Página 1 de 1

MensagemEnviado: 3/6/2011 16:17
por arnie
Direita? Qual direita? Mas Portugal alguma vez teve um partido de direita? Aliás, qual o conceito de direita (sabendo de antemão que é o inverso da esquerda :P )?

A direita, supostamente é apologista de um mercado livre, sem barreiras. Ora na Europa, onde é que existe um mercado livre? Existe algum país (Europeu) onde os governos não protegem as suas empresas de serem adquiridas por outras quando estas pertencem a um outro país? É isto um mercado livre?

A direita Europeia tem muito de esquerda. A direita Portuguesa tem muito de esquerda.

Ganhe o PS (fosgasse, deus nos livre) ou o PSD, o resultado final será o mesmo. A politica não é assim tão diferente, pelo menos aquela que diz directamente com os mercados financeiros.

MensagemEnviado: 3/6/2011 14:52
por helderjsm
Eu acho é que o povo acha melhor a direita quando as coisas estão mal e temos um governo de esquerda. E. Surpresa. Acha que é melhor um governo de esquerda quando as coisas estão mal e temos um governo de direita.

Concordo com o Elias. A história não evidencia nada disso e podemos ver pelos Estados Unidos que têm sido sempre um governo de Direita e até mesmo minarquista como alguns aqui têm insinuado e no entanto já teve duas falências no passado século, a grande depressão e neste momento têm uma taxa de desemprego de 9,1%.

Esquerda ou Direita só faz sentido falar quando se trata de extrema esquerda e extrema direita (contra o qual sou completamente contra).

Quanto ao tema essencial acho que não faz grande diferença para a bolsa se o governo é de esquerda ou de direita. O que faz diferença é o que o país mostrar lá para fora.

Re: As eleições e a bolsa

MensagemEnviado: 3/6/2011 14:50
por l50565
Eu diria a bolsa portuguesa benificiaria essencialmente por duas razões:
-O PSD parece-me mais determinado em cumprir o acordo com a troika, por ter um programa virado para o compromisso assumido no acordo ao contrário do programa do governo actual;
-a credibilidade que o governo socialista tem é no meu entender bastante baixa, pelas inumeras tentativas falhadas de pôr ordem nas contas públicas e pelas intervenções públicas primeiro-ministro e seus ministros as quais revelavam um optimismo que se revelou desastroso.

Resta aguardar que se confirme a maioria entre PSD e PP, que é nesta altura fundamental.

MensagemEnviado: 3/6/2011 14:44
por eviruxa
Resta saber o que os analistas entendem por "estabilidade no governo"? :wink:

As eleições e a bolsa

MensagemEnviado: 3/6/2011 14:28
por Elias
Embora o assunto já tenha sido aflorado noutros tópicos, creio que vale a pena analisá-lo separadamente.

A questão é: uma maioria de direita é melhor para a bolsa?

Muita gente acha que sim. A história não evidencia nada disso.

Eu acho que no médio-longo prazo é completamente indiferente (embora possa haver algumas subidas no curto prazo).



Maioria PSD e PP é a favorita para a bolsa de Lisboa
03 Junho 2011 | 00:01
Paulo Moutinho - paulomoutinho@negocios.pt

Analistas antecipam valorização das acções com estabilidade no Governo.

À entrada para o último dia de campanha eleitoral, o PSD vai ganhando vantagem. Mas está longe de uma maioria absoluta. E não é garantido que a consiga coligando-se com o PP. Mas esse seria o melhor cenário para as acções da bolsa de Lisboa, segundo os analistas.