
Drecksack Escreveu:Pelo tipo de comentários parece que as pessoas não sabem diferenciar entre um crash e uma correcção.
Cya.
penso que este tópico é sobre crash
podes abrir outro sobre correção
--
já agora como comentas esta noticia?
e como pensa que se vai operar a correção?
cump
http://economico.sapo.pt/noticias/bcp-e ... 20394.html
BCP e BPI em mínimos históricos em maré vermelha em Lisboa
Alberto Teixeira
10/06/11 16:38
--------------------------------------------------------------------------------
Acções do BCP voltaram a tocar mínimos históricos.
--------------------------------------------------------------------------------
.Apenas uma cotada sobreviveu na última sessão da semana. Acções do BCP voltaram a bater mínimos históricos.
O principal índice português, o PSI 20, caiu hoje 1,61% para 7.291,24 pontos, fechando em mínimos de 11 de Janeiro deste ano. Foi um dia bastante negativo para Lisboa, pressionada sobretudo pelo mau desempenho das cotadas com maior ponderação no índice nacional: EDP, Portugal Telecom, Jerónimo Martins e sector da banca.
Pela Europa, a sessão também foi negativa nas principais, com o abrandamento da economia mundial e as incertezas em relação à situação da Grécia a preocupar os investidores. E isto depois de a agência de notação financeira Moody's ter anunciado ontem que os "riscos de incumprimento nos países periféricos da Europa continuam a aumentar". O parisiense CAC 40 tombou quase 2% e o madrileno IBEX 25 caiu 1,69%. O alemão DAX 30 recuou 1,25%.
"Os mercados foram todos penalizados pelos maus números das exportações na China que agravam os receios de que a economia global comece a desacelerar, a que se juntou a incerteza com a Europa e o BCE, que estão em posições divergentes sobre como lidar com um novo resgate da Grécia", explicou um dealer à Reuters.
Fora dos mercados bolsistas, os juros das Obrigações do Tesouro (OT) portuguesas subiram em praticamente todos os prazos, com destaque para a taxa a 10 anos, que avançou até um novo máximo histórico nos 10,339%.
Por Lisboa, a maré vermelha que assolou o índice poupou apenas a Ren, que subiu 0,65% para 2,48 euros. As restantes cotadas fecharam a semana em baixa, com especial destaque para a EDP, que desceu 2,91 para 2,50 euros, depois de ter registado ontem a maior subida desde Abril.
Por outro lado, também no sector financeiro as perdas foram significativas, depois de ontem a Moody's ter colocado o ‘rating' de solidez financeira da banca nacional em revisão e avisou que a eventual reestruturação da dívida grega poderá conduzir a um ‘downgrade' dos ‘ratings' helénico e português.
As acções do BCP perderam 2,68% para 0,43 euros e nunca valeram tão pouco. Na próxima segunda-feira, o banco liderado por Carlos Santos Ferreira apura os resultados da operação pública de subscrição de novas acções. Já os títulos do BPI deslizaram 2,42% para 1,008 euros. Tratam-se de mínimos de 15 anos. Também o BES perdeu 2,43% para 2,53 euros e o Banif cedeu 0,69 para 0,72 euros.
Com grande ponderação no índice nacional, também a Portugal Telecom e da Jerónimo Martins pressionaram a praça lisboeta ao cair 1,46% e 1,18% para 7,1 e 12,9 euros, respectivamente. A telefónica liderada por Zeinal Bava foi recentemente alvo de ‘downgrades' por parte da S&P e da Moody's.