Já abri a minha há tanto tempo que não me lembro, mas tinha ideia que era preciso seleccionar a moeda base no momento de abertura. Quando à moeda, vais encontrar várias opiniões. Vou dar a minha.
Eu penso que ter a conta em euros é mais prático porque evita grande parte do risco cambial.
Tens por exemplo 25K euros. Investes 10K dólares numa acção qualquer. O que eles fazem é abrir um crédito de 10K dólares para comprar essa acção.
Ou seja, ficas com a posição longa em 10K euros e um crédito de 10K euros, anulando qualquer risco cambial.
Onde é que o risco cambial começa ? Se a acção descer para 9.900 ou subir para 10.100 continuas com um crédito de 10.000 USD mas tens uma posição longa que está +/- 100 USD desfasada do crédito. Esses 100 USD (se não cobrires com outra posição forex) fica sujeita a risco cambial (o que é bem melhor do que estar totalmente exposto ou ter de andar a cobrir a posição total).
De notar que pagas juros pelo empréstimo de 10K USD mas recebes pelo cash de 25K euros. Na minha opinião vale a pena esse diferencial entre depósito e crédito para ficar descansado do ponto de vista cambial
Finalmente, claro que quando abres uma posição de 10K USD e automaticamente é criado o crédito de 10K USD, há uma redução do buying power dos 25K euros que tens.
Ou seja, se inicialmente podias comprar (buying power) até 50K euros de acções, por exemplo, agora irão reduzir os 10K USD (convertidos em euros) a esse buying power. Ficarás com algo tipo 42.000 euros para poderes investir noutro negócio.
Espero que não esteja demasiado confuso. Quem tem uma conta real pode ter uma conta demo (se calhar toda a gente pode, não sei). Eu sugiro que abras uma demo e brinques lá um bocado.
