jorgemmc Escreveu:AutoMech Escreveu:Não é uma questão ser fácil. É mesmo impossível.
Ah... E avaliar pedagogicamente os candidatos já é possível... Não te queres alongar um pouco sobre como seria essa avaliação da componente pedagógica?
Tive o cuidado de referir duas coisas:
1. Que não sou especialista (e logo não posso ter respostas para todas as perguntas.
2. Que a avaliação devia ser na vertente conhecimentos e na vertente pedagógica. A vertente conhecimentos é a mais fácil. Exame igual para todos e está resolvido. A pedagógica quem perceba de ensino encontrará uma forma de fazer essa avaliação de modo minimamente igualitário.
Qualquer coisa é melhor do que a actual em que se diz: tu tens 14 e logo és melhor do que aquele que tem 13, independentemente da universidade de onde vêm.
jorgemmc Escreveu:E tu a dar-lhe e a burra a fugir... Onde é que eu disse que achava que eram a mesma coisa?
O que estamos a discutir não é justamente a forma de corrigir essa situação?
Não. Eu é que estava a falar da forma de corrigir essa situação e argumentei que a prova de acesso era uma forma de o fazer. Tu, pelo contrário, respondeste com isto:
jorgemmc Escreveu:Quanto às provas de acesso, não me parece que façam sentido para os professores nem para outras profissões.
Então, se a prova não faz sentido, o que é que faz sentido para "corrigir essa situação" ?
jorgemmc Escreveu:Se queres mesmo saber, ainda vou mais longe do que tu: um 14 é diferente de outro 14 mesmo dentro da mesma universidade, do mesmo curso, do mesmo ano, da mesma turma. No meu caso, bastaram diferenças de orientadores no ano de estágio.
Repito, o que estamos a falar é de soluções para as diferenças.
E tens razão (já nem quis levantar esse ponto). Por isso não percebo como é que tu dizes que as provas não fazem sentido !
jorgemmc Escreveu:Deixar as universidades continuar a trabalhar mal (as que produzem os tais 14's de qualidade inferior) e acrescentar uma etapa a jusante do problema, é a tua ideia de boa gestão?
Jorge, uma universidade não tem necessariamente de estar a trabalhar mal. Pode é ser mais fraca que outra (e é o que acontece). Isto acontece em todo os países em todo o mundo. Porque é que Harvard é o que é ? Porque é que Oxford é o que é ? Porque é que o Técnico é o que é ?
Agora querer que um 14 signifique o mesmo em TODAS as universidades é uma utopia. Tu próprio já admitiste que nem dentro da mesma universidade acontece.
Estás farto de criticar o que eu disse mas ainda não disseste o que é que fazes para distinguir dois 14, de duas universidades (ou até da mesma), onde uma é apenas ligeiramente mais exigente do que a outra, ainda que estejam as duas a trabalhar bem.
Como é que fazes isso sem fazeres uma prova igual a toda a gente ? Estou bastante interessado em ouvir a solução que defendes.