AutoMech Escreveu:Mas há quanto tempo foi isso Pedro ?
Hoje em dia, com computadores potentíssimos a fazerem análises e a debitarem ordens à velocidade da luz, custa-me a crer que um particular, com uma contazinha de forex, tenha qualquer possibilidade de ganhar 1 cêntimo que seja em arbitragem. Ainda é possível ?
Eu explorei oportunidades de arbitragem de 2003 a 2007. Inicialmente com a FXCM e com uma conta mini, que tinha taxas overnight aproximadas a um dólar independente do par. Eu fazia compras em cadeia - comprava CHF/JPY, depois CAD/CHF, EUR/CAD, USD/EUR, GBP/USD - creio que era essa a ordem - depois fechava com JPY/USD. Calculava o valor mínimo de contratos para cada par, que representava um valor global equivalente a todos. Ganhava 1 USD em cada contrato dos primeiros 5 e pagava 1 dolar na compra dos ienes. Esta oportunidade durou 7 meses, e garantia-me cerca de 180 dólares/dia útil para uma carteira de 50 000.
A segunda oportunidade tinha que ver com o software da operadora fazer o cálculo dos pares em função de outros. Por exemplo o EUR/CHF aparecia sempre calculado em função do EUR/USD e do USD/CHF. Em momentos de volatilidade extrema (por exemplo dados de emprego nos US), a cotação eur/usd variava muito e a USD/CHF também mas na plataforma o movimento era mais lento. O efeito é que o EUR/CHF flutuava a preços na plataforma que não equivaliam ao preço real no interbancário. Eu colocava entry orders acima e abaixo do preço, antes dos dados, e muitas vezes algumas eram activadas e logo a seguir fechadas com lucro. Acontecia comprar no mesmo minuto a 1,497 e vender a 1,503, quando o preço anterior era 1,5. Durou uns 4/5 meses.
Depois tive oportunidades por preço. Contrariamente ao que se possa pensar, operadores independentes (market makers) chegavam a ter diferenças de preço de alguns pips entre elas. Eram diferenças instantâneas, mas nessa altura trabalhava com 4 computadores em linha e fechava contratos rapidamente. Lembro-me de uma vez comprar dolares neo-zelandeses, em quantidade absurda (tipo uma 10x o património que geria) porque o operador durante bastantes segundos manteve preço congelado depois de um dado de emprego que tinha sido bastante penalizador para o dolar. Foi um dia de glória

em um minuto apenas.
Em 2006 e 2007 ainda experimentei outra forma de arbitragem que decorria da diferença dos juros overnight entre USD e JPY e também na hora do rollover ser diferente de operador para operador. Tinha um operador com overnight às 16hGMT, outro às 22hGMT e outro com juros calculados pelo tempo absoluto em que detinha a posição. Eu comprava USD/JPY no primeiro e vendia no terceiro, depois entre as 16 e 22, vendia no primeiro e comprava no segundo. Depois das 22, fechava entre o segundo e terceiro. Só dava às 4feiras quando o overnight acumulava três dias e pagava os custos de transacção. Quando os juros baixaram nos US deixei de conseguir fazer.
Pois é mech ... eu vivi de arbitragem por 3 anos! E vivi bem, mas tudo o que é bom acaba!