Ti Salvador Mano Escreveu:Precisava de saber quem tem efectuado transacções pela CGD, como tem acesso ao ficheiro anual com todos os movimentos do ano?
Quer a LJC, quer o BPI quer o AB tem um ficheiro PDF com esses dados, mas pelo que vejo a CGD não tem. Como têm resolvido esse problema?
Agradeço desde já a quem responder
Vou tentar esclarecer.
Na CGD se queres optar pelo englobamento, basta pedires e eles enviam-te gratuitamene as mais valias com fundos, dividendos, etc.
Relativamente a acções e derivados, apenas te enviam o respectivo documento na altura em que as transações foram efectuadas. Ou seja, não te enviam o histórico do valor de compra e venda de acções.
Poderás no entanto pedir um histórico ao Banco que irá fazer a pesquisa dos valores de compra antigos. Este pedido é pago (e caro). Se fores um bom cliente o teu Gestor de conta consegue fazer isso sem entrar na contabilidade do banco e portanto sem custos

(à portuguesa)
É natural que este ano com a tributação de mais valias para acções com mais de 12 meses, alguns contribuintes andem um bocado aflitos à procura do valor a que compraram determinados títulos (no caso das privatizações ainda é necessário descobrir as acções que foram atribuidas gratuitamente).
Até agora já era necessário declarar a venda de acções com mais de 12 meses. No entanto como não eram tributadas, as Finanças não conferiam os valores declarados, limitando-se a ver se era ou não feita a declaração.
Alguns accionistas para obterem históricos muito antigos, vão ainda ter dificuldade porque a CGD mudou há uns anos atrás de plataforma informática, pelo que é difícil obter toda a informação!!!