
frodovic Escreveu:Zeb_PT Escreveu:Compreendo o que frodovic defende mas existe uma premissa errada. Um dos problemas da gestão, nomeadamente a publica, é que podes ter uma gestão muito boa a curto prazo mas muito má a longo prazo.
Vejamos os casos dos hospitais, de maneira a ter melhores resultados estão em falta para com os seus fornecedores um ou dois anos pagando juros de mora que no imediato, a curto prazo, dão melhores resultados que a longo prazo que vais pagar muito mais do que se fosses rápido no pagamento das dividas.
A avaliação duma gestão não se faz mensalmente, até anualmente é muitissimo dificil.
O que é preciso é responsabilizar quem gere mal! Considero mesmo viavel processar por incompetncia, pois tal como se processa um médico por incompetencia, também se pode e deve processar um gestor por incompetencia! E obviamente acabar com empresas publicas que so dão gasto e não são fulcrais para o estado, como os transportes, permitir que se criem necessidades para que os privados, com eficiencia e CONCORRENCIA, se "aproveitem" dessas necessidades!
Isso são questões técnicas de avaliação. Obviamente que caso a caso têm de se estabeler critérios e objectivos ...
Cheira-me que muitos dos que vieram aqui comentar devem ser empresários, e como o típico empresário "tuga" não é mais que um aldrabão que pensa apenas na sua carteira e nas férias que quer fazer nas Maldivas à custa da exploração pura e simples de mão-de-obra, muitas vezes altamente qualificada (que em Portugal começa a deixar de ser rara).
Quando este tipo de aldrabão "tuga" (que não é de esquerda nem de direita mas tão só egoísta) acordar para a realidade teremos um país falido e sem empresas por culpa deles. Como se costuma dizer "quem tudo quer tudo perde"...
Para nos tentarem aldrabar (coisa que praticam diariamente) querem vender-nos que é assim em todo o lado, mas esquecem-se eles que os poucos que ainda cá ficaram têm muitos ex-colegas já espalhados pelo mundo a pintarem um cenário diferente (e estranhamente muito parecido com aquele que aqui propus).
Portugal caminha para o abismo e os "empresários", "políticos" e "gestores" tugas, muito mais que o povo, MERECEM-NO !!
Para os que me chamam comunista. A minha resposta é que comunismo é aquilo em que vivemos hoje. Em que trabalhes muito, pouco ou nada recebes o mesmo, enquanto meia dúzia enchem os bolsos. Isso é que é comunismo e é esse o retrato do país real !!
Pelo que li são todos os empresários. Possivelmente até o teu patrao.
Vou meter aqui a colher:
Proponho que tu, como Mestre Eng.º, com o grau académico que tens e com a tua mais valia que é o teu mestrado, te aventures a ser um empresário.
Mostra aos outros como se faz!
Sê responsável e dá a cara por uma empresa.
Lembra-te que ao final do mês tens contas para pagar. Lembra-te que tu tens de ganhar os teus 2000euros e que tens de pagar, SS, IRS, fornecedores,...., água, luz, gasoleo, etc. Sobretudo, lembra-te que tens de pagar ordenados aos funcionários. Esquece feriados, fins de semana, férias e noites bem dormidas.
Coragem.
Meu caro: se fores capaz disso (e se fores mais humilde), tiro o chapéu e faço-te uma vénia.
Cumprimentos