimentos superiores a 120k, opcional para os restantes), posso declarar os dividendos e nesse caso é-me devolvida 100% da taxa cobrada no país estrangeiro. Fico então com a obrigação de pagar uma taxa sobre esses dividendos igual aquela que é aplicada sobre os meus rendimentos na Suiça.
Elias Escreveu:Pickbull Escreveu:Elias Escreveu:Metallising,
No caso dos states cobram-te 15 ou 30% consoante tenhas ou não preenchido o formulário W8-BEN.
Que formulário é esse?
É um formulário que podes preencher para solicitar a redução do dividendo retido no caso de acções americanas. Informa-te junto da tua corretora.
Obrigado.
Tenho que ver isso porque senão levam-me o dinheirinho todo!

Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.
É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.
Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.
É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.
Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.
Tridion Escreveu:A pagar esta quantidade de impostos não vou enriquecer com a bolsa
Com os dividendos, dificilmente.
Com as mais-valias, talvez...
Tridion Escreveu:Pelo menos os impostos sobre os dividendos pagos cá já são descontando os pagos lá?
Isso é que era doce

- Registado: 5/11/2002 12:21
Tridion Escreveu:A ver se eu percebi, temos que pagar impostos dos dividendos no país de origem, que são logo descontados à cabeça. Depois temos que declarar o restante no IRS para ser englobado com o resto dos rendimentos.
Não é bem isso, é pior: são cobrados impostos sobre os dividendos lá e mais impostos sobre os dividendos cá (sem englobamento, a menos que o desejes).
Tridion Escreveu:Relativamente às mais-valias, pagamos o imposto só cá declarando-as no irs, é isso?
Sim.
A ver se eu percebi, temos que pagar impostos dos dividendos no país de origem, que são logo descontados à cabeça. Depois temos que declarar o restante no IRS para ser englobado com o resto dos rendimentos.
Relativamente às mais-valias, pagamos o imposto só cá declarando-as no irs, é isso?
Obrigado.
Relativamente às mais-valias, pagamos o imposto só cá declarando-as no irs, é isso?

Obrigado.
Pickbull Escreveu:Elias Escreveu:Metallising,
No caso dos states cobram-te 15 ou 30% consoante tenhas ou não preenchido o formulário W8-BEN.
Que formulário é esse?
É um formulário que podes preencher para solicitar a redução do dividendo retido no caso de acções americanas. Informa-te junto da tua corretora.
Pata-Hari Escreveu:Pata-Hari, se eu optar por englobar os dividendos no IRS o que sucede?
É-me devolvida a diferença entre os 21,5% e a percentagem que desconto para IRS sobre o meu salário?
Não exactamente, o englobamento obriga-te ao englobamento de todos os teus rendimentos e mais algum. E a taxa é calculada em função do que for a totalidade dos rendimentos e que tende a ser mais elevada do que a percentagem liberatória. Raras são as excepções.
Desculpa a minha ignorância, mas o que é a percentagem liberatória?
Imaginemos que tenho um rendimento anual de 15k, imaginemos que para esses rendimento está tabelada uma taxa de 15% de IRS. São esses 15% que irei pagar em vez de 21,5%?
Também tinha algumas dúvidas sobre estas questões da dupla tributação de dividendos, pois este é o 1º ano que trabalho com acções americanas e nos dividendos até agora recebidos tenho pago 15%, ou seja com acordo de dupla tributação.
Já percebi que o resto tem de ser pago cá em Portugal (21,5%), mas ainda não percebi como declaro estes dividendos. IRS anexo G? em que quadro?
Já percebi que o resto tem de ser pago cá em Portugal (21,5%), mas ainda não percebi como declaro estes dividendos. IRS anexo G? em que quadro?
Pata-Hari, se eu optar por englobar os dividendos no IRS o que sucede?
É-me devolvida a diferença entre os 21,5% e a percentagem que desconto para IRS sobre o meu salário?
Não exactamente, o englobamento obriga-te ao englobamento de todos os teus rendimentos e mais algum. E a taxa é calculada em função do que for a totalidade dos rendimentos e que tende a ser mais elevada do que a percentagem liberatória. Raras são as excepções.
Quem está ligado: