AutoMech Escreveu:
Boa Jolly, continuas sem ver que se uma empresa vende 100.000 alfaces por ano e se ao longo do ano o preço baixa (deflação), tudo o resto igual, é óbvio que o lucro desce.
Lucro a descer = problema para a empresa. Mas isso não interessa nada nem tem impacto nenhum na economia, claro.
Ou seja a deflação é irrelevante, quer para quem compra, quer para quem vende. Que espectáculo.
Já alguma vez alguém te disse que és um chato?
Digo-te eu - és um chato - pronto está dito
Eu vou tentar explicar...
O cabeça de atum que te vendeu a teoria de que a deflacção é o terror da economia esqueceu-se de um detalhe.
É que no cenário do teu cabeça de atum os porcos são os trabalhadores.
Esses bandidos deitaram-se ontem a ganhar 1000 euros por mês e acordaram hoje com um salário mais valioso, vamos dizer que hoje estão com um poder de compra equivalente a 1100 euros.
Agora vão-se habituar à fruta e não vão fazer a vida deles. Não vão comer, não vão beber, não vão ao cinema, não vão cortar o cabelo, não vão comprar casas, etc, etc.
Porquê? Porque são uns malandros. Vão estar á espera que para o mês que vem as coisas sejam mais baratas, mas mesmo assim vão ser tão canalhas que ainda vão esperar mais porque agora a espiral é para baixo.
É interessante, mas é mentira. Nem as coisas são tão repentinas assim.
E ainda é menos verdade, porque o cabeça de atum que te contou essa história não consegue ver as empresas a beneficiarem nada, nada, nada desta desgraça. É só miséria.
Imagina tu que as matérias primas não baixaram, os serviços também não, os processos produtivos não se tornaram mais eficazes e modernos e portanto as empresas estão desgraçadas. É só prejuizo.
Vai lá perguntar ao cabeça de atum que te contou essa história o porquê disso e depois vem cá dar-me a resposta.
Pela teoria do teu cabeça de atum a IBM já não existia. Tem aquela mania de vender as coisas mais baratas e melhores. E a Nokia devia já ter ido com os porcos. Bandidos que fazem todos os anos mehores e mais baratos telemoveis. Mas que chatice.
Já agora, se tu fores um artista daqueles de plastico que pinta uns quadros e os vende por 200 euros e vendes 50 quadros por ano, e eu for também um artista desses de plastico mas que tenho uns amigos bem colocados que me acham o maximo, facto que me permite vender os meus quadros por 25.000 euros e eu vendo 1 ou 2 quadros por ano, qual de nós 2 ganha mais?
Este ultimo exemplo foi para te ajudar a extrair conclusões daquela parte em que eu disse que o que me interessa é o que tu lucras e não a quantidade do que tu vendes.
Para concluir a parte em que tu te estampas ao comprido é ali em cima no teu primeiro parágrafo quando dizes "tudo o resto igual".
É que seria impossivel ficar tudo o resto igual.
....