Trisquel Escreveu:Começo a acreditar que mais que má gestão dos países existe um ataque concertado ao Euro e em consequência á Europa!
Onde é que já vi este filme! De ja vu!

Juros de Espanha disparam nos prazos mais curtos
18 Abril 2011 | 10:11
Hugo Paula -
hugopaula@negocios.pt
A taxa de juro das obrigações espanholas está a subir na generalidade das maturidades, depois de se ter financiado a um custo mais alto numa emissão de curto prazo. As obrigações de dois e três anos chegam a subir 12 pontos base.
As "yields" da dívida espanhola sobem num dia em que os investidores denunciam aversão ao risco.
Hoje o governo liderado do José Luis Rodríguez Zapatero emitiu bilhetes do Tesouro no valor de 3,5 mil milhões de euros. A taxa de juro paga subiu de 2,128%, na última emissão comparável, para 2.77%.
O receio de que a Grécia se vejam obrigados incumprir a sua dívida está a impulsionar o valor das obrigações alemãs, levando os juros para mínimos de um mês.
A taxa de retorno da dívida espanhola sobe 12 pontos base para 3,440% na maturidade de dois anos e avança 10 pontos base para 4,019% no emissão a três ano. A dívida a cinco anos avança 7,5 pontos base para 4,717% e na maturidade de 10 anos juros avançam 8,8 pontos para 5,506%.
"O risco é um dos principais condutores, com o debate da reestruturação da dívida grega a movimentar-se para as primeiras página dos jornais e os resultados das eleições na Finlândia a não fazerem nada para deter esses receios", disse o estratega do Commerzbank, Christopher Rieger, à Bloomberg. "Estamos à procura de mais ganhos 'bunds' [alemãs] e maior prémios de risco para a dívida de Espanha e Bélgica", acrescentou.
Responsais europeus e especialistas têm discutido o eventual incumprimento da Grécia, apesar de o primeiro-ministro do país, George Papaconstatinou, ter dito que a possibilidade de reestruturação não está a ser equacionada.