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Enviado:
1/7/2012 16:42
por Elias
França obriga condutores a ter "kits" para medir álcool no sangue
01.07.2012 - 13:45 Por PÚBLICO
A lei é válida para franceses mas não só: a partir deste domingo, todos os motoristas que circulem em França são obrigados a ter no carro dois kits para medir o nível de álcool no sangue. Caso contrário, arriscam uma multa na hora.
O objectivo desta nova lei é incentivar os condutores a fazerem o teste antes de pegarem no carro, depois de terem bebido álcool. Podem assim evitar as pesadas multas que são aplicadas aos condutores apanhados a conduzir com uma taxa superior à permitida, que é de 0,5 gramas por litro de sangue.
Em França, todos os anos morrem cerca de 4000 pessoas em acidentes rodoviários, segundo dados avançados pela BBC, sendo que a condução sob o efeito do álcool é uma das principais causas, ainda mais do que a velocidade. Com esta medida, que será acompanhada de um reforço da fiscalização, o Governo francês pretende diminuir o número de acidentes e de vítimas mortais nas estradas.
Esta lei aplica-se a todos os automóveis que circulam em França, mesmo que estejam matriculados noutros países – se bem que os condutores estrangeiros têm até Novembro para se adaptarem às novas regras. Se não tiverem consigo os kits, os automobilistas serão multados em 11 euros, segundo noticia a BBC.
Os aparelhos – que podem ser electrónicos e reutilizáveis (mais caros) ou descartáveis – podem ser adquiridos em supermercados ou bombas de gasolina. Além dos kits, os condutores devem ter no carro os coletes reflectores e os triângulos de aviso de acidente.
A lei que agora entra em vigor ainda foi aprovada pelo ex-presidente francês, Nicolas Sarkozy, que assim esperava conseguir evitar 500 mortes por ano.

Enviado:
2/10/2011 14:19
por MarcoAntonio
Actualização dos consumos de combustíveis auto em Espanha e Portugal (note-se que em Espanha já não vigorava a medida dos 110Km/h em Julho).

Enviado:
13/9/2011 1:32
por MarcoAntonio
Um report recente do Instituto de Investigação de Transportes da Universidade do Michigan acerca do influência do condutor nos consumos. O estudo debruça-se naturalmente sobre a realidade local mas muito do que ali é coberto é aplicável cá também.
O report não se centra unicamente no comportamento ao volante, dividindo as decisões em três grupos: tacticas, estratégicas e operacionais. Nas estratégicas encontram-se desde a escolha do veículo à afinação do motor, pressão dos pneus (excessiva ou deficitária) e óleo lubrificante utilizado. Nas tácticas, encontram-se essencialmente as decisões relacionadas com a escolha do percurso ou o transporte de items desnecessários. Nas operacionais temos então aquilo que é entendido como os hábitos de condução propriamente ditos.
O estudo assinala também no final o decréscimo da média de ocupantes por veículo ao longo das últimas décadas, tendência que interessará obviamente inverter para uma utilização mais racional da energia.
Destaco em anexo o quadro sumário dos efeitos vários na economia de combustível para uma ideia geral dos respectivos impactos possíveis.
O link para o pdf:
http://deepblue.lib.umich.edu/bitstream ... 102758.pdf

Enviado:
7/9/2011 10:45
por JCS
Políticos...


Enviado:
7/9/2011 10:06
por Elias
O gráfico anexo ilustra a evolução do preço do Brent ao longo dos últimos 10 meses.
Assinalei dois pontos A e B, que explico:
ponto A - início da proibição de circular a mais de 110 km/h em Espanha "porque o petróleo está caro"
ponto B - fim da proibição de circular a mais de 110 km/h em Espanha "porquem o petróleo desceu"
Estas patranhas só dão resultado porque quase ninguém olha para os gráficos


Enviado:
1/9/2011 15:29
por MarcoAntonio
Actualização dos consumos mensais de combustível auto em Portugal e Espanha.
Em
Portugal, em Junho, volta a confirmar-se a retracção do consumo em combustíveis auto, uma "novidade" trazida por 2011 que não se vinha registando em anos anteriores:
A poupança total em 2011, tomando por referência os períodos homólogos de 2008 a 2010, vai nos 4.3%...
Em
Espanha, conforme já foi mostrado, a retracção no consumo de combustíveis auto já se vinha verificando pelo menos desde 2008:
Este ano foram introduzidas medidas extraordinárias como a que deu origem a este tópico e outras que aqui também foram referidas (como a redução de tarifas de comboio). Aquela medida do limite de velocidade em particular esgota-se neste mês de Junho (em Julho já não se encontrava em vigor).

Enviado:
26/7/2011 19:01
por Elias
thx

Enviado:
26/7/2011 19:00
por MarcoAntonio
É a mesma coisa que já tinha feito para o caso espanhol:
> a linha rosada é o consumo no ano antecedente (ou seja, comparando a linha principal com a rosada, vemos o que está a acontecer de um ano para o outro);
> no ano corrente, contem também os consumos para os mesmos meses dos outros dois anos (portanto, é possível comparar 2011 com 2010, 2009 e 2008).
Para os três anos coloco só no ano presente porque o gráfico fica bastante mais legível assim, tendo já informação mais do que suficiente.
Em termos numéricos, de 2008 para 2009 no total do ano o consumo de combustíveis auto sobe marginalmente, volta depois a subir um pouco mais em 2010 e finalmente em 2011 verifica-se uma inversão e até agora temos um consumo claramente mais baixo do que em qualquer um dos anos anteriores (de 2008 para a frente).
Em contraste, em Espanha, já se vinha verificando uma redução bastante consistente desde 2008.
Os dois gráficos contêm ainda uma regressão linear, que é particularmente mais útil para o contexto específico do caso espanhol (para o caso português não tem grande interesse ou utilidade).

Enviado:
26/7/2011 18:52
por Elias
Marco não percebo as várias cores no teu gráfico.
Podes explicar por favor?

Enviado:
26/7/2011 18:50
por MarcoAntonio
Editei o gráfico para ficar com o mesmo formato do caso espanhol (deixo os dois gráficos par-a-par porque são bastante esclarecedores).
Pode-se dizer que só em 2011 surgem em Portugal sinais visíveis de sensibilidade ao consumo. Já não era sem tempo...
Portugal:
Espanha:


Enviado:
26/7/2011 18:43
por Elias
Aqui está já com a gasolina 98. A quebra neste tipo de gasolina foi muito expressiva.
Mas atenção: mesmo em 2007 a gasolina 98 só representava 15% do total de vendas de gasolina (e agora representa apenas 8%), por isso estamos a falar de quantidades muito diferentes num e noutro caso.
(se houvesse puts, esta gasolina 98 dava um belo short

)

Enviado:
26/7/2011 18:35
por Elias
AutoMech a gasolina 98 levou uma cacetada maior, vou ver se componho os dados.

Enviado:
26/7/2011 18:32
por MarcoAntonio
Aqui fica um gráfico semelhante ao que tinha efectuado para Espanha para o total dos combustíveis auto, agora para Portugal.
Verifica-se uma redução mas muito ligeira e só com real expressão (e consistente) em 2011.

Enviado:
26/7/2011 18:25
por Automech
Elias Escreveu:Dado que as vendas de gasóleo são 4 vezes superiores às de gasolina, normalizei a escala, tendo para o efeito considerado que Janeiro de 2007 = 100.
Não tinha a noção que havia um desequilíbrio tão grande. Tens ideia da ordem de grandeza da gasolina 98 vs 95 ?

Enviado:
26/7/2011 18:19
por Elias
Aqui fica um gráfico combinado com as vendas de gasolina 95 e de gasóleo.
Dado que as vendas de gasóleo são 4 vezes superiores às de gasolina, normalizei a escala, tendo para o efeito considerado que Janeiro de 2007 = 100.
Embora haja muitas flutuações ao longo do ano (com mínimos em Janeiro e Fevereiro e máximos em Julho e Agosto), é fácil constatar que:
- o consumo de diesel se mantém relativamente estável
- o consumo de gasolina 95 já vem em tendência descendente desde há 4 anos (basta unir os máximos e os mínimos, como se de uma acção se tratasse, para perceber a tendência)

Enviado:
26/7/2011 18:05
por MarcoAntonio
Aqui fica o gráfico actualizado para o caso espanhol, com os consumos desde Janeiro de 2008. Será interessante comparar com o caso português, o que já estava a pensar fazer de qualquer das formas...

Enviado:
26/7/2011 17:54
por MarcoAntonio
É natural, devido à transição gasolina -> gasóleo. À medida que o parque automóvel se vai renovando, a tendência é parte dos automóveis a gasolina serem substituídos por automóveis a gasóleo, que em Portugal (e na Europa em geral) são vendidos em maior número...
Já foquei esse aspecto diversas vezes, inclusivamente para explicar a diferença de redução de consumos em Espanha - que tem estado aqui em análise - quando desmontamos os números em Gasolina e Gasóleo.
Aproveito e deixo ainda outra curiosidade: apesar do consumo de combustíveis auto ser 5x inferior em Portugal (relativamente a Espanha), o gas auto (GPL) vende-se mais em Portugal, representando uma quota de mercado substancialmente superior.
Isso explica-se muito provavelmente pelos diferenciais de preço (um resultado da política fiscal sobre os combustíveis nos dois países, já que a diferença de preço é impostos).

Enviado:
26/7/2011 17:48
por Elias
MarcoAntonio Escreveu:Já agora, vale a pena referir que em Portugal se está também a verificar uma redução do consumo.
Para os primeiros 5 meses do ano essa redução parece cifrar-se entre os 4 a 5% para os combustíveis auto, face a 2010.
É engraçado, pois ainda hoje estive a consultar os dados disso no site da DGEG. A redução é substancialmente superior no caso da gasolina no que no gasóleo, onde a redução é quase nula.
Estou a pensar construir uns gráficos com isso, que depois colocarei aqui.

Enviado:
26/7/2011 17:44
por MarcoAntonio
Já agora, vale a pena referir que em Portugal se está também a verificar uma redução do consumo.
Para os primeiros 5 meses do ano essa redução parece cifrar-se entre os 4 a 5% para os combustíveis auto, face a 2010.

Enviado:
26/7/2011 17:28
por MarcoAntonio
Aqui fica a actualização de Maio, bem como a correcção dos meses anteriores (a correcção é da Cores, que faz uma revisão mensal que pode conter alterações a meses anteriores):
No total de combustíveis auto, 2011 vs 2006-2010:
Janeiro ....... -9.8%
Fevereiro ... -8.0%
---------------------
Março ........ -8.4%
Abril ......... -10.5%
Maio ......... -12.1%
Notas:
> A redução da velocidade para 110Km/h entra em vigor a 7 de Março (terminando no final de Junho).
> A 1 de Abril entra também e vigor a redução de 5% nos bilhetes de comboio suburbanos e interurbanos.
> O pacote no total continha 20 medidas mas argumentavelmente estas eram as mais visíveis e de efeito mais imediato.
A redução registada em Maio é a maior até agora, se tomarmos por referência o consumo médio para o mesmo mês registados entre 2006 e 2010. Ainda assim muito longe dos 8% alegados pelo ministro espanhol...

Enviado:
29/6/2011 18:03
por Elias
Notícia de 24 de Junho:
Espanhóis vão poder voltar a conduzir a 120 quilómetros por hora
(24-06-2011 15:25:00)
A partir do início do próximo mês, já vai ser permitido viajar nas auto-estradas espanholas até um máximo de 120 quilómetros por hora. O limite de 110 quilómetros por hora é, assim, retirado ao fim de quatro meses. O número tinha sido imposto como medida para poupar nas importações de petróleo, o que possibilitou uma redução de 450 milhões de euros

no défice comercial espanhol.
O anúncio foi feito pelo vice-presidente do Governo, Alfredo Pérez Rubalcaba, após o Conselho de Ministros. A medida “já não tem sentido”, disse, citado pelo “El País” Ainda assim, o ministro assegurou que, na sua opinião pessoal, há aspectos positivos para que se circule a 110 quilómetros por hora: “menos custos, menos riscos e menor contaminação”.
O Conselho de Ministros decidiu, assim, que não se deveria prolongar a medida “transitória”, que acaba a 30 de Junho, de se circular a uma velocidade máxima reduzida. Esta tinha entrado em vigor a 7 de Março, altura em que o preço do petróleo estava nos 115 dólares e em que as perspectivas apontavam para uma subida do custo da matéria-prima, que efectivamente chegou nas semanas posteriores aos 127 dólares.
Quatro meses depois, o petróleo está a negociar em torno dos 106,5 dólares. Além disso, ontem a Agência Internacional de Energia decidiu utilizar reservas de emergência para permitir uma redução dos preços que permita a promoção do crescimento económico.A redução do limite máximo de circulação nas auto-estradas tinha gerado críticas, inclusive do piloto de Fórmula 1, Fernando Alonso. O corredor afirmou que não conseguia manter-se acordado enquanto conduzia apenas a 110 quilómetros por hora.
Essa declaração levou até o ministro da Indústria, Comércio e Turismo espanhol, Miguel Sebastián, a responder a Alonso, ao dizer que Lewis Hamilton, igualmente piloto, não adormecia no Reino Unido, onde a velocidade máxima permitida é igualmente de 110 quilómetros por hora.
via BIG[/quote]
Hoje o petróleo está novamente nos 112, aproximando-se assim dos 115 que justificaram a redução temporária do limite.
Estou com curiosidade de ver se a medida volta a ser aplicada, nomeadamente se o brent continuar a subir


Enviado:
28/6/2011 17:06
por Lion_Heart
Morte cerebral é estar mesmo morto.
Alias segundo julgo é a unica forma para se declarar o obito "ofical".

Enviado:
28/6/2011 17:02
por Pickbull
mfsr1980 Escreveu:Realmente, só agora é que reparei! Andaram a manter o "puto" ligado à máquina quando este tinha perdido massa encefálica no acidênte? Estavam à espera de um milagre?
Espero que o Paulo Macedo ponha os hospitais na ordem! Não há dinheiro e em vez de o gastar criteriosamente, vai de desperdiçar recursos à grande!
Abraço mfsr1980
O facto de perder massa encefálica é diferente de morte cerebral.
E "milagres" acontecem.

Enviado:
28/6/2011 16:57
por mfsr1980
Realmente, só agora é que reparei! Andaram a manter o "puto" ligado à máquina quando este tinha perdido massa encefálica no acidênte? Estavam à espera de um milagre?
Espero que o Paulo Macedo ponha os hospitais na ordem! Não há dinheiro e em vez de o gastar criteriosamente, vai de desperdiçar recursos à grande!
Abraço mfsr1980
Re: Então

Enviado:
28/6/2011 16:43
por Pickbull
Iniciado Escreveu:Então estou completamente errado e existe alguma esperança?
Pelo que vem no Expresso não há qualquer esperança uma vez que já foi declarada a morte cerebral.