ESMA - European Securities and Markets Authority
11 mensagens
|Página 1 de 1
caracinha Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:caracinha Escreveu:Marco,entao Portugal e as empresas deviam fazer como o BES .se um empregado meu fala mal de mim vai para o olho da rua certo assim faziam com as agencias de rating .
Qual é a utilidade para o mercado de Agências de Rating que dão sempre avaliações favoráveis?
mas nao e isso que tem se visto a utilidade das mesmas agencias com avaliaçoes por vezes falsas com intençoes de fazer o mercado mexer no sentido que lhes interessa
Caracinha, ambas as coisas são um problema e retiram utilidade à avaliação. Uma não é a solução da outra...
A solução é ter-se uma entidade o mais independente e objectiva possível.
Uma agência de avaliação que avalia de acordo com os seus próprios interesses não serve o mercado e é uma fonte de problemas. Uma agência que avalia de acordo com os interesses de quem passa o cheque (o Banco a ser avaliado ou o Estado a ser avaliado), idem!
Aliás, alegadamente, as duas coisas já aconteceram no modelo actual das agências privadas existentes ou pelo menos já foram acusadas de ambas as coisas. E é possível que tenham acontecido já ambas as coisas, sim, eventualmente em diferentes momentos no tempo ou com diferentes alvos de avaliação.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Trata-se de uma Agência Europeia sobre a alçada da União Europeia: é uma estrutura da própria União Europeia assim como o é o BCE, por exemplo.
Só que enquanto o BCE tem uma finalidade (gerir a política monetária dentro da União Europeia) esta seria mais uma entidade de supervisão (entre várias, esta destina-se contudo a desempenhar um papel semelhante ao da Fitch, Moody's, etc).
Qualquer entidade está sujeita a problemas e ineficiências - mesmo uma entidade de supervisão, naturalmente - mas o tipo de questão que eu referi atrás sai extremamente minimizada quando em comparação com uma agência financeira privada que têm interesses directos e indirectos vários nas entidades que avaliam.
Só que enquanto o BCE tem uma finalidade (gerir a política monetária dentro da União Europeia) esta seria mais uma entidade de supervisão (entre várias, esta destina-se contudo a desempenhar um papel semelhante ao da Fitch, Moody's, etc).
Qualquer entidade está sujeita a problemas e ineficiências - mesmo uma entidade de supervisão, naturalmente - mas o tipo de questão que eu referi atrás sai extremamente minimizada quando em comparação com uma agência financeira privada que têm interesses directos e indirectos vários nas entidades que avaliam.
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
caracinha Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:caracinha Escreveu:Marco,entao Portugal e as empresas deviam fazer como o BES .se um empregado meu fala mal de mim vai para o olho da rua certo assim faziam com as agencias de rating .
Qual é a utilidade para o mercado de Agências de Rating que dão sempre avaliações favoráveis?
mas nao e isso que tem se visto a utilidade das mesmas agencias com avaliaçoes por vezes falsas com intençoes de fazer o mercado mexer no sentido que lhes interessa
Basicamente não é muito diferente de teres casas de investimento a emitirem recomendações de compra e venda sobre acções.
E basicamente o tipo de suspeições a que assistimos quando as acções caem são da mesma natureza, com teorias da conspiração sobre tudo e mais alguma coisa.
- Registado: 5/11/2002 12:21
MarcoAntonio Escreveu:caracinha Escreveu:Marco,entao Portugal e as empresas deviam fazer como o BES .se um empregado meu fala mal de mim vai para o olho da rua certo assim faziam com as agencias de rating .
- Registado: 23/6/2009 21:43
MarcoAntonio Escreveu:A indignação é sobre quais (que) ratings emitem e pelo facto ainda de poderem ter interesses envolvidos na emissão dos mesmos ratings e não pelo facto de emitirem ratings.
Como a emissão desses ratings está actualmente sobre um véu de dúvida (a qualidade, independência e objectividade das emissões) estudam-se alternativas para as substituir ou complementar, nomeadamente na Europa para a criação de uma agência europeia (uma vez que elas emitem informação da qual o mercado "precisa" e por enquanto aquelas 3 são as únicas alternativas disponíveis).
Basicamente é isto...
E com essa agência europeia não pode acontecer o mesmo? Ou é suposto ser independente?
Se a ideia tiver pernas para andar, e eu julgo que tem embora possa vir a demorar algum (muito) tempo a implementar, vai ser interessante ver qual o rating que irão atribuir aos EUA.
Ai poderá estalar o verniz entre a Europa e os EUA.
Ai poderá estalar o verniz entre a Europa e os EUA.

Uma das maiores dificuldades é saber esperar. A impaciência é inimiga do êxito.
caracinha Escreveu:Marco,entao Portugal e as empresas deviam fazer como o BES .se um empregado meu fala mal de mim vai para o olho da rua certo assim faziam com as agencias de rating .
A indignação é sobre quais (que) ratings emitem e pelo facto ainda de poderem ter interesses envolvidos na emissão dos mesmos ratings e não pelo facto de emitirem ratings.
Como a emissão desses ratings está actualmente sobre um véu de dúvida (a qualidade, independência e objectividade das emissões) estudam-se alternativas para as substituir ou complementar, nomeadamente na Europa para a criação de uma agência europeia (uma vez que elas emitem informação da qual o mercado "precisa" e por enquanto aquelas 3 são as únicas alternativas disponíveis).
Basicamente é isto...
Basicamente é isto...
Hoje na TV disseram que o Estado e as empresas pagam às agências de rating para serem avaliados.
Se isto é mesmo assim, não percebo a indignação (nomeadamente por parte do Estado) sobre o facto de as agências emitirem ratings sobre os países e as empresas.
http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/publi ... -4071.html
Se isto é mesmo assim, não percebo a indignação (nomeadamente por parte do Estado) sobre o facto de as agências emitirem ratings sobre os países e as empresas.
http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/publi ... -4071.html
ESMA - European Securities and Markets Authority
Pelo que li, esta agência europeia deveria substituir a Moody's, S&P, Fitch e quejandos na avaliação dos mercados e países.
Isto não deveria já estar a funcionar? Li no Finantial Times que não há acordo sobre o papel da entidade...
Isto vai dar em alguma coisa, ou foi só areia para os olhos, para dar ideia que se fez algo?
Links:
ESMA - http://www.esma.europa.eu/index.php?page=cesrinshort&mac=0&id=
Artigo de uma publicação alemã sobre o tema: http://www.dw-world.de/dw/article/0,,15187376,00.html Resumo: a ideia é boa, mas ninguém tem tom*tes para avançar.
Isto não deveria já estar a funcionar? Li no Finantial Times que não há acordo sobre o papel da entidade...
Isto vai dar em alguma coisa, ou foi só areia para os olhos, para dar ideia que se fez algo?
Links:
ESMA - http://www.esma.europa.eu/index.php?page=cesrinshort&mac=0&id=
Artigo de uma publicação alemã sobre o tema: http://www.dw-world.de/dw/article/0,,15187376,00.html Resumo: a ideia é boa, mas ninguém tem tom*tes para avançar.
11 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado: