Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Winning the loser's game

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Winning the loser's game

por LTCM » 4/7/2022 17:35

karaya75 Escreveu:obrigado por responderes


Nem de propósito:

https://www.advisorperspectives.com/articles/2022/07/04/dont-count-on-esg-outperformance
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

Re: Winning the loser's game

por karaya75 » 4/7/2022 9:22

obrigado por responderes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 18
Registado: 29/10/2019 12:41

Re: Winning the loser's game

por LTCM » 2/7/2022 15:26

karaya75 Escreveu:Olá ltcm o que achas deste etf


https://www.justetf.com/en/etf-profile. ... 2#overview



Não tenho uma opinião formada, apenas acrescento que não sou fã de etf's sectoriais e ainda menos de ESG.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

Re: Winning the loser's game

por karaya75 » 13/6/2022 12:26

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 18
Registado: 29/10/2019 12:41

Re: Winning the loser's game

por LTCM » 2/11/2021 16:42

Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

Re: Winning the loser's game

por LTCM » 7/5/2021 18:21

até 30 de abril

Imagem
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

Re: Winning the loser's game

por LTCM » 12/12/2020 18:37

Imagem
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

Re: Winning the loser's game

por LTCM » 11/6/2020 17:33

There is the old story about the market craze in sardine trading when the sardines disappeared from their traditional waters in Monterey, California. The commodity traders bid them up and the price of a can of sardines soared. One day a buyer decided to treat himself to an expensive meal and actually opened a can and started eating. He immediately became ill and told the seller the sardines were no good. The seller said, "You don't understand. These are not eating sardines, they are trading sardines.

:mrgreen:
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

Re: Winning the loser's game

por frugal » 31/5/2020 12:49

Quico Escreveu:Aproveito o facto deste tópico vir à tona para agradecer ao LTCM. Já há vários anos que aplico uma boa parte dos meus investimentos numa estratégia passiva baseada no que aprendi aqui. Bem haja! :wink:


Perdi depois a vontade do trading activo

:oh:

Thanks LTCM pela apresentação do passive

:clap:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 404
Registado: 16/9/2012 22:36

Re: Winning the loser's game

por LTCM » 21/5/2020 10:57

karaya75 Escreveu:qual seria o montante minimo que tu consideras para se investir em etfs seguindo o modelo de diversificação que eu coloquei aqui.
obrigado, e que etfs recomendam comprar para começar, estou a pensar deixar o ouro e as bonds para mais tarde?


Para constituir aquela carteira, ou similar, e diminuir ao mínimo possível os custos de negociação, uns 50.000.

O resto da pergunta é muito ampla. Primeiro é necessário que o karaya75 faça o seu "trabalho de casa" e apresente questões mais concretas.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

Re: Winning the loser's game

por karaya75 » 20/5/2020 11:59

qual seria o montante minimo que tu consideras para se investir em etfs seguindo o modelo de diversificação que eu coloquei aqui.
obrigado, e que etfs recomendam comprar para começar, estou a pensar deixar o ouro e as bonds para mais tarde?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 18
Registado: 29/10/2019 12:41

Re: Winning the loser's game

por karaya75 » 15/5/2020 10:44

obrigado por me responderes as minhas duvidas.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 18
Registado: 29/10/2019 12:41

Re: Winning the loser's game

por LTCM » 14/5/2020 17:05

karaya75 Escreveu: - devo ter preferência por etfs em determinada moeda ( impressões gigantes de dinheiro usa , risco de colapso da zona euro)?

Sendo conservador na parte dedicada a obrigações - se a moeda for o euro esta parte também deve ser em euros. O resto das alocações fica ao critério de cada um.
Apesar de serem cotados em euros/dólares, os ETF que seguem índices Globais (Regionais) incorrem em risco cambial devido a serem compostos, em parte, por empresas cotadas em outras moedas estrangeiras.

karaya75 Escreveu:
- por vezes o mesmo etf esta cotado em varias bolsas, devo ter preferência por alguma?

Por aquela que lhe ficar mais barata: ou seja com um bid-ask spread+comissões, menor.

karaya75 Escreveu: - Os etfs recomendados ainda são estes, e a sua distribuição mantem se?

TLT - Barclays 20+ Year Treasury Bond Fund – 15%; -------------------------------------> Obrigações de longo prazo
ITE - SPDR Barclays Capital Intermediate Term Treasury ETF – 5%; -----------------------> Obrigações de médio prazo
GLD/SGOL - SPDR Gold Shares /Physical Swiss Gold Shares – 15%; ------------------------> Ouro
DBC - PowerShares DB Commodity Index Tracking Fund – 7.5%; --------------------------> Matérias Primas
VNQ/VNGI - Vanguard REIT ETF/ Vanguard Global ex-U.S. Real Estate ETF – 10% ----------> Imobiliário
VBR – Vanguard Small-Cap Value ETF – 15%; --------------------------------------------> Acções empresas de pequena capitalização na optica de valor (Comprar empresas baratas)
VPL - Vanguard MSCI Pacific ETF – 10%; ------------------------------------------------> Empresas em acções da área do pacífico dos desenvolvidos
VGK - Vanguard MSCI Europe ETF – 10%; -----------------------------------------------> A Velhinha Europa
VWO - Vanguard MSCI Emerging Markets ETF – 12.5%; -----------------------------------> Mercados Emergentes

Não foi feita nenhuma recomendação de ETF's.
Apenas se apresentaram algumas carteiras com alguma diversidade de alocações.

karaya75 Escreveu: - nesta lista existe exposição ao mercado usa ?

Sim existe. Se não for suficiente pode acrescentar exposição a seu gosto. Leia com atenção todas as fichas informativas referentes aos produtos nos quais pretende investir.

karaya75 Escreveu: - a comissão de gestão é retirada da minha conta banco/corretora

Não. Isso é tratado internamente pelo ETF. Leia com atenção todas as fichas informativas referentes aos produtos nos quais pretende investir.

karaya75 Escreveu: - quando devemos rebalancear o portfólio?

O ideal era todos os dias. Como isso não é prático para o pequeno investidor o melhor é o Rebalanceamento de periodicidade anual, mas apenas se a alocação modelo da carteira se afastou do limiar mínimo pré determinado de 5%. Se, a partir da data prevista para o Rebalanceamento, o desvio da carteira por ADI’s é inferior ao limite pré-determinado, a carteira não vai ser ajustada. Da mesma forma, se a alocação inicial do portefólio vagueia acima do limite mínimo, em qualquer intervalo de tempo inferior a um ano, a carteira não será reequilibrada enquanto não decorrer um ano.

Porque é que se decide por esta opção de Rebalanceamento e não por outra qualquer?
Depois de levar em consideração as expectativas razoáveis sobre os padrões de retorno, o retorno médio e o risco, os estudos concluem que para a maioria dos portefólio, amplamente diversificados, uma monitorização anual (ou até semestral), com reequilíbrio num patamar de 5%, produz um proporção razoável entre o controle do risco e a minimização de custos.


karaya75 Escreveu:- 20 k é um montante suficiente?


Não. Mas dá para adquirir 3 ou 4 etf's diferentes e começar uma carteira.
Editado pela última vez por LTCM em 15/5/2020 12:18, num total de 1 vez.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

Re: Winning the loser's game

por karaya75 » 13/5/2020 17:11

infelizmente cheguei tarde a este tópico o ltcm apagou o "sumo" , fiz uma pesquisas no google e deparei me noutro forum um tópico com informação parecida retirada daqui. após ler fiquei com várias duvidas.

- devo ter preferência por etfs em determinada moeda ( impressões gigantes de dinheiro usa , risco de colapso da zona euro)?

- por vezes o mesmo etf esta cotado em varias bolsas, devo ter preferência por alguma?

- Os etfs recomendados ainda são estes, e a sua distribuição mantem se?

TLT - Barclays 20+ Year Treasury Bond Fund – 15%; -------------------------------------> Obrigações de longo prazo
ITE - SPDR Barclays Capital Intermediate Term Treasury ETF – 5%; -----------------------> Obrigações de médio prazo
GLD/SGOL - SPDR Gold Shares /Physical Swiss Gold Shares – 15%; ------------------------> Ouro
DBC - PowerShares DB Commodity Index Tracking Fund – 7.5%; --------------------------> Matérias Primas
VNQ/VNGI - Vanguard REIT ETF/ Vanguard Global ex-U.S. Real Estate ETF – 10% ----------> Imobiliário
VBR – Vanguard Small-Cap Value ETF – 15%; --------------------------------------------> Acções empresas de pequena capitalização na optica de valor (Comprar empresas baratas)
VPL - Vanguard MSCI Pacific ETF – 10%; ------------------------------------------------> Empresas em acções da área do pacífico dos desenvolvidos
VGK - Vanguard MSCI Europe ETF – 10%; -----------------------------------------------> A Velhinha Europa
VWO - Vanguard MSCI Emerging Markets ETF – 12.5%; -----------------------------------> Mercados Emergentes


- nesta lista existe exposição ao mercado usa ?

- a comissão de gestão é retirada da minha conta banco/corretora

- quando devemos rebalancear o portfólio?

- 20 k é um montante suficiente?

- acham aconselhável utilizar a trading212 ?

obrigado
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 18
Registado: 29/10/2019 12:41

Re: Winning the loser's game

por Quico » 3/5/2020 21:49

Aproveito o facto deste tópico vir à tona para agradecer ao LTCM. Já há vários anos que aplico uma boa parte dos meus investimentos numa estratégia passiva baseada no que aprendi aqui. Bem haja! :wink:
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4688
Registado: 12/5/2004 19:52

Re: Winning the loser's game

por LTCM » 3/5/2020 17:58

Valores da American Association of Individual Investors referentes a abril 2020

Imagem
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

Re: Winning the loser's game

por zekinha » 31/1/2019 23:27

Mouro_Emprestado Escreveu:
zekinha Escreveu:Obrigado pela dica.

Estive a ler umas coisas sobre o permanente portefólio do Harry Browne (neste fórum e noutros sites) e o drawdown é muito menor do que o clássico portefólio 60/40 (cheguei a ver as rentabilidades desde 85 do permanent porfolio!).

Fiquei convencido e irei optar antes por uma estratégia semelhante ao permanent portfolio, mas surgiu-me a duvida dos efts a escolher.

25% iShares Core MSCI World UCITS ETF USD (Acc) - És da opinião que o AWCI, por ser mais caro e o efeito dos emergentes ser marginal, acaba por não compensar, é isso?


Para além disso, não acredito nos mercados emergentes ehehehehe.


zekinha Escreveu:25% iShares Core Global Aggregate Bond UCITS ETF EUR Hedged (Acc) - Aqui não estão incluídas obrigações de curto e longo prazo?


Yep. Obrigações de longo-prazo soberanas europeias não há grande coisa de jeito, mas tens uns ETFs da Lyxor e do DB. Procura no justetf.com

zekinha Escreveu:25% Strategy of iShares USD Treasury Bond 1-3yr UCITS ETF (Acc) - Nas obrigações de curto prazo, és da opinião que as europeias fazem mais sentido?


Queres ter o efeito cambial na parte do "cash"? :-k

Estilo, o USD desvaloriza 15% face ao EUR, estás disposto a essa perda? Não me faz sentido.

Aliás, para mim a parte em cash pode muito bem ser coberta por DPs e instrumentos do tesouro Português.

zekinha Escreveu:25% iShares Physical Gold ETC


Boa sorte tentares subscrever este ETF. Com a porcaria da directiva europeia dos investimentos financeiros que entrou em vigor em 2019, passaram a estar apenas disponíveis 2 ou 3 ETFs de Ouro em Portugal. :wall: :wall: :wall: :wall:

Ainda para mais a iShares ainda apenas aprovou a versão deste ETF para Portugal, mas com hedge cambial :evil: :wall: :oops: :shock:

zekinha Escreveu:Nas obrigações de longo prazo, consideras que faria mais sentido outra eft, tipo isto:
Strategy of Lyxor USD 10Y Inflation Expectations UCITS ETF C-USD

Considerarias outra opções?


Não. Isso são obrigações TIPS e eu ainda não estou convencido (nem percebo) para que servem... :-k :-k :-k


Obrigado desde já pelas respostas novamente.

Fará sentido nesta estratégia, incluir um EFT de obrigações globais em 50% já que tem obrigações de longo e curto prazo? Ou já é um desvirtuar da filosofia da carteira?

Esta carteira de eft, não queria misturar com outros investimentos em DP e obrigações do estado para o "cash" daí também a pergunta em cima, mas penso ter percebido a ideia e ficou entendido a parte do USD \:D/
Isto faria sentido no "cash" Xtrackers Eurozone Government Bond 1-3 UCITS ETF 1C?

Porque só consideras obrigações de longo prazo europeias? É por não haver globais ou US ACC?
Tipo isto?
Amundi ETF Government Bond EuroMTS Broad Investment Grade 10-15 UCITS ETF - EUR (C)

Realmente um EFT de gold não está fácil de encontrar, pelo menos na Degiro...
 
Mensagens: 10
Registado: 29/11/2007 14:35
Localização: Portimao

Re: Winning the loser's game

por Mouro_Emprestado » 22/1/2019 1:03

zekinha Escreveu:Obrigado pela dica.

Estive a ler umas coisas sobre o permanente portefólio do Harry Browne (neste fórum e noutros sites) e o drawdown é muito menor do que o clássico portefólio 60/40 (cheguei a ver as rentabilidades desde 85 do permanent porfolio!).

Fiquei convencido e irei optar antes por uma estratégia semelhante ao permanent portfolio, mas surgiu-me a duvida dos efts a escolher.

25% iShares Core MSCI World UCITS ETF USD (Acc) - És da opinião que o AWCI, por ser mais caro e o efeito dos emergentes ser marginal, acaba por não compensar, é isso?


Para além disso, não acredito nos mercados emergentes ehehehehe.


zekinha Escreveu:25% iShares Core Global Aggregate Bond UCITS ETF EUR Hedged (Acc) - Aqui não estão incluídas obrigações de curto e longo prazo?


Yep. Obrigações de longo-prazo soberanas europeias não há grande coisa de jeito, mas tens uns ETFs da Lyxor e do DB. Procura no justetf.com

zekinha Escreveu:25% Strategy of iShares USD Treasury Bond 1-3yr UCITS ETF (Acc) - Nas obrigações de curto prazo, és da opinião que as europeias fazem mais sentido?


Queres ter o efeito cambial na parte do "cash"? :-k

Estilo, o USD desvaloriza 15% face ao EUR, estás disposto a essa perda? Não me faz sentido.

Aliás, para mim a parte em cash pode muito bem ser coberta por DPs e instrumentos do tesouro Português.

zekinha Escreveu:25% iShares Physical Gold ETC


Boa sorte tentares subscrever este ETF. Com a porcaria da directiva europeia dos investimentos financeiros que entrou em vigor em 2019, passaram a estar apenas disponíveis 2 ou 3 ETFs de Ouro em Portugal. :wall: :wall: :wall: :wall:

Ainda para mais a iShares ainda apenas aprovou a versão deste ETF para Portugal, mas com hedge cambial :evil: :wall: :oops: :shock:

zekinha Escreveu:Nas obrigações de longo prazo, consideras que faria mais sentido outra eft, tipo isto:
Strategy of Lyxor USD 10Y Inflation Expectations UCITS ETF C-USD

Considerarias outra opções?


Não. Isso são obrigações TIPS e eu ainda não estou convencido (nem percebo) para que servem... :-k :-k :-k
 
Mensagens: 379
Registado: 13/9/2013 0:16

Re: Winning the loser's game

por zekinha » 21/1/2019 22:05

Mouro_Emprestado Escreveu:
zekinha Escreveu:Em relação a outros efts a juntar, tais como commodities e/ou imobiliário não teriam uma grande influencia nas rentabilidades?
Este eft não será mais completo? Embora mais caro...
https://www.justetf.com/de-en/etf-profi ... 00B6R52259


Commodities foge disso, não serve para nada. Mas testa por ti próprio.

Não incluo o ouro nas commodities, porque uma percentagem em ouro pode fazer sentido como hedge, mas depende do tipo de carteira.

Num Portfolio Permanente o ouro representa 25%, mas este tipo de carteira é sui generis (já falei sobre ela neste tópico, é procurar).

Relativamente ao Imobiliário, não encontro nada de jeito, por isso não uso na minha carteira. Até porque como só 25% são acções, mais que 5% de imobiliário já me parece uma aposta demasiado activa (e, menos do que isso, não serve para nada).

Finalmente, quando ao MSCI World ACWI, é mais caro que o MSCI World.
Para além disso, estás a juntar empresas de países sub-desenvolvidos, com a agravante que esses países devem representar para aí 15% do total de capitalização bolsista. Portanto... 15% de 60% (numa carteira 60/40) são 9%, o que acaba por não ter grande impacto (law of diminishing returns).

Obrigado pela dica.

Estive a ler umas coisas sobre o permanente portefólio do Harry Browne (neste fórum e noutros sites) e o drawdown é muito menor do que o clássico portefólio 60/40 (cheguei a ver as rentabilidades desde 85 do permanent porfolio!).

Fiquei convencido e irei optar antes por uma estratégia semelhante ao permanent portfolio, mas surgiu-me a duvida dos efts a escolher.

25% iShares Core MSCI World UCITS ETF USD (Acc) - És da opinião que o AWCI, por ser mais caro e o efeito dos emergentes ser marginal, acaba por não compensar, é isso?
25% iShares Core Global Aggregate Bond UCITS ETF EUR Hedged (Acc) - Aqui não estão incluídas obrigações de curto e longo prazo?
25% Strategy of iShares USD Treasury Bond 1-3yr UCITS ETF (Acc) - Nas obrigações de curto prazo, és da opinião que as europeias fazem mais sentido?
25% iShares Physical Gold ETC

Nas obrigações de longo prazo, consideras que faria mais sentido outra eft, tipo isto:
Strategy of Lyxor USD 10Y Inflation Expectations UCITS ETF C-USD

Considerarias outra opções?
 
Mensagens: 10
Registado: 29/11/2007 14:35
Localização: Portimao

Re: Winning the loser's game

por Mouro_Emprestado » 20/1/2019 17:52

zekinha Escreveu:Em relação a outros efts a juntar, tais como commodities e/ou imobiliário não teriam uma grande influencia nas rentabilidades?
Este eft não será mais completo? Embora mais caro...
https://www.justetf.com/de-en/etf-profi ... 00B6R52259


Commodities foge disso, não serve para nada. Mas testa por ti próprio.

Não incluo o ouro nas commodities, porque uma percentagem em ouro pode fazer sentido como hedge, mas depende do tipo de carteira.

Num Portfolio Permanente o ouro representa 25%, mas este tipo de carteira é sui generis (já falei sobre ela neste tópico, é procurar).

Relativamente ao Imobiliário, não encontro nada de jeito, por isso não uso na minha carteira. Até porque como só 25% são acções, mais que 5% de imobiliário já me parece uma aposta demasiado activa (e, menos do que isso, não serve para nada).

Finalmente, quando ao MSCI World ACWI, é mais caro que o MSCI World.
Para além disso, estás a juntar empresas de países sub-desenvolvidos, com a agravante que esses países devem representar para aí 15% do total de capitalização bolsista. Portanto... 15% de 60% (numa carteira 60/40) são 9%, o que acaba por não ter grande impacto (law of diminishing returns).
 
Mensagens: 379
Registado: 13/9/2013 0:16

Re: Winning the loser's game

por zekinha » 20/1/2019 12:10

Mouro_Emprestado Escreveu:
zekinha Escreveu:Carteira potencial - 60/40 - Degiro
https://www.justetf.com/de-en/etf-profi ... 00B441G979
https://www.justetf.com/de-en/etf-profi ... 00BDBRDM35

1 - Existem algumas alternativas melhores?
2 - Mudavam alguma coisa nas percentagens?
3 - Adicionavam algum eft?

Obrigado.


A parte das obrigações não me parece mal.
Quanto à parte das acções, eu escolhia a versão sem hedge cambial: https://www.justetf.com/de-en/etf-profi ... 00B4L5Y983

Quanto às percentagens, 60/40 é um clássico. Mas tens de ser tu a definir até quanto estás disposto a perder. Como regra, considero como perda expectável 50% sobre o valor da percentagem das acções (30% numa carteira 60/40, 40% numa carteira 80/20 por exemplo).


Obrigado desde já pela tua resposta.

Realmente esse exercício de perda expectável da carteira, é um boa para termos a noção da perda da carteira aquando de uma queda acentuada dos mercados (com base nos acontecimentos passados).

Em relação a outros efts a juntar, tais como commodities e/ou imobiliário não teriam uma grande influencia nas rentabilidades?
Este eft não será mais completo? Embora mais caro...
https://www.justetf.com/de-en/etf-profi ... 00B6R52259
 
Mensagens: 10
Registado: 29/11/2007 14:35
Localização: Portimao

Re: Winning the loser's game

por Mouro_Emprestado » 19/1/2019 17:46

zekinha Escreveu:Carteira potencial - 60/40 - Degiro
https://www.justetf.com/de-en/etf-profi ... 00B441G979
https://www.justetf.com/de-en/etf-profi ... 00BDBRDM35

1 - Existem algumas alternativas melhores?
2 - Mudavam alguma coisa nas percentagens?
3 - Adicionavam algum eft?

Obrigado.


A parte das obrigações não me parece mal.
Quanto à parte das acções, eu escolhia a versão sem hedge cambial: https://www.justetf.com/de-en/etf-profi ... 00B4L5Y983

Quanto às percentagens, 60/40 é um clássico. Mas tens de ser tu a definir até quanto estás disposto a perder. Como regra, considero como perda expectável 50% sobre o valor da percentagem das acções (30% numa carteira 60/40, 40% numa carteira 80/20 por exemplo).
 
Mensagens: 379
Registado: 13/9/2013 0:16

Re: Winning the loser's game

por zekinha » 19/1/2019 14:19

Boas tardes,

A minha carteira de EFTs está bastante confusa e pretendo reformular. Foi feita ao longo dos anos, com várias dicas, mas acho que não se adequa com aquilo que pretendo, assim como se torna dificil de controlar e reforçar.
A intenção será ter o mínimo de efts e abranger o máximo possível o mercado global.

Carteira atual
AMUNDI ETF MSCI EM LU1681045370 15%
AMUNDI ETF W EX EU LU1681045537 20%
ISHARES MSCI EUR A IE00B4K48X80 4%
ISHARES MSCI WOR A IE00B4L5Y983 14%
ISHARES US TIPS IE00B1FZSC47 20%
ISHR $ GOV 3-7A IE00B3VWN393 8%
ISHR PAC XJPN A IE00B52MJY50 8%
ISHSVII-DLTB.1-3YR DLACCB IE00B3VWN179 5%
SP 500 EH IE00B3ZW0K18 6%


Carteira potencial - 60/40 - Degiro
https://www.justetf.com/de-en/etf-profi ... 00B441G979
https://www.justetf.com/de-en/etf-profi ... 00BDBRDM35

1 - Existem algumas alternativas melhores?
2 - Mudavam alguma coisa nas percentagens?
3 - Adicionavam algum eft?

Obrigado.
 
Mensagens: 10
Registado: 29/11/2007 14:35
Localização: Portimao

Re: Jack Bogle

por Mouro_Emprestado » 17/1/2019 23:08

LTCM Escreveu:
Jack Bogle, who founded Vanguard Group, an investing juggernaut now with more than $5.1 trillion in assets under management, and created the world’s first index mutual fund, has died. He was 89.


https://www.cnbc.com/2018/12/14/jack-bo ... ge-89.html


:cry: :cry: :cry:
 
Mensagens: 379
Registado: 13/9/2013 0:16

Jack Bogle

por LTCM » 17/1/2019 0:42

Jack Bogle, who founded Vanguard Group, an investing juggernaut now with more than $5.1 trillion in assets under management, and created the world’s first index mutual fund, has died. He was 89.


https://www.cnbc.com/2018/12/14/jack-bo ... ge-89.html
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
***
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3030
Registado: 28/2/2007 14:18

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], Carrancho_, fatura.pt, Ferreiratrade, Google [Bot], Goya777, jcovas77, Kooc, malakas, MPAM, Musus, Nuno V, PAULOJOAO, Phil2014, smog63 e 97 visitantes