Fingerspitzengefuhl Escreveu:Se já se fabricam "discos voadores" há mais de 50 anos é natural que, de vez em quando, se vá vendo um ou outro.

Só para complementar :
"Desenvolvido por John Frost, o Avro Canada VZ-9AV "Avrocar" era uma aeronave em forma de disco cuja construção e testes aconteceram nas décadas de 50 e 60. Após algumas pesquisas, Frost descobriu o "efeito Coanda", que produzia um empuxo capaz de permitir a operação de uma aeronave do tipo VTOL (vertical take-off and landing, ou decolagem e aterrissagem vertical), além de operar como uma aeronave de alta performance. A empresa Avro Canada e o governo canadense financiou o trabalho de Frost nos anos 1952 e 1953. Ele combinou várias tecnologias em uma máquina em forma de disco, porque acreditava que este formato era o mais eficiente no que diz respeito à aerodinâmica.
Em 1954 Frost exibiu seu projeto, agora chamado de Y-2, à Força Aérea dos Estados unidos (USAF). A USAF, e posteriormente o exército dos Estados Unidos, financiaram seu projeto, criando uma equipe para construir um protótipo de aeronave batizado de VZ-9AV "Avrocar", que deveria concorrer com o desenvolvimento de outras aeronaves, como um caça supersônico do projeto 1794 e o sistema de armas 606A.
Como parte do programa de sistemas de armas 606A da Força Aérea dos Estados Unidos, que consistia em uma série de projetos VTOL, o VZ-9AV seria o protótipo de uma série de veículos conhecidos como "Avromobiles".
O primeiro VZ-9AV Avrocar construído contava com três motores Continental J-69's1025 lbs, que giravam um turborotor central. O turbo rotor forçava o fluxo de ar da parte superior para a inferior do veículo, e este fluxo podia ser direcionado para os lados através de um complexo sistema mecânico. O diâmetro total da aeronave era de 6.2 metros, onde havia espaço para o piloto e para um observador, sentados em cockpits separados.
Despois da construção de um modelo em madeira nos anos 1957 e 1958, dois protótipos do Avrocar foram construídos. O primeiro, S/N #58-7055, foi concluido em 1958 e o segundo, S/N #59-4975, em 1959. O primeiro protótipo foi analisado em um túnel de vento nas instalações da NASA, na Califórnia. Já o segundo protótipo foi levado ao Canada, para ser testado na sede da Avro Canada, em Ontario. Vale ressaltar que este era um projeto altamente secreto. O transporte foi feito sem divulgação e, de alguma forma, conseguiram transportar este aparelho até outro país sem que ninguém desconfiasse de nada.
Entre 9 de junho de 7 de outubro de 1959 o primeiro veículo foi testado de forma estática na sede da Avro, em Ontario. Este protótipo foi então enviado à NASA para ser testado em um grande túnel de vento. Os testes iniciaram em abril de 1960, e uma segunda etapa de testes aconteceu em abril de 1961. São raras as filmagens que vieram a público destes testes. O primeiro teste de vôo aconteceu em 12 de novembro de 1959, com o segundo protótipo. No capacete do piloto de testes constava o nome "Spud" Potocki. Os testes de vôo se estenderam até junho de 1961, totalizando cerca de 75 horas de vôo. Estes últimos testes foram conduzidos pelo piloto de testes da empresa chamado Walter J. Hodgson, um major da USAF. Vôos adicionais foram realizados também por Fred J. Drinkwater III, um piloto de testes da NASA.
Os testes de vôo revelaram um sério problema de instabilidade. Após várias tentativas frustradas para solucionar o problema, e em virtude de o governo canadense estar cancelando o projeto do Avro CF-105 Arrow (outra aeronave que deveria ser supersônica), a Avro Canada resolveu cancelar o projeto do Avrocar. No final de 1960 a Avro já havia modificado o projeto original do VZ-9AV, trocando as turbinas por modelos J-85 e um turborotor maior, para prover uma propulsão mais eficiente, e foram adicionadas aletas na fuselagem do disco. Mas mesmo com estas modificações, que talvez pudessem resolver o problema de instabilidade, a USAF decidiu também por cancelar o projeto. O Avrocar foi o último programa desenvolvido pela empresa Avro Canada, que cessou suas atividades em abril de 1962.
Os dois protótipos do Avrocar permanecem inteiros até os dias de hoje, e podem ser vistos nos museus dos Estados Unidos. O segundo protótipo, #59-4975, foi doado ao U.S. Army Transportation Museum, em Fort Eustis, Virginia, pelo U.S. Army Aviation Materials Laboratories em Fort Eustis, Virginia, em 1979. Ele está fixado em um grande pilar na entrada do museu.
O primeiro protótipo, S/N #58-7055, marcado como AV-7055, nunca voou. Após vários testes em túneis de vento, esta aeronave permaneceu estocada por anos em um depósito da NASA, até ser doado ao National Air and Space Museum em 1966. O AV-7055 está guardado no prédio 22 do NASM Paul E. Garber, em Silver Hills (Suitland), Maryland.
O protótipo sendo preparado para um teste em túnel de vento
É interessante notar que durante vários anos o governo dos Estados Unidos e do Canadá testaram secretamente um novo tipo de aeronave. Fizeram vôos experimentais, transportaram os discos por longas distâncias, e ninguém soube de nada. Os militares são realmente muito eficientes quando querem esconder algo do público. O que mais eles estariam escondendo nos dias atuais?"
http://www.sombrasdarealidade.com.br/avrocar2.htm