
joaoventura Escreveu:Vou colocar aqui o bedelho na conversa..Já há cerca de 2 anos que estou nessa situação de trabalho em casa, e, por experiência própria, confirmo:
- Se a pessoa trabalhar com objectivos concretos e prazos delineados, este tipo de modelo é aplicável.
- É necessário algum auto-controlo devido à tendência natural para começar a procrastrinar, mas mantendo prazos certos para entregar partes do trabalho, essa situação é contornável.
- Quando os prazos apertam, tenho de trabalhar mais que o normal durante o dia, mas para quem não trabalha por conta-própria é necessário determinar alguns limites razoáveis em relação aos mesmos prazos (senão a pessoa trabalha mais horas em casa que os outros na empresa). Quanto a esta questão, quem não trabalha por conta-própria deve definir com o empregador prazos "razoáveis"!
- Normalmente (leia-se, em velocidade de cruzeiro) trabalho 2 a 3 horas por dia, sem distrações, altamente eficiente (comparando com outros colegas na mesma situação, e medindo pelo cumprimento dos prazos combinados)
- Não vivo nada alienado do mundo real! Frequento este fórum onde obtenho informação "processada" em termos de notícias sobre política, economia, etc. Sei muito bem o que se passa no mundo.. Tenho actividades paralelas (ex: música) onde resolvo o problema da sociabilização. Mas há pessoas para o qual isso é mais importante, outras para o qual é menos importante..
- Tenho muito tempo disponível para outros "projectos": Desde ir à piscina ou fazer outro treino físico antes de começar a trabalhar. Em dias de bom "tempo", treino (no desporto o qual sou federado). Passo tempo suficiente com a família e sobra tempo para outros projectos paralelos, leituras, enriquecimento pessoal, gestão financeira, etc. etc. etc. Neste momento ando a mexer com uma ROM dos telemóveis Android (Cyanogenmod7, para quem conhecer)..
- Cada qual sabe de si, mas eu sinto-me bastante bem com esta situação de trabalhar em casa, e recomendo..
Estou na área de Informática..
Cumps,
João Ventura
Exacto, o João acabou de enumerar as condições para o teletrabalho funcionar.

Ainda a pouco tempo vi uma apresentação de um Português que trabalha em casa para uma empresa que "só" faz o Wordpress.
E ele enumerava as vantagens e desvantagens do mesmo, diga-se que desvantagens eram poucas...
Como ainda muitas empresas têm o culto do horário fabril e controle por meio visual... (ou seja ver a pessoa.
