Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Duisenberg diz inflação na Zona Euro mantém-se acima dos 2%

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Duisenberg diz inflação na Zona Euro mantém-se acima dos 2%

por TRSM » 12/11/2002 17:39

Duisenberg diz inflação na Zona Euro mantém-se acima dos 2% até ao final do ano

O presidente do Banco Central Europeu, Wim Duisenberg, considera que a taxa de inflação na Zona Euro «irá manter-se acima de 2%, até ao final de 2002 e poderá crescer ligeiramente no início do próximo ano».
Wim Duinsenberg, durante a Segunda Conferência Internacional, organizada pelo Banco do México, referiu que «a taxa de inflação anual na Zona Euro deverá manter-se acima de 2%, até ao final do ano, e até poderá subir ligeiramente no início do próximo ano», citado pelas agências internacionais.

Em Outubro a taxa de inflação nos países que partilham o euro subiu para 2,2%.

O BCE «estava à espera de uma recuperação pronunciada da economia na Zona Euro, mas desde o Verão que se tem mostrado claro que o cenário de aceleração não se irá materializar» disse o presidente da instituição.

O mesmo responsável salientou que a informação mais recente sugere «que a actividade na Zona Euro continuou a crescer moderadamente, no terceiro trimestre» reforçando que o Produto Interno Bruto (PIB), da região, só irá crescer «moderadamente», em 2003.

Duisenberg reiterou que «existe mais liquidez na Zona Euro do que a necessária para assegurar a sustentabilidade financeira», segundo a mesma fonte.

O BCE considera que para que a taxa de inflação se posicione abaixo dos 2%, no curso do próximo ano, «é crucial que os preços do petróleo não aumentem significativamente».

O presidente do BCE reiterou que o crescimento económico dos 12 países que partilham o euro deverá estar compreendido entre os 2 e os 2,5%, em 2003.

O BCE manteve inalterada as taxas de juro da Zona Euro, em 3,25%. A instituição entende que a economia europeia necessita de estabilidade para recuperar do crescimento mais lento dos últimos nove anos.


Fonte: Canal de Negócios 2002/11/12 16:13:13h
 
Mensagens: 23939
Registado: 5/11/2002 11:30
Localização: 4

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, afcapitao, Bing [Bot], Ferreiratrade, Google [Bot], latbal, m-m, MP65, MPAM, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, PSN80, Shimazaki_2, smog63, VALHALLA, zuluotegui e 145 visitantes