Pemides Escreveu:Isto são compromissos do banco que faliu, ou mete algum compromisso do estado islandês?
É que se é apenas compromissos do banco, não vejo porque raio é que hão de pagar... faliu, azar o dos credores. Se o estado português tivesse que indemnizar os outros países por cada vez que alguém ficar a arder por ter negócios com uma empresa que vai à falência...

O governo britânico afirmou-se hoje desiludido com o resultado no referendo da Islândia e examina a possibilidade de recorrer à justiça para obter o reembolso exigido na sequência da falência do banco Icesave.
"Tentámos obter uma resolução negociada com a Islândia e o acordo foi agora rejeitado. É dececionante", disse à BBC o 'número dois' do Ministério do Tesouro, Danny Alexander.
"Vamos discutir com os parceiros internacionais, a começar pela Holanda, mas parece que o assunto vai acabar na justiça", adiantou.
A Holanda, outro país que se encontra na mesma situação, também manifestou a sua desilusão com o resultado da consulta popular e indicou que a questão será entregue à justiça.
"O assunto passará agora para as mãos da justiça", declarou o ministro das Finanças da Holanda, Kees Jan De Jager.
O Icesave foi uma das instituições financeiras que faliram na sequência da crise financeira mundial que atingiu com especial dureza a Islândia.
Essa falência atingiu as poupanças de 340 mil depositantes holandeses e britânicos que foram indemnizados pelos respectivos países. A Holanda e o Reino Unido exigem agora o reembolso de 3,9 mil milhões de euros da Islândia.
Segundo os resultados quase definitivos do referendo divulgados hoje, o 'não' estava à frente com 57,7% dos votos e o 'sim' tinha 42,3%.
Em março de 2010, os islandeses já tinham rejeitado em referendo uma primeira versão do acordo para pagar as indemnizações.
Económico
http://economico.sapo.pt/noticias/islan ... 15608.html