Aveloz Escreveu:Queria aproveitar este tópico em que participa o Ulisses para pôr uma questão que me preocupa:
Já é a 2ª vez que coloco uma ordem stop loss e que não é executada.
A primeira foi na JMT em que só venderam uma parte das acções detidas. mas por um lado ainda bem porque a cotação já recuperou.
Ontem dei uma ordem stop loss de acções da Daimler porque hje saiam os resultados; coloquei um preço de disparo de 55.00 euro e preço de venda 54.99 euros.
Acontece que não venderam e acabei por anular a ordem vende-las a 54.14.
Segundo um funcionario do Banco, a ordem stop loss só vai ao mercado quando atinge o preço de disparo.
E que por tal motivo se calhar não houve tempo para ser executada a ordem.
O que eu queria era saber afinal qual a melhor opção para evitar perdas?
Se apertares a margem entre o valor de disparo e o de venda, a probabilidade da ordem não chegar a ser executada é relativamente elevada (no caso, estás a colocar a diferença mínima possível, logo a probabilidade é do mais elevado que há).
Se o teu receio é que "percas mais dinheiro" colocando um intervalo maior, deixa-me esclarecer-te que o facto de colocares o valor de venda mais baixo não significa que vendas necessariamente mais baixo. Significa que podes acabar por vender
até a aquele valor.
Tipo, se colocares 54.50 significa que podes (e provaelmente vais) vender a 54.99, 54.98 ou 54.97 ou outro valor por aí. No limite poderás acabar por vender a 54.50 mas é apenas no limite e algo improvável!
A alternativa é teres um stop que é inoperacional (pode não ser activado e acaba por não ser segurança nenhuma) e depois quando decides colocar a ordem por ti, passados minutos, horas ou até dias, vais acabar por vender bastante abaixo...
Se vais utilizar stops, é preferível que os utilizes de forma adequada e o adequado é colocar um intervalo razoável, para garantir que o stop realmente funciona em 99% dos casos e os casos em que não funciona é precisamente aqueles em que tu não queres realmente que o stop funcione (a utilidade de por um valor limite em lugar de uma venda ao melhor é evitar vender a um valor absurdamente baixo perante uma situação anormal).