Continuo a dizer que não vi o documentário (isto não quer dizer que não vou ver ou não tenho interesse em ver mas para contextualizar o que digo, que não é uma resposta directa a um documentário que não vi, só li o artigo e na diagonal como já disse).
pafs Escreveu:A situação das baterias do ipod fez-me lembrar os primeiros telemóveis em que era mais cara 1 bateria (ou quase) do que um telemóvel novo.
Mas qual é a questão aqui?
As baterias tecno-economicamente têm vindo numa evolução de apresentarem um preço relativo cada vez mais baixo.
É um dos factores que nos permite cada vez ter mais dispositivos móveis em larga escala.
Ao ponto de nos estarmos a aproximar do momento em que começa a ser viável utilizá-la em automóveis (por exemplo). Hoje também - e como aconteceu no passado com telemóveis - a bateria de um automóvel consegue chegar a custar mais que o resto do automóvel todo.
Mas, a continuar a progredir, dentro de uns anos vai suceder o inverso e quem sabe a bateria vai representar só 10 ou 20% do custo de produção de um automóvel...
pafs Escreveu:Em relação ás impressoras (mais baratas)o que acontece actualmente é que os tinteiros novos por vezes custam mais que uma impressora nova que trás tinteiros de origem, isto apesar de dizerem que estes não têm tanta tinta como os que compramos novos.
Normalmente (actualmente) não têm mesmo. Mas até podiam ter, aqui a questão é o modelo de negócio...
As marcas decidiram há muito que fazia muito mais sentido lucrar no consumível do que na impressora. Mas a forma de te vender o consumível, é vender uma impressora que precise dele!
Portanto, faz todo o sentido vender-te a impressora ao desbarato, a preços que até eventualmente geram prejuízo à empresa (isto não chega a ser dumping porque dá-se na produção) e tornar-te cliente do tinteiro, que vais comprar várias vezes, e gerar aí o lucro.
E nem é caso único: basta pensares nas empresas que te vendem um telemóvel associado a um serviço: vendem o telemóvel abaixo do preço de custo para eles mas vão acabar por fazer lucro com o serviço associado.
Ora, entende no caso da impressora o tinteiro como sendo o serviço....