Elias Escreveu:AutoMech Escreveu:Elias Escreveu:Lion_Heart Escreveu:Que raio de mania tem estes tipos de não por iva nos preços. Para mim é so mais uma forma de enganar o consumidor
como se alguem pudesse entrar numa loja e dizer : eu quero sem iva.
Pelo contrário. Preços com IVA é que são um engano, pois muitas vezes a taxa de IVA mexe e o preçlo final fica igual.
Explica lá isso Elias
Eu explico.
Imagina o seguinte:
Situação 1 - um restaurante anuncia menu turistico 9,9 euros + IVA. O governo mexe no IVA (sobe 2 pontos). O preço final da refeição altera-se. O anúncio não se altera. O Estado arrecada mais, o dono do restaurante recebe o mesmo que recebia.
Situação 2 - um restaurante anuncia menu turistico 9,9 euros IVA incluído. O governo mexe no IVA (sobe 2 pontos). O dono do restaurante decide não mexer no preço final da refeição não se altera porque 10,1 euros é menos interessante para anunciar do que 9,9 euros. O anúncio não se altera. O Estado ganha mais, o dono do restaurante ficou a perder.
Situação 3 - ginásios. Mensalidade = 50 euros + IVA. O governo baixa a taxa de IVA de 23 para 6%. O preço final sofre a redução correspondente. Não há suspeições sobre alguém andar a meter ao bolso.
Situação 4 - ginásios. Mensalidade = 50 euros com IVA incluído. O governo baixa a taxa de IVA de 23 para 6%. O preço final mantém-se nos 50 euros. Surgem suspeições (mais do que legítimas) sobre alguém, que não o cliente, andar a meter ao bolso a redução do IVA.
Em minha opinião, anunciar preços antes de IVA torna tudo mais transparente.
Não estou de acordo, normalmente fala-se de preços sem iva a nivel comercial quando se trata de venda por grosso, o caso de armazenistas por exemplo um caso conhecido a Makro, nunca quando se trata de preços para o consumidor final, não faz sentido nenhum o consumidor andar a calcular o IVA de "cabeça".
Esse exercico que fizestes não é muito relevante pois em situação normal o IVA é um imposto estável e essas questões não se colocam, também partes de um principio errado ao imaginares que os preços no restaurante não subiriam e seria o dono a absorver a diferença.
Aliás se os preços fossem apresentados sem IVA isso levaria a uma falsa sensação de que o produto custaria menos que na realaidade custa, isto acontece frequentemente se vires os folhetos promocionais da Makro, ficas com a sensação que os produtos são mais baratos, fazes contas e a maior parte das vezes não compensa.
Cumpt